Buscar

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOTERAPIA ESPORTIVA
O QUE É?
A fisioterapia esportiva nada mais é do que uma área da fisioterapia convencional que atua junto aos atletas e aos praticantes de atividades físicas.
O profissional de fisioterapia esportiva acaba atuando na preparação de atletas, bem como na prevenção e também na recuperação de lesões, e também atua no processo de reabilitação de atletas em clubes e de pessoas comuns que pratiquem esportes regularmente.
Este profissional atua em clubes de futebol, em clubes de outras modalidades e também em academias, sempre procurando ajudar as pessoas na busca por melhores resultados e para prevenir lesões graves.
Objetivo da fisioterapia esportiva
Eliminar a dor;
Recuperar a flexibilidade, a força muscular e a estabilidade da área lesada;
Realizar treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação;
Retornar o paciente à sua prática esportiva o mais rápido possível e com segurança, dentro dos limites fisiológicos e clínicos pós lesão;
Permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos;
Prevenir as lesões esportivas e aparecimento/retorno de sintomas;
Manter/promover a qualidade de vida e a condição do sistema musculoesquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.
Técnicas fisioterapêuticas na reabilitação esportiva
Dependendo do tipo e local da lesão e as necessidades do paciente devido sua modalidade esportiva, a fisioterapia dispõe de alguns recursos para seu tratamento. Dentre os recursos estão a cinesioterapia, terapia manual, eletroterapia, treino funcional, massoterapia, estabilização segmentar, bandagem funcional e controle progressivo do retorno à prática esportiva com musculação e Pilates.
Mercado de trabalho
Com o aumento dos praticantes de esportes nos dias de hoje, ficou mais fácil requisitar um profissional de fisioterapia esportiva, já que agora, há uma maior demanda por este tipo de profissional do que havia há 20 ou 30 anos.
O mercado atual também foi influenciado pela quantidade de eventos esportivos importantes que ocorreram no Brasil nos últimos anos e que ainda estão para ocorrer, o que coloca a esportividade de um modo geral em evidência total.
Portanto, cada vez mais pessoas estão praticando esportes, e os préstimos de profissionais de fisioterapia esportiva estão ficando cada vez mais essenciais, já que há cada vez mais pessoas se lesionando por conta de práticas esportivas.
Cursos e especializações
Os fisioterapeutas que desejam seguir carreira na fisioterapia desportiva devem possuir conhecimentos nas áreas de ortopedia, traumatologia, terapia manual e fisiologia do exercício.
Um artigo publicado na Revista Brasileira de Fisioterapia em 2011 teve como objetivo investigar o perfil do fisioterapeuta esportivo brasileiro no que tange à sua formação, grau de especialização, atuação e autonomia dentro da equipe interdisciplinar (Silva et al., 2011). No estudo, 49 fisioterapeutas foram avaliados, integrantes de clubes de basquete e vôlei. Destes, 47% possuíam especialização em fisioterapia desportiva, 15% em acupuntura, 7% em traumato-ortopedia e 31% apresentavam outro tipo de especialização.
Piso salarial
Normalmente, um profissional desta área consegue ganhar algo em torno de 4 mil a 5 mil reais, mas no início de carreira, é mais provável que se ganhe algo mais próximo dos 2 mil reais.
No auge, um profissional da área poderá ganhar mais de 10 mil reais por mês!  
Média salarial no Brasil: R$ 1.773,31
conclusão
A fisioterapia desportiva é uma área muito promissora, em grande expansão. Seu reconhecimento está cada vez maior, o que gera muita gratificação ao profissional que opta por seguir nessa área. Como toda a área da fisioterapia, outros profissionais da área da saúde devem conhecer a atuação e a função desse profissional, facilitando assim sua inserção no mercado de trabalho.
grupo
Beatriz
Marcos Vinicius
Dércio
Maria Gabriela
Roberta
Letícia
Camila
Túlio
Fransuellen
Keila
Sávio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais