Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA 1 Ulbra

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO OBJETIVA 1
1 (Questão objetiva de escolha simples). Assinale a única alternativa que representa o conjunto de informações verdadeiras.
I – Nosso Calendário, suas datas festivas e grandes eventos têm sua origem no meio eclesiástico
II – A nossa experiência religiosa em nada afeta a nossa vida pessoal, pois uma coisa é sermos religiosos e outra a nossa profissão e a nossa relação familiar.
III – Filosofia, Psicologia, Sociologia e Medicina são algumas das áreas que se preocupam com a temática da religião.
IV – Arqueologia e Geografia não têm nenhuma ligação com o tema Religião.
V - A área da saúde, o trato com a dor, a vida e a morte foi e ainda é construída com suporte religioso.
São verdadeiras as alternativas: Peso: 0.4
	
	São verdadeiras as alternativas I, II e V
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e V
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, II, III, IV e V
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas II, III e IV
	
	
	
	São verdadeiras as alternativas I, III e IV
	
	
	Pontuação : 0,4
2 A presente questão diz respeito ao tema Religião e Filosofia. Leia com atenção os enunciados abaixo e assinale as alternativas cujas afirmativas sejam VERDADEIRAS no seu conteúdo Peso: 0.4
	
	A Filosofia pode ajudar a religião a melhor compreender as ideias religiosas e auxiliar a religião a se livrar de alguns elementos supersticiosos.
	
	
	
	Não existe nenhuma relação entre religião e filosofia. As matérias são totalmente desconexas e uma vai de encontro com a outra.
	
	
	
	A religião isola a filosofia de suas discussões, pois a razão inviabiliza a fé. Seria impossível ser filósofo e religioso ao mesmo tempo.
	
	
	
	Em nenhum momento da história do pensamento humano houve qualquer tipo de competição entre religião e filosofia.
	
	
	
	Argumentos filosóficos são importantes para a religião, pois mostrariam se as pessoas são racionais na sua crença.
	
	
	Pontuação : 0,4
3 O tema da presente questão trata de Tolerância Religiosa. Apenas uma das alternativas abaixo possui um enunciado VERDADEIRO Peso: 0.4
	
	No Brasil, nossa constituição diz que todos devem ser católicos. Por isso, é impossível ser tolerante àqueles que não respeitam as leis
	
	
	
	Tolerância não é interessante às religiões porque limita o direito de fazer propaganda, ponto crucial para o crescimento de uma comunidade.
	
	
	
	Nos tornamos intolerantes à medida que vamos conhecendo mais a história das grandes religiões e a forma como elas se constituem.
	
	
	
	Num mundo com tanta diversidade religiosa é impossível ter tolerância, pois todas as religiões concorrem entre si.
	
	
	
	Tolerância é o respeito pelas pessoas que possuem diferentes pontos de vista em relação à religião.
	
	
	Pontuação : 0,4
4 Questão objetiva. Escolha simples. No campo das relações entre fé e saúde, pode-se afirmar que:
I-  Quando um médico está atendendo um paciente estabelece-se um contexto mágico que transcende a questão científica, à medida em que o paciente despe-se, literal e emocionalmente, diante do médico, solicitando, mesmo que de forma inconsciente, o auxílio de uma força “sobrenatural” para vencer o obstáculo da doença.
PORQUE
II-   Pela análise histórica e antropológica conclui-se que o ser humano é um cético por natureza, tendo sérias dificuldades em crer em forças espirituais ou sobrenaturais que possam interferir nos processos de saúde e doença, motivo pelo qual projeta-se nos médicos esse endeusamento, imprescindível para os processos de cura.
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Peso: 0.4
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I
	
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	
	Pontuação : 0,4
5 Questão objetiva.  Escolha simples
Dentre as grandes religiões no mundo, existem pelo menos duas delas que se destacam por sua influência através de alguns dos seus ensinamentos: Hinduísmo e Budismo. Cada uma delas têm suas características peculiares. Porém, há um aspecto convergente na medida em que elas são analisadas. O Hinduísmo crê que o ser humano tem uma alma imortal que não é dele. Depois da morte, a alma volta a aparecer ou renascer numa nova criatura vivente. Algumas vezes pode renascer numa casta mais alta ou mais baixa, dependendo de suas ações. Já o Budismo, prega a escravidão do ser humano através de uma série de renascimentos. Como todas as ações têm consequências, as ações que estão por detrás deste ciclo contínuo do nascimento-morte-renascimento, são os pensamentos dos seres humanos, suas palavras e seus atos.
Com base no texto acima, qual é o ponto em que estas duas religiões mencionadas podem ser consideradas como tendo a mesma compreensão? Peso: 0.4
	
	O ponto de encontro está nos ensinos relacionados à responsabilidade ética do indivíduo.
	
	
	
	O ponto convergente está na compreensão da validade do sofrimento na vida do ser humano.
	
