Buscar

QUESTES DE MELHORAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 
 CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS 
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
QUESTÕES DE MELHORAMENTO ANIMAL
Data: 08/11/2010
O que faz com que duas características apresentem-se geneticamente correlacionadas? Qual a importância de se estimar a correlação entre duas características de interesse zootécnico? Justifique sua resposta.
Resposta:
	O fato de um gene está envolvido na expressão de uma ou mais características. É importante, pois com a estimativa da correlação possibilita o melhorista conhecer a relação de uma característica com outra. Se uma característica tiver correlação positiva com outra, o melhorista à medida que está selecionando animais de uma determinada característica estará melhorando a outra.
Quanto maior a taxa de ganho genético anual, maior serão as vantagens econômicas advindas do processo de seleção. Comente, detalhadamente sobre cada um dos fatores determinantes do ganho genético anual. Por que é mais pertinente utilizarmos o ganho genético anual ao invés do ganho genético por geração?
Resposta:
	O ganho genético anual depende de fatores como: herdabilidade, intensidade de seleção, desvio padrão da característica e o intervalo entre gerações.
A intensidade de seleção é inversamente proporcional ao número de indivíduos selecionados, quanto maior o número de animais selecionados menor será a intensidade de seleção, e vice-versa. A herdabilidade mede o grau de associação entre o fenótipo e o valor genético e quanto maior for o coeficiente de herdabilidade maior será o ganho genético. A herdabilidade pode ser aumentada pela diminuição da variância do meio ou pelo aumento da variação aditiva. O desvio padrão mede a variação para uma determinada característica e quanto mais variável maior é a seleção. O tempo é o intervalo entre gerações e é referente ao tempo em que os genes sejam transferidos dos pais para os filhos. O ganho genético anual calcula o ganho genético cada ano e permite ao melhorista conhecer o quanto o rebanho está evoluindo em função do tempo.
Uma determinada população de bovinos leiteiros apresenta, atualmente, uma média de produção de leite na lactação de 4500±800 Kg. Estime quanto tempo levou para atingir esse patamar sabendo-se que na geração base a média era de 2200±800 Kg, considerando que a intensidade de seleção era de 1,8, a herdabilidade era 0,25 e o intervalo médio entre gerações era de seis anos. 
O que é um acasalamento endogâmico? Qual a principal característica dos genótipos dos descendentes desse tipo de acasalamento? A redução de desempenho chamada de depressão endogâmica evidenciada por esses descendentes é atribuída a que fenômeno? Explique. 
Resposta:
	É o acasalamento entre indivíduos próximos geneticamente. Os genótipos apresentam uma quantidade maior de locos em homozigose. Devido o fenômeno do indivíduo apresentarem um maior número de locos em homozigose que torna o individuo pobre bioquimicamente.
Calcule o coeficiente de endogamia em um indivíduo resultante do acasalamento entre dois primos cujos pais são meio-irmãos paternos, sendo que o avô paterno é endogâmico (fruto de acasalamento entre irmãos germanos). O que significa esse coeficiente de endogamia?
Explique as diferenças entre os cruzamentos simples em sistemas de produção de carne e sistemas de produção de leite. Você recomendaria o esquema de utilização de fêmeas leiteiras F1 na caprinocultura leiteira no nordeste? Justifique.
Resposta:
	No sistema de produção de carne tanto os machos como as fêmeas são destinados a engorda e, posteriormente, a comercialização. Já no sistema de produção de leite apenas as fêmeas são exploradas e os machos são descartados. Sim, pois esse esquema propicia uma maior heterose o que possibilita ao animal uma melhor resposta em suas características. Com isso as fêmeas resultantes deste cruzamento apresentam uma produção maior que o de sua mãe.
Para a produção de carne ovina, você optaria por um cruzamento absorvente? Caso positivo, qual raça indicaria? Justifique as duas respostas.
Resposta:
	Depende, se o produtor não tiver disponibilidade de comprar fêmeas da raça que deseja obter optaria, se tivesse recurso financeiro não optaria. 
Para a produção de leite bovino, você optaria por um cruzamento absorvente? Caso positivo, qual raça indicaria? Justifique as duas respostas.
Resposta:
	Idem a anterior.

Outros materiais