Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS av

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS av
	1a Questão (Ref.: 201401322191)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401322192)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Max Weber define três tipos ideais de dominação legítima: dominação Tradicional, dominação carismática e dominação racional-legal. A reflexão do sociólogo influenciou as análises na administração sobre o papel e sentido da liderança no interior das organizações burocráticas. Neste sentido, marque a alternativa que corresponde ao tipo de dominação característica da sociedade moderna capitalista. 
		
	
	Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo os costumes e regras cristalizadas no tempo, má hereditariedade e nos rituais transmitidos de geração em geração.
	
	Nas organizações burocráticas modernas, segundo Weber, a dominação é exercida por um  líder, encarregado por uma tarefa ou atividade de uma organização. O mesmo comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade para mandar e exigir obediência sem nenhum tipo de questionamento
	 
	Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo uma racionalidade técnica expressa nas normas estatuídas, nas quais os indivíduos orientam suas ações adequando meios a fins.
	 
	O líder exerce a autoridade sobre seus liderados que cumprem suas funções não pela força, mas pelo poder do convencimento, da persuasão.
	
	Nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida sempre de acordo com a vontade do dominante, levando em consideração as relações pessoais, formalizando um quadro de funcionários de acordo com o grau de lealdade e fidelidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401321447)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401382431)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	 
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401482236)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	 
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401326758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da interação entre ser humano e meio ambiente, assinale a opção CORRETA.
		
	 
	A distribuição e os padrões de organização das populações e seus efeitos no meio ambiente estão todos inter-relacionados e são tópicos importantes para a análise das condições da existência social.
	
	A qualidade do ar é afetada diretamente por substâncias químicas jogadas na atmosfera e pelas queimadas nas florestas, razão pela qual o Acordo de Kyoto, que regula esses processos poluentes, foi aceito, de forma unânime, pela comunidade internacional.
	
	A questão ambiental diz respeito somente às populações das florestas, não se constituindo em problema para as populações urbanas, que possui grande tecnologia.
	
	O consumo ilimitado que se observa nas sociedades industrializadas não deve ser analisado apenas sob aspectos negativos, ao contrário, verifica-se crescente impacto positivo do lixo industrial sobre a renovação dos recursos naturais
	
	A poluição das águas não é um problema de difícil solução visto que se trata de um elemento natural que flui em todas as partes do ecossistema e é facilmente renovável.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401351541)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Como eram vistas as sociedades não européias com as quais os europeus entraram em contato a partir do imperialismo? E qual forma de pensamento embasava essa visão, indicando o papel que esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
		
	
Resposta: Etnocentrismo. Eram visto como peesoas estranhas, ou seja, para os Europeus só mente seus habitos eram totalmente certos.
	
Gabarito: Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401488495)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	"Hoje, para a sociedade, as mulheres são as vítimas e as vilãsdo aborto clandestino, inseguro, ilegal e malfeito, principalmente as mulheres pobres, em especial as negras. Para as mulheres ricas, existem clínicas seguras, protegidas de infecções. Assim sonhamos que dia virá em que o aborto seja uma questão em que as mulheres decidam, a sociedade respeite, o Estado garanta". Discurso proferido pela presidente do Centro Feminista de Estudos e Assessoria. Jornal CFEMEA. Brasília, n.º 145, 2005, p. 2. O texto evidencia uma situação de desigualdade social.
Explique, de acordo com a concepção marxista da análise social, como se dá a produção de desigualdades nas sociedades capitalistas.
		
	
Resposta: Era Vista como desigualdade social. Onde Os Burgueses Tinham todos o méritos, enquanto os outros só sobrevivia com o que restava, assim é o mundo hoje em dia!
	
Gabarito:
Para Marx, nas sociedades capitalistas, a divisão entre classes de proprietários dos bens de produção e os que vendem sua força de trabalho a eles, faz com que ocorra a desigualdade social, por se constituírem em classes dominantes e dominadas. O acesso aos bens de consumo, aos bens culturais, aos direitos, etc, é dificultado aos membros das classes hierarquicamente inferiores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401540605)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"São Paulo - Os alagamentos provocados pela chuva na capital geraram protestos em vários pontos da região do Campo Limpo, na zona sul, e também em Itaquera, na zona leste, durante a noite de ontem. Moradores depredaram e colocaram fogo em seis ônibus, informou a São Paulo Transportes (SPTrans). Não houve feridos e ninguém foi detido. Na região de Itaquera, zona leste, o protesto contra as enchentes, que também atingiram a região terminou com mais dois coletivos do Grupo VIP incendiados." (Exame.com ¿ 24/01/14). Segundo Durkheim, há situações em que o indivíduo perde suas referências em razão da quebra de regras, de normas sociais. Assinale a alternativa que evidencia a situação a que Durkheim se refere e presente no texto:
		
	
	consciência coletiva.
	 
	anomia.
	 
	práxis.
	
	solidariedade social.
	
	ideologia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401537382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente presenciamos multidões tomarem as ruas das grandes cidades brasileiras reivindicando melhores condições de vida, em especial nas áreas de saúde, educação e transportes. Essas manifestações expressaram uma conduta humana que visa a atingir resultados previamente pensados pelos seus agentes. Segundo a concepção de Max Weber tal conduta corresponde a uma:
		
	
	Ação racional relativa a valores
	 
	Ação racional relativa a fins
	
	Acão tradicional
	
	Ação afetiva
	
	Ação carismática

Outros materiais