	
	
	Está no sistema de castas a convergência de pensamento das duas religiões.
	
	
	
	A compreensão mútua das duas religiões está na influência dos deuses na vida das pessoas.
	
	
	
	A convergência está no entendimento comum no que se refere às contínuas reencarnações do ser humano.
	
	
	Pontuação : 0,4
6 (Questão objetiva de escolha simples) assinale a única alternativa que representa o conjunto de informações verdadeiras. Os cinco pilares da fé formam a espinha dorsal da religião islâmica. São eles:
I- Só Alá é Deus e Maomé é seu profeta.
II- As cinco orações diárias voltadas a Meca.
III- A prática da caridade, taxada sobre a riqueza e propriedade do fiel islâmico.
IV- A prática obrigatória da circuncisão masculina.
V- O Jejum opcional durante o mês da Páscoa. Peso: 0.4
	
	são verdadeiras as alternativas I, II e III
	
	
	
	são verdadeiras as alternativas I, III e V
	
	
	
	são verdadeiras as alternativas II, III e IV
	
	
	
	são verdadeiras as alternativas II, III e V
	
	
	
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	
	Pontuação : 0,4
7 (Questão de escolha múltipla. Você deve assinalar mais de uma das alternativas). Olhando para o Judaísmo percebemos uma grande quantidade de festas e comemorações ao longo do ano, como as festas de Rosh-há-shaná, Iom Kippur, Sukot, Chanuká, Pessach e outras tantas.
Isto está ligado: Peso: 0.4
	
	À forte tradição cristã de realizar festividades, que passou a influenciar grandemente as festas judaicas a partir do Concílio de Nicéia.
	
	
	
	À fé judaica, que em grande parte está fundamentada na certeza da ação constante de Deus na vida de seu povo.
	
	
	
	Ao combate direto a inúmeras festas pagãs realizadas na época do Império Romano, quando então os sacerdotes as substituíram por festas com motivos judaicos.
	
	
	
	Ao fato de trazerem um forte conotação histórica e religiosa,marcando eventos que ressaltam a intervenção divina na vida do povo judaico.
	
	
	
	Unicamente à cultura do povo judaico, que sempre foi muito alegre e festivo, por não ter passado por dificuldades ao longo de sua história.
	
	
	Pontuação : 0,4
8 Questão objetiva. O tema dessa questão trata do capítulo 5, culpa e perdão. Na obra de Wondracek, Heimann e Hoch, intitulada Um olhar nos espelhos da culpa (2014), lemos as seguintes afirmativas:
“Culpa! Que sentimento é esse que se faz presente no âmago, nos corações e mentes do ser humano desde as suas origens na história? Culpas individuais, familiares, religiosas, coletivas, culpas sadias, culpas neuróticas, culpas manipuladoras, sádicas, masoquistas...culpas dos mais diferentes matizes...
Culpa! Que sentimento é esse que se espreita, que se move e que também se manifesta em muitos espelhos de nossa vida? Espelhos por vezes distorcidos, falsos, cruéis, mas que também podem, por vezes, desvelar o que e quem realmente somos...” (WONDRACEK; HEIMANN; HOCH; 2014) 
A partir desse texto, numa correlação com o capítulo cinco do livro texto, é possível concluir que:
I – A culpa dá indicativos de ser um sentimento de cunho existencial, no sentido de estar presente na humanidade desde os primórdios da civilização. 
II – A culpa é um fenômeno exclusivo das religiões, ou seja, esse sentimento não existiria na sociedade se a religião, especialmente a cristã, não a produzisse nos corações humanos. 
III – O sentimento de culpa pode ter tanto elementos positivos quanto negativos para o ser humano e para a sociedade. Culpas sadias são importantes em relacionamentos humanos civilizados, porém poderão se tornar neuróticas quando forem intensas demais ou usadas para a manipulação de pessoas.  
IV- As culpas que sentimos desvelam o nosso mundo interior, tanto psicológico, afetivo quanto espiritual, revelando quem somos de fato. Nesse sentido, como diz o texto, as culpas são o melhor retrato da identidade humana, um espelho puro e límpido do verdadeiro “eu”, que se revela sem quaisquer distorções, falsidades ou enganos.  
São corretas as proposições:  Peso: 0.4
	
	I, II, III e IV
	
	
	
	I, II e III
	
	
	
	II e IV
	
	
	
	I e III
	
	
	
