Buscar

Avaliação de Sistemas de Tecnologias Aplicadas à Gestão Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0606_AV_201301259624 » SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301259624 - JOÃO CARLOS DE AMORIM
	Professor:
	JOSE CARLOS BEKER
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 20:11:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201301436200)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual a diferença entre Internet e Intranet:
		
	
Resposta: A diferença básica é que na internet o conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa, não há restrição de acesso; já a intranet é uma rede interna, o conteúdo é privado a um certo grupo de pessoas.
	
Gabarito: A Internet é a maior rede mundial de computadores da atualidade. Essa rede além de facilitar a comunicação, tornou-se uma ferramenta de trabalho e ainda proporciona a população em geral acesso a informação, aproximando as diferentes realidades sociais e culturais. Uma Intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301418973)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A sociedade está sempre em constante mutação e evolução e, até chegarmos ao período atual, podemos perceber claramente quatro fases principais de evolução da sociedade:
		
	
	Sociedade Primária; Sociedade Agrícola; Sociedade do Terceiro Setor; Sociedade Revolucionária
	 
	Sociedade Primitiva; Sociedade Agrícola; Sociedade Industrial; Sociedade do Conhecimento
	
	Sociedade Passiva; Sociedade Aristocrática; Sociedade Inovadora; Sociedade do Conhecimento
	
	Sociedade Primária; Sociedade Secundária; Sociedade Terciária; Sociedade Quaternária
	
	Sociedade Primitiva; Sociedade Burocrática; Sociedade Industrial; Sociedade do Terceiro Setor
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301419043)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, existem alguns pontos em que se concentram as ações de TI Verde quando se trata do mundo corporativo: este foco, normalmente, é em função do resultado que se espera com o emprego das medidas e ações "verdes". Um conjunto de práticas torna-se interessante para empresas, pois a aplicação de ações de TI Verde traz a redução de custos com energia elétrica como também as iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental da instituição. Assim é possível agrupar as ações em função da redução do consumo de energia e das emissões de carbono com a: Fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/ti-verde/ acesso em 30/11/2010. I- Atualização de sistema operacional e hardware: o desenvolvimento de projetos de atualização do parque de estações de trabalho pelas empresas tanto em termos de hardware como software; II- Virtualização de Servidores: utilização de software que "emula" uma máquina virtual como um servidor físico, criando assim, um ambiente isolado e independente da máquina "real"; III- Eliminação dos Sistemas de Gestão Empresarial, conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas de informação que integram todos os dados de uma empresa, possibilitando a automação de todas as informações do negócio. Escolha a opção CORRETA.
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301419008)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Num mundo globalizado e cada vez mais competitivo, é essencial que as pessoas pertencentes à população economicamente ativa, dominem as funções básicas de informática, tendo em vista que a expansão de setores da economia como o terciário, fez aumentar o uso de computadores, por isso não podemos mais ignorar a presença dessa ferramenta tão útil em nosso dia-a-dia. - O parágrafo acima refere-se a qual dos seguintes conceitos?
		
	 
	informatização
	
	e-business
	
	inclusão social
	
	inclusão digital
	
	globalização
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301418942)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Correlacione corretamente os conceitos às suas definições usando as opções (a), (b) e (c): (a) sociedade (b) ciência (c) tecnologia ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. ( ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia. A opção corresponde é:
		
	
	(a), (b), (c).
	 
	(b), (c), (a).
	
	(a), (c), (b).
	
	(b), (a), (c).
	
	(c), (b), (a).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301418981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos definir Informatização como:
		
	
	O Governo olhando pelo cidadão e distribuindo computadores
	
	É a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação.
	 
	Emprego dos recursos de informática, que incluem a TI e s sistemas de informação (SI) baseados em TI, nas mais diversas áreas ligadas ou não a organizações.
	
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
	
	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301426811)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desempenho organizacional da empresa Oliex Petrolífera depende cada vez mais de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) bem estruturado, com capacidade de processamento de informações e de dados a fim de garantir sua efetiva utilidade aos diversos processos administrativos. Para administração da empresa, o SIG é particularmente importante em virtude de:
		
	
	Sugerir um redesenho organizacional que possibilite a melhor avaliação do seu potencial de crescimento, visando a um aumento de mercado
	 
	Ajudar a organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações da empresa, de modo a melhorar o controle, a organização e o planejamento
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando o auxílio de uma auditoria externa
	
	Determinar o fechamento dos dados e das informações específicas dos balanços patrimoniais da empresa a tempo de serem avaliados gerencialmente antes do processo de auditoria externa
	
	Incrementar as informações e dados favoráveis à rotatividade organizacional, possibilitando a diminuição do quadro funcional da área de informática da empresa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301426825)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Petroxxx pretende lançar uma nova plataforma de exploração de petróleo e para isso ela precisará desenvolver um sistema que permita buscar dados nas bases de dados existentes na empresaassim como obter elementos externos, o sistema também deve analisar alternativas, propor soluções e simular situações. Qual tipo de sistema de informação a empresa deve utilizar?
		
	 
	Sistema de Apoio à Decisão
	
	Sistema de Informações Gerenciais
	
	Sistema de Competência Gerencial
	
	Sistema de Processamento de Transações
	
	Sistema de Inteligência Artificial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301426252)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Para que ela aconteça, são necessários 3 (três) elementos básicos. Cite-os, descrevendo cada um deles, e também indique quais os esforços do Governo para que aconteça a Inclusão Digital.
		
	
Resposta: Computador, Acesso à rede e manipulação de ferramentas. Não é porque a pessoa possui um computador conectado à internet que iremos considerá-la incluída digitalmente, é preciso que saiba manusear as ferramentas disponíveis para uso. Esforços do Governo para que a Inclusão Digital aconteça: Telecentros conectados a internet, Banda Larga nas escolas, notebooks para professores; Quisque para o cidadão.
	
Gabarito: Elementos básicos: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Esforços: Computador para todos Telecentros; Programa Banda Larga nas escolas; Computador portátil para professores; Quiosque do cidadão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301488753)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação à operação do SIAFI em relação aos demais sistemas estudados podemos dizer que é :
		
	 
	dependentes;
	
	Intermitente;
	
	de modelagem livre;
	
	Independentes;
	 
	desvinculada;

Outros materiais