Buscar

APRESENTAÇÃO DO CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APRESENTAÇÃO DO CASO
 a) Contextualização e caracterização do município ou localidade representada no caso: Caracterização do município: Florentina fica na região sul da Bahia, a 500 km da capital e pertence ao território da Chapada dos Boiadeiros com 100 mil habitantes. A agricultura e a pecuária são a base da economia, destacando-se o cultivo do cacau, café, cana de açúcar, maracujá e as principais criação de bovinos e galináceos. O município possui um índice de pobreza em 40%, IDHM em 0,5 médio (PNUD 2010) e índice GINI de 0,4. Há presença no município de significativo percentual de desemprego (35%), pobreza, uso de álcool e outras drogas, bem como exploração sexual em função da cidade está localizada nos cruzamentos de rodovias BR´s. Possui escolas, creches, universidades, UBS, USF, Hospitais, UPA, CAPS, CAPS AD, Delegacias, Companhia da Polícia Militar e Comarca da Justiça Estadual. A rede socioassistencial é composta por 3 CRAS. 1 CREAS, 1 Centro Pop, Casas de Acolhimento para crianças e adolescentes e 4 organizações da sociedade civil que atendem crianças e idosos.
 b) Contextualização da situação do usuário ou beneficiário representado no caso: Rogério da Silva, 18 anos, usuário dos serviços da Proteção Social Especial e em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida por porte de drogas. Genitora: Carla da Silva – 30 anos – Diarista Genitor: Francisco da Silva – 32 anos – Catador de material reciclável E mais 6 (seis) irmãos com faixa etária entre 2 e 16 anos Jovem encaminhado ao serviço para execução de medida socioeducativa em meio aberto e agendada entrevista inicial quando não compareceu por duas vezes consecutivas. A equipe social do CREAS se dirigiu à residência do mesmo quando tomou conhecimento através da genitora que há 1 mês seu filho mais velho de 20 anos havia sido assassinado dentro da casa da família na presença da mãe e dos irmãos menores. Devido ao fato e por medo da represália, a família abandonou a residência e se mudou para uma casa em outra localidade próxima a outros parentes. A casa não possuía energia elétrica. Num final de semana a família foi para a igreja e esqueceram a vela acesa o que ocasionou um incêndio e tudo o que tinha em casa foi consumido pelo fogo. Segundo Sra Carla, o filho Rogério não compareceu ao CREAS pois estava sem roupa e sem sapato. 
c) Contextualização do acolhimento do usuário ou beneficiário representado no caso e do tratamento dado à problemática ou demanda por ele apresentada à equipe de referência: O jovem foi encaminhado junto a genitora ao CREAS e os seguinte encaminhamentos foram realizados: - Serviço de documentação para retirada da segunda via dos registros de nascimento e depois os outros documentos; - Encaminhamento para os benefícios eventuais e de transferência de renda.
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O CASO ELABORADO 
Análise e avaliação de questões críticas relacionadas às práticas profissionais dos trabalhadores e das equipes de referência, presentes nos casos elaborados pelo grupo:
 - As ações da equipe de referência dirigidas ao usuário ou beneficiário representado no caso foram respeitosas aos seus direitos? Justifique.
 - a postura ética adotada pela equipe de referência no tratamento e resolutividade do caso foi adequada? Justifique. 
- os procedimentos técnicos adotados no tratamento dispensado pela equipe de referência ao caso foram adequados aos princípios do SUAS e à garantia dos direitos do usuário ou beneficiário? Justifique
 - a forma de organização e o desenvolvimento do trabalho em equipe para o tratamento do caso adequou-se à necessidade de considerar o usuário ou beneficiário em sua integralidade? Justifique
 - Que lições se pode aprender a partir do estudo do caso analisado?

Outros materiais