	I e IV
	
	
	Pontuação : 0,4
9 Questão objetiva.  Com relação ao tema culpa e perdão, analise as afirmativas abaixo e depois responda ao que é solicitado.
I.  Já foi comprovado pela ciência que um indivíduo que guarda muitas mágoas e rancores pode se tornar mais suscetível a ter estresses e até mesmo contrair doenças de cunho psicossomático. Por isso, tanto a ciência médica quanto a psicológica tem defendido a ideia de que o ato de perdoar ao outro, de modo sincero, faz bem à saúde humana.
II. Perdão e reconciliação são dois conceitos não apenas análogos, mas indissociáveis, no sentido de que um não pode existir sem o outro. Assim como para reconciliar-se deverá haver um perdão anterior, todo e qualquer tipo de perdão (legal, jurídico, religioso, familiar, ...) implicará na necessária reconciliação posterior, com a supressão de qualquer tipo de punição ou retaliação por parte de quem foi lesado.
III.. As religiões, de um modo geral, abordam os temas da culpa e do perdão em seus princípios doutrinários e éticos. A religião cristã, mais especificamente, denuncia a culpa que brota das ações pecaminosas de cada ser humano. Porém, também enfatiza e anuncia a graça e o perdão que são oferecidos por Jesus Cristo, em sua obra redentora.   
IV.   O ato de pagar pelos erros e culpas cometidos, independentemente do âmbito em que se está sendo “julgado”, seja ele no âmbito jurídico, religioso, relacional ou mesmo intrapessoal, parece ser uma prática enraizada no coração humano. Não é à toa que existem as penas criminais, que existiram as indulgências, que ainda hoje se cumprem penitências e que é comum se dar presentes reparatórios para quem magoamos.
Estão corretas as assertivas: Peso: 0.4
	
	I, II, III e IV
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	
	II e IV
	
	
	
	II, III
	
	
	
	I e IV
	
	
	Pontuação : 0
10 A questão trata do capítulo 2. Leia os dois textos que seguem e depois marque as duas alternativas que são VERDADEIAS
 Texto 1 - “A partir de Einstein, reduziram-se, um a um, os impedimentos de cercania para ciência e religião, a ponto de João Paulo II afirmar que religião sem ciência não é boa religião, bem como ciência sem religião não é boa ciência. Uma posição convergente com a do sumo pontífice foi, recentemente, tomada pela Organização Mundial da Saúde (1998), ao ter acrescentado a dimensão de bem-estar espiritual ao seu conhecido conceito multidisciplinar de saúde, que, como se sabe, só entendia uma condição de saúde se existisse a presença de bem-estar nas dimensões físicas, psíquicas e sociais. A valorização acrescentada, considerando o lado espiritual/religioso, é, sem dúvida, o selo decisivo e universalizado do entrelaçamento de ciência e religião”. (HORTA, 2016)
Texto 2 - “A medicina, antes de ser ciência, é um produto da cultura humana. Como a arte de curar, ela está presente desde as civilizações mais rudimentares, no momento em que surgiu a necessidade de alguém assumir a tarefa de curar as pessoas, auxiliando-as a lidar com a dor, com a incapacidade física, bem como frente à angústia, suscitadas pela doença e morte. Dessa forma criaram-se os primeiros “sistemas médicos” que, nas culturas mais antigas, estavam ligados aos sacerdotes e líderes religiosos, como xamãs, pajés, druidas, feiticeiros e curandeiros, que exerciam tanto as funções de religioso como as de médico ou curandeiro. (BOTSARIS, 2001)
Desses dois textos é possível concluir que: Peso: 0.4
	
	O texto 1 e o texto 2 não possuem relação um com o outro, pois o primeiro trata de questões religiosas, ligadas às decisões tomadas pelo Papa João Paulo II com relação à ciência. Já o segundo texto trata de questões puramente científicas, ligadas à origem dos sistemas médicos atuais.
	
	
	
	O texto 1 indica que a pressão e lobby exercidos pelo Vaticano, de maneira especial pelo carismático papa João Paulo II, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão ligado à ONU, levou a OMS a aceitar a dimensão espiritual como parte da integralidade do ser, mesmo que não tenha encontrado evidências científicas para essa decisão.
	
	
	
	O texto 2 indica que a medicina, mesmo sendo uma área de conhecimento científico, não pode deixar de considerar que suas origens estão ligadas a sistemas míticos e místicos, baseado no fato de que se percebe uma fusão das funções religiosas e médicas nas práticas interventivas sobre a doença e o sofrimento no início dos tempos.
	
	
	
	Os dois textos citados, de Horta e Botsaris, possuem direta relação entre si, à medida em que tratam das relações entre a religião e a ciência, mais especificamente voltados à área da saúde. Em ambos os textos percebe-se a indissociabilidade, tanto na história passada quanto na história presente, dessa duas áreas, religião e medicina, no sentido da preocupação com o bem-estar do ser humano
	
	
	
	Querer relacionar medicina e religião, como campos do conhecimento que podem se auxiliar mutuamente, é um exercício perigoso, que deve ser evitado por todo aquele que possui um pensamento científico. Numa visão pragmática, a ciência médica nunca deve se render a qualquer tipo de relacionamento com fenômenos subjetivos e não quantificáveis, como a espiritualidade. Portanto, ambas precisam permanecer distantes uma da outra.
	
	
	Pontuação : 0,2

Outros materiais