Buscar

Apol de Alfabetização

Prévia do material em texto

uestão 1/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia os fragmentos do texto a seguir:
“A ideia da existência de uma área potencial de desenvolvimento cognitivo, definida como a distância que medeia entre o nível actual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade actual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes. O desenvolvimento consiste num processo de aprendizagem do uso das ferramentas intelectuais, através da interação social com outros mais experimentados no uso dessas ferramentas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. 
Após a leitura do trecho acima e com base nos conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, acerca do pensamento do Vygotsky, traçando um paralelo com as práticas diárias dos professores de alfabetização, é correto apresentar trabalhos com as seguintes vertentes:
Nota: 10.0
	
	A
	Interação, escrita e zona de desenvolvimento proximal. 
	
	B
	Linguagem, leitura e oralidade. 
	
	C
	Zona de desenvolvimento proximal, interação e oralidade. 
	
	D
	Oralidade, leitura e interação. 
	
	E
	Interação, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. 
Você acertou!
Para traçarmos um paralelo com as práticas diárias dos professores alfabetizadores, relacionando o pensamento de Vygotsky, é preciso trabalhar com as vertentes de interação, linguagem e zona de desenvolvimento proximal. A teoria de Vygotsky afirma ser determinante para o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos dos indivíduos a relação deles com outras pessoas, principalmente a função da linguagem. Resposta disponível na página 31 – capítulo 01.
Questão 2/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho a seguir:
“Se uma criança tem dificuldade com um problema de aritmética e o professor resolve no quadro, a criança pode compreender a solução num instante. Mas se o professor estiver a resolver o problema usando altas matemáticas, a criança não será capaz de compreender a solução, independentemente do número de vezes que imite o professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. 
Ao remetermos aos ensinamentos sobre o pensamento de Vygotsky, podemos conceituar a Zona de Desenvolvimento Proximal como:
Nota: 10.0
	
	A
	Está próxima ao que a criança já sabe, partindo o professor daquilo que a criança já sabe. 
Você acertou!
A ZDP, ou zona de desenvolvimento proximal, como o próprio nome sugere, sempre está próxima do que a criança sabe (real), e isso reafirma uma prática há muito difundida nas escolas: devemos sempre, como professores, partir do conhecimento que o aluno já tem. Resposta disponível nas páginas 30 e 31 – capítulo 01
	
	B
	Está próxima à realidade da comunidade escolar, atribuindo significado ao educador.
	
	C
	Está próxima à realidade global social, não interferindo em sala de aula. 
	
	D
	Está próxima ao que a criança já sabe, porém, sem a necessidade de ser levado em consideração. 
	
	E
	Está próxima à realidade da comunidade escolar, não atribuindo significado ao educador. 
Questão 3/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto a seguir:
“A leitura na escola é concebida de forma mecânica, não sendo atrativa para os educandos, como também não lhes proporcionam uma reflexão sobre sua real importância e valor no âmbito escolar e social. Investir mais na leitura durante o processo da alfabetização é imprescindível, pois é a base que está sendo construída. Uma vez deficitária, pode acarretar consequências ao longo da vida da criança, impossibilitando a mesma de exercer sua autonomia e mesmo sua cidadania de forma plena”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario9/PDFs/3.40.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016.
O incentivar do desenvolvimento da linguagem nas crianças em fase de alfabetização contribuem para todo o processo de sistematização, deixando de lado a alfabetização mecânica. 
São exemplos dessa metodologia:
Nota: 10.0
	
	A
	Jogos de raciocínio e leitura de história, solicitando que a criança reconte a história.
Você acertou!
Ler histórias para as crianças em fase de alfabetização, solicitando que elas recontem e propor jogos de raciocínio, como dominó de nomes, auxilia o processo e desenvolvimento da linguagem. Resposta disponível nas páginas 128 e 129 – capítulo 03
	
	B
	Conhecer novas palavras, conceitos e crachás. 
	
	C
	Produção de texto e crachás. 
	
	D
	Jogos de raciocínio e produção de texto. 
	
