Buscar

Discursiva 2 Ulbra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segunda Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 2
1) Considerando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas didáticas onde você aprende conceitos básicos e etapas de um Plano de Aula, faça um PLANO DE AULA (1h/aula) específico sobre os conhecimentos da disciplina de Educação Musical, seguindo o modelo abaixo. Aplique-o em alguma situação prática e faça um breve comentário sobre esta prática. Considere que você deverá desenvolver em seu aluno habilidades que vão além do simples cantar de uma música. Observações: Esta atividade deve ser elaborada com base na pesquisa e na relação de conteúdos apresentados na Disciplina. Será valorizado o grau de ORIGINALIDADE e visão pessoal através do desenvolvimento de conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina (plágio detectado zera a atividade). Pensamentos de terceiros podem ser mencionados desde que citada a fonte. Serão ainda levados em consideração as etapas do PLANO MODELO desta atividade (11 itens obrigatórios), seu DESENVOLVIMENTO, CRIATIVIDADE e OBJETIVIDADE (texto de 20 linhas) com aplicação/abordagem e breve COMENTÁRIO SOBRE A PRÁTICA, ou seja, desenvolver uma apreciação ou reflexão pessoal sobre o sentido de sua aula e os resultados obtidos a partir dela. Serão considerados ainda a RELEVÂNCIA, COERÊNCIA e CLAREZA na apresentação das ideias, EXPRESSÃO VOCABULAR e GRAMATICAL. Importante: Não serão aceitos textos com uso integral em CAIXA ALTA ou CAPS LOCK.
a) Dados de Identificação: Instituição (escola, igreja, ONG, outros)
a) DI: Série ou grupo (se grupo colocar a faixa etária)
a) DI: Data de execução
b) Justificativa (Por que e para quem?)
c) Objetivo: (Um ou dois)
d) Conteúdo: (O que vai abordar)
e) Metodologia: (Como ou de que maneira)
f) Recursos didáticos utilizados
g) Avaliação (Quais os resultados alcançados pelo aluno)
h) Bibliografia (indicação dos principais autores e links utilizados)
i) Desenvolvimento - aplicação e breve comentário sobre a prática
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES - Estimado aluno, é importante lembrar-se:
- Antes de iniciar esta atividade é importante que você se certifique das diferenças entre plano de aula, sequencia didática e projeto didático.
- Recomenda-se fazer uma revisão ortográfica antes da postagem da atividade. Utilize um editor de texto de confiança.
- Ao término da atividade, certifique-se de que você está enviando somente UMA VIA de seu trabalho. As teclas do computador são muito delicadas e sensíveis ao toque. O recurso COPIAR/COLAR é acionado tantas vezes quantas a tecla for clicada, portanto antes de ENVIAR AO PROFESSOR, observe se seu texto não está duplicado por engano.
	Plano de Aula a) Instituição: EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ - PROFESSORA: IVANI FERREIRA b) Pré II ? 22 alunos-Crianças (5 anos) c) Execução: Dia 13/05/2016 d) Justificativa: Promover com o auxílio de atividades lúdicas, por intermédio da música, o prazer e o raciocínio das crianças ao ser despertada sua curiosidade. e) Objetivos: O principal objetivo da musicalização infantil não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. f) Conteúdo: Musicalização Infantil. g) Metodologia: Será apresentado as crianças vários instrumentos, onde o aluno deverá tocar um ou mais de acordo com o numero de instrumentos presentes, a criança deverá cantar uma música infantil. Caso ela não saiba ou não se lembre de nenhuma, os demais coleguinhas poderão ajudar. A brincadeira tem seu início de uma criança por vez, enquanto que as demais aguardam o momento de sua participação. h) Recursos didáticos: Flauta, pandero, gaita, etc¿ i) Avaliação: Foi identificado o interesse das crianças pela brincadeira e notou se que os mesmos mantém na memória as canções do repertorio infantil trabalhados no seu dia-a-dia. j) Bibliografia: Não utilizado- livre. k) Desenvolvimento: A atividade foi desenvolvida de maneira prazerosa e satisfatória, momento de muitos risos, os alunos embora muito curiosos por conta dos instrumentos, participaram conforme o esperado, essa dinâmica foi realizada com muito sucesso, pois os alunos cantavam a música enquanto os demais chamados em sua vez tentavam se aperfeiçoar no instrumento que lhe foi apresentado. Toda vez que é trabalhada esta atividade em sala, as crianças ficam todas de prontidão para se envolver nas atividades propostas. Foi muito satisfatório e divertido, pois todos interagiram com alegria e compreenderam a mensagem passada. Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música. Musicalizar é.... Ø Sensibilizar os alunos pelo gosto musical; Ø Criar condições para que o aluno possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Ø Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do aluno. Ø Desenvolver a discriminação auditiva, Ø Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.
	Comentário do professor : 
SUELEN , sua proposta foi plenamente apreciada e apresentou ótimo desenvolvimento e aplicação de conteúdos específicos da disciplina. Apresenta excelente sugestão e aplicação da Educação Musical como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem. Desenvolvimento geral satisfatório e adequação dos conceitos musicais aprendidos ao tema proposto pelo Plano e à idade do público-alvo. As atividades do Curso de Pedagogia buscam preparar o aluno para a atividade de educador. Ele não entra no curso sabendo, mas cabe a ele seguir as recomendações, pesquisar, usar conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas do Curso e exercitar sempre para adquirir as habilidade e funções básicas para esta função. Parabéns por ter vencido este desafio dentro da disciplina! Permaneça firme na caminhada para o bom exercício do Magistério. Você está no caminho certo! Um grande abraço. Mirian - Profª Tutora Virtual.
	Pontuação : 3

Outros materiais