Buscar

transcrição de histologia do sistema cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Quando a gente fala de vasos falamos de estrutura geral dos vasos. Esse slide tem um erro pq vávula é característica de veia.
Perceber que independente do vaso sanguíneo eu sempre vou ter túnica íntima, média e adventícia, com exceção dos capilares. O que são túnicas minha gente ? São camadas !!!
Qual a camada mais interna tocando no sangue? Íntima ! Depois eu vou ter a média e depois a adventícia. Em linhas gerais
Túnica íntima contendo endotélio, lamina basal e um conjuntivo coladinho nele.
Em qualquer vaso eu sempre tenho endotélio, que é um tecido epitelial do tipo pavimentoso.
Alguns vasos e eu tenho ai vasos maiores tipo artérias grandes ( musculares e e elásticas) e algumas veias eu vou apresentar uma limitante elastina interna. Atenção que não são em todos os vasos são em alguns vasos de calibre maior.Essa limitante é composta basicamente de elastina
Túnica média gente é basicamente uma túnica muscular, então eu vejo tecido muscular liso, obviamente quantidades variáveis dependendo do vaso de eslastina, fibra reticular e outros. Então se eu tiver uma artéria bem grandona, tipo a aorta, uma artéria elástica, eu vou ter mais fibra elástica. Se eu tiver numa veia quase nada de elástica. 
Túnica adventícia é a túnica mais externa e a composição dela é tecido conjuntivo, fibra elástica, vasa vasorium.
O endotélio das células sanguíneas não