	E
	Leitura de história e produção de crachás. 
Questão 4/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho do artigo a seguir:
“Entende-se alfabetização como um fator de mudança de comportamento diante do universo, que possibilita ao homem integrar-se à sociedade de forma crítica e dinâmica, constitui uma das formas de promover o homem, tanto do ponto de vista social como individual”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. 
Ao escolher um método fixo para o processo de alfabetização e letramento, significa que o educador:
Nota: 0.0
	
	A
	Compreende a alfabetização como a sistematização de sons e grafias. 
Os métodos alfabetizadores utilizados por anos em nosso país diferenciam entre si. A escolha de um método ou outro embasa as correntes teóricas que se seguem. Ao educador, o simples fato de optar por um método para alfabetizar, seja ele analítico, sintético ou misto, resulta numa escolha que vem acompanhada da convicção de que alfabetizar é sistematizar sons e grafias. Essa sistematização pode ser feita indiferentemente com letras, sílabas ou palavras-chave, pois de nada adianta a ação se prevalece a ideia de decodificação. Resposta disponível na página 57 – Capítulo 02
	
	B
	Compreende a alfabetização como um processo livre. 
	
	C
	Compreende a alfabetização como uma junção do processo mecânico e aberto. 
	
	D
	Compreende a alfabetização como uma sistematização das grafias. 
	
	E
	Compreende a alfabetização como um processo de sistematização oral. 
Questão 5/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Já os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de se escolarizar na idade própria podem e devem ser sujeitos de um modelo pedagógico próprio e apoiados com recursos que os façam recomeçar sua escolaridade sem a sombra de um novo fracasso”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/96, em sua seção V, artigo 37, apresenta: “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. 
Essa afirmativa, refere-se a qual modalidade de ensino:
Nota: 10.0
	
	A
	Ensino Fundamental Regular.
	
	B
	Ensino a Distância.
	
	C
	Educação Infantil.
	
	D
	Ensino Superior.
	
	E
	Educação de Jovens e Adultos.
Você acertou!
Há uma grande parcela de cidadãos brasileiros que, por diferentes razões, não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos precocemente. Assim, a LDBEN, garante, em seu artigo 37 da Seção V, que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, ou seja, o ensino regular. Resposta disponível nas páginas 138 e 139 – capítulo 04.
Questão 6/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento detexto a seguir:
“Uma prática comum na organização de programas de alfabetização de jovens e adultos é a atribuição da ação alfabetizadora a um universo variado de pessoas, com diferentes perfis de formação. Os alfabetizadores que atuam nesse campo têm sido nomeados de variadas formas: educadores, educadores populares, monitores, instrutores, facilitadores, capacitadores, alfabetizadores, professores, formadores de adultos, agentes sociais, entre outros”.
JULIÃO, Elionaldo Fernandes; MACHADO, Maria Margarida; OLIVEIRA, Lúcia Alberta Andrade de; VIEIRA, Rosilene Silva. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: Unesco, 2008. p. 104. 
O professor alfabetizador das turmas de educação de jovens e adultos necessita de algumas particularidades referente a esta modalidade de ensino e aos educandos. Acerca deste assunto, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Compreender as diversas características dos alunos da EJA (educação de jovens e adultos).
II. ( ) Precisa ter a capacidade de se solidarizar com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar.
III. ( ) É preciso conhecer cada aluno e suas especificidades.
IV. ( ) Conhecer cada vez mais os conteúdos a serem abordados, refletindo permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la ao meio e aos alunos da EJA (educação de jovens e adultos).
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – V
Todas as alternativas são verdadeiras. O professor alfabetizador de uma classe de jovens e adultos precisa entender que esses alunos têm características especiais, como as já citadas, e que também acumulam muitas responsabilidades profissionais e domésticas. Ao educador é essencial se solidarizar com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar. Coerentemente com essa postura, é fundamental que esse educador procure conhecer seus educandos, suas expectativas, sua cultura, as características e problemas de seu entorno próximo, suas necessidades de aprendizagem. Para atender a essas necessidades, também é papel do alfabetizador de jovens e adultos, buscar conhecer cada vez melhor os conteúdos a serem ensinados, atualizando-se constantemente. Como todo educador, deverá também refletir permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la. Resposta disponível na página 147 – capítulo 04.
Questão 7/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho do artigo:
“Para Vygotsky, o desenvolvimento consiste num processo de aprendizagem do uso das ferramentas intelectuais, através da interação social com outros mais experimentados no uso dessas ferramentas. Uma dessas ferramentas é a linguagem. A essa luz, a interação social mais efetiva é aquela na qual ocorre a resolução de um problema em conjunto, sob a orientação do participante mais apto a utilizar as ferramentas intelectuais adequadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/11.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. 
De acordo com o trecho do artigo e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, a comunicação é presente no processo de alfabetização. Analise as afirmativas e assinale aquela que representa exemplos dessa comunicação:
Nota: 0.0
	
	A
	Linguagem visual e oral. 
	
