Buscar

relatorio de sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: .............................
CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ALUNO: ODENILSON MARQUES ARAÚJO
RELATÓRIO DO FILME: SOMETHING THE LORD MADE
“QUASE DEUSES”
A narrativa do filme Quase Deuses, traduzido do inglês: “Something The Lord Made”, relata a real história vivida por dois grandes pesquisadores: o Dr. Alfred Blalock e Vivien Thomas, o carpinteiro afrodescendente. Apesar de serem pessoas bem diferentes perante à sociedade da época, eles tinham uma paixão em comum, a medicina. No início do longa-metragem Vívien Thomas é um simples carpinteiro que herdara o ofício de seu pai. Entretanto em meio à grande crise que se estabelecia em seu país, Estados Unidos, Vívien é forçado a encontrar um novo emprego.
Diante desse cenário, ocorridos nos meados da Grande Depressão, a segregação racial vivida na época era bastante explícita. Nesse tempo, os negros eram descriminados, marginalizados perante à sociedade e tratados com inferioridade, não podendo frequentar nem os mesmos ambientes que a elite branca. No entanto, mesmo contra todas essas dificuldades o jovem Vívien decide ir em busca do seu grande sonho, estudar na faculdade de Medicina. Dessa maneira, Vívien encontra no novo emprego uma grande chance que pode mudar o rumo de sua história. 
No seu novo emprego de zelador do Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbitt, ele conhece o Dr. Alfred Blalock, médico e pesquisador do laboratório. Durante seu tempo no trabalho, Vívien logo se interessa pelos livros de medicina que havia no local. Após certo tempo observando o comportamento de Vívien, o médico logo enxerga nele não apenas um zelador, mas uma pessoa que mesmo sendo de cor possuía grande talento. Daí em diante, Vívien tem a chance que a muito esperava, lá ele começa a aprender várias coisas e com a ajuda do seu mais novo amigo Alfred Blalock, ele se lança rumo à pesquisas e experimentos.
Além disso, nesse mesmo período da crise, o grande sonho de estudar na faculdade de medicina se vê ameaçado, pois suas economias de sete anos de trabalho se perderam junto à falência do banco da sua cidade. Entretanto, ainda ao lado do doutor Alfred, sua vida começa a tomar outro rumo. Nesse momento, ele já não é mais um zelador, tornando-se agora técnico de laboratório. Daí em diante, com o resultado de suas pesquisas a história prossegue, e por volta dos anos 1945, o Dr. Alfred se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins.
A partir daí o Dr. Alfred e Vívien assumem a missão de encontrar uma solução para uma doença conhecida como o caso do Bebê azul, doença cardíaca que nesse tempo, todos julgavam ser intratável. Apesar de ambas as dedicações dos dois amigos, muitas pessoas viam com maus olhos a presença de Vívien, pois além de ser negro, nunca havia estudado medicina. Decididos a lutar pelo que acreditam, o médico e o técnico de laboratório não desistem de seus propósitos. Em consequência disso, eles encontram finalmente essa solução que seria por meio de uma intervenção cirúrgica diretamente no coração. 
O filme também mostra que: apesar de juntos terem quebrado os paradigmas da medicina, somente o médico Dr. Alfred Blalock ficou com os méritos. A sociedade daquele tempo ainda não enxergava a competência de Vívien Thomas. Por esse motivo, ele deixa temporariamente o laboratório, mas percebendo sua paixão pela medicina ele decide regressar ao laboratório do hospital ao lado do médico. Para Vívien não importava mais, o reconhecimento. Ele fazia suas tarefas simplesmente porque amava fazê-las, mesmo que de uma maneira oculta. 
Entretanto ao passar dos anos, ainda com as pesquisas ao lado do doutor Alfred, Vívien finalmente consegue obter seu reconhecimento e se torna o Diretor de Laboratórios do hospital. O Dr. Vivien Thomas, nunca fez seu curso de medicina, mas ainda assim, por causa de sua perseverança, ele mudou o rumo das pesquisas em torno do coração, chefiou e ensinou diversos médicos a fazerem procedimentos cirúrgicos cardíacos. Hoje nos Estados Unidos são realizadas 1.750.000 cirurgias cardíacas por ano graças a dedicação e o árduo trabalho desses dois homens.

Outros materiais