Buscar

AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0837_AV_201301259624 » SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301259624 - JOÃO CARLOS DE AMORIM
	Professor:
	DENIZE RACHEL VEIGA
JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 0,5        Data: 03/06/2014 20:10:46
	
	 1a Questão (Ref.: 201301489977)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao se Planejar um Curso Superior, deve-se fazer constar de seu Projeto Pedagógico, os objetivos Gerais e Específicos que norteiam a convergência e Complementaridade das disciplinas e saberes contidos na sua estrutura curricular. Descreva o objetivo geral e cite pelo menos dois objetivos específicos do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.
		
	
Resposta: Objetivo Geral do CST Gestão Pública: Conhecimentos sistemáticos visando qualificar profissionais com conhecimentos técnicos e tecnológicos da Administração Pública e que tenham ética profissional para poderem lidar com a máquina pública seja ela nas suas diversas esferas: municipal, estadual ou federal. Formar tecnólogos gestores públicos dotados de conhecimentos técnicos sobre a estrutura e o funcionamento da Administração Pública, a fim de que possam operar com tranquilidade dentro da Lei, afinal o Gestor Público só pode fazer o que a Lei determina ao contrário do Gestor Privado que pode fazer tudo que a Lei não proíbe. Objetivos Específicos do CST Gestão Pública: 1-) Compreender o papel do Estado Brasileiro; 2-) Analisar criticamente a Administração Pública Brasileira, principalmente nas eferas municipal e estadual.
	
Gabarito: Objetivo Geral do Curso em Gestão Pública Contribuir para o aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública, de forma a propiciar o correspondente desenvolvimento do país no contexto da defesa da cidadania e da qualidade dos serviços públicos. Objetivos Específicos do Curso CST Gestão PúblicaCompreender o papel do Estado Brasileiro, no desenvolvimento do País;Reconhecer os mecanismos legais e as dimensões institucionais da organização do Estado no Brasil; Analisar criticamente a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação;Reconhecer as diferentes formas de atuação estatal;Saber aplicar as principais ferramentas de gestão; Atuar nas diferentes organizações do setor público;Saber usar os mecanismos de planejamento, controle e execução das políticas públicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301498263)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	O que é ciclo de políticas públicas?
		
	
Resposta: Ciclo de políticas públicas são as fases de elaboração de uma política pública a ser implementada, ou seja, é o preparo de ações governamentais coordenadas visando o atendimento de uma demanda da sociedade ou, em sentido mais restrito, de uma população local/regional.
	
Gabarito: O ciclo de políticas públicas é um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301489389)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água. MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
		
	
	compactação do material do solo
	 
	redirecionamento dos cursos fluviais.
	 
	redução do custo de produção.
	
	agravamento da poluição hídrica.
	
	aceleração da fertilização natural
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301489269)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Amazônia perdeu 207,6 quilômetros quadrados (km²) de floresta nos meses de novembro e dezembro de 2011. Os números são do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados no dia dois de fevereiro deste ano, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e revelam que, considerando os dois últimos meses de 2011, o Pará liderou o rol do desmatamento no período, com 58,86 km² a menos de florestas. Mato Grosso perdeu 53,8 km² de mata nativa, seguido por Roraima (29,24 km²). Entre os biomas continentais brasileiros, a Amazônia representa 49,29% da área total brasileira. Segundo dados do IBGE, a área total da Amazônia é:
		
	
	8 514 877 Km2
	 
	1 110 182 Km2
	
	4 196 943 Km2
	
	844 453 Km2
	
	176 496 Km2
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301489278)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha. O artista mencionado é:
		
	
	Paul Gauguin
	 
	Vincent Van Gogh
	
	Auguste Rodin
	
	Henri Matisse
	 
	Pablo Picasso
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301489825)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2 O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado). Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
		
	 
	reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
	
	reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada
	
	aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
	
	emover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.
	
	promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301489387)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A moderna ¿conquista da Amazônia inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentidoSul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia. OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de:
		
	
	faixas de povoamento ao longo das estradas.
	
	núcleos urbanos em áreas litorâneas.
	
	centros agrícolas modernos no interior
	 
	povoados interligados próximos a grandes rios.
	
	vias férreas entre espaços de mineração.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301463838)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que são tipologias de políticas públicas?
		
	
	São formas de modificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	 
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	São formas de identificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	 
	São formas de classificar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições dentro de um processo de política pública.
	
	São formas de interpretar os conteúdos, os atores, os estilos, as instituições durante um processo de política pública.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301498265)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste o critério de economicidade na avaliação de uma política pública?
		
	
	Economicidade refere-se ao nível de controle da Economia.
	
	Economicidade refere-se ao nível de utilização de finanças.
	
	Economicidade refere-se ao nível de acúmulo de recursos.
	 
	Economicidade refere-se ao nível de utilização de recursos.
	
	Economicidade refere-se ao nível de redução de despesas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301488761)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Siafi, o subsistema em que, especificamente, no registro do ato do empenho são inseridas informações relacionadas ao objeto ( descrição , quantidades, valores, referencias de enquadramento legal e da licitação ou processo de afastamento que está relacionado), incluem-se dados financeiros e de CNPJ do contratado. é denominado:
		
	
	integrador;
	 
	orçamentário;
	
	de gestão;
	
	patrimonial;
	 
	financeiro;

Outros materiais