	B
	Linguagem oral e escrita. 
As linguagens oral e escrita são formas determinantes na alfabetização propriamente dita. A criança ao ingressar no período alfabetizador, já possui significados, tanto oral quanto escrito, os quais relacionam-se com suas experiências de vida, apropriando-se de significados. Resposta disponível na página 38 – Capítulo 01
	
	C
	Linguagem escrita e visual. 
	
	D
	Linguagem artificial. 
	
	E
	Linguagem escrita. 
Questão 8/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho do artigo:
“A pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada, ela passa a ter uma outra condição social e cultural — não se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura - sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais torna-se diferente”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/O%20que%20%C3%A9%20letramento%20e%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2016 
São exemplos de atividades que contemplam a compreensão e valorização da cultura escrita, de acordo com o princípio do letramento:
Nota: 10.0
	
	A
	Compartilhamento de histórias. 
Você acertou!
 As crianças compartilham com os colegas histórias que gostam, compartilhando assim a sua opinião, colocando-se de maneira mais crítica, contemplando a valorização da escrita. Resposta disponível na página 102 – capítulo 02
	
	B
	Leitura individual. 
	
	C
	Estímulos à oralidade, como músicas e teatro e leitura coletiva.
	
	D
	Rodas de conversa. 
	
	E
	Utilização do dicionário. 
Questão 9/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o trecho do artigo a seguir:
“Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio. O processo começa com a assimilação do elemento novo, com a incorporação às estruturas já esquematizadas, através da interação. Há mudanças no sujeito e tem início o processo de acomodação, que aos poucos chega à organização interna”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm>. Acesso em: 01 abr. 2016.
De acordo com o trecho do artigo e com o livro-base Metodologia da Alfabetização, a alfabetização da criança deve levar em consideração diversos fatores. Analise as afirmativas e assinale aquela que representa um fator embasado nas teorias de Piaget e Vygotsky:
Nota: 0.0
	
	A
	A criança é um ser vazio pronta para receber conhecimento.
	
	B
	A criança é um ser que inicia seu desenvolvimento a partir do momento em que passa a frequentar a educação formal. 
	
	C
	A criança não possui conhecimentos sociais, cognitivos e afetivos, fora dos muros escolares. 
	
	D
	A criança já possui ideias, apenas precisa aprender a escrevê-las, não é um ser vazio, já percorreu um caminho e adquiriu suas experiências de vida. 
A criança, desde o nascimento adquire diversas experiências de vida, formando seus significados a partir do que vivencia. Ela já possui ideias, apenas precisa aprender a escrevê-las de forma convencional. Ao chegar a escola, a criança em período alfabetizador, já percorreu um longo caminho, tanto no desenvolvimento quanto na aprendizagem. Resposta disponível nas páginas 38 e 39 – Capítulo 01.
	
	E
	A criança possui suas experiências de vida, nesse sentido, a escola e a alfabetização em si não agregarão nos aspectos cognitivos e sociais do educando.
Questão 10/10 - Metodologia da Alfabetização
Leia o texto a seguir:
“A partir da organização de um corpo docente nuclear, empenhado e dialogante, que consegue aglutinar grupos de professores para projetos comuns, pode gerar-se um ambiente de acolhimento e participação, que estimule a formação interveniente de todos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: <http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/viviane%20kanitz%20gentil_nov2005.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016
Analise as afirmativas e assinale aquela que contempla a postura de uma professora da EJA, referente aos sinais depontuação:
Nota: 10.0
	
	A
	Não faz cobrança do uso correto da pontuação. 
	
	B
	Não trabalha materiais que apresentem a pontuação correta. 
	
	C
	Faz uso de materiais que utilizam a pontuação, porém, não as apresenta aos educandos. 
	
	D
	A correção é somente individual, sem apontar aos alunos os equívocos quanto aos sinais de pontuação. 
	
	E
	Utiliza textos e chama a atenção ao emprego dos sinais de pontuação, bem como realiza correção coletiva, enfatizando a utilização correta dos sinais. 
Você acertou!
Desde o início da alfabetização, o professor deve encarregar-se de chamar a atenção dos alunos para os sinais de pontuação, indicando-os nos textos estudados e comentando seu uso nos momentos de correção coletiva ou de escrita no quadro-negro. A função desses elementos da escrita deve ser explicitada, já que eles estão presentes em todos os textos que lemos e colaboram para a compreensão e interpretação da mensagem. Resposta disponível na página 150 – capítulo 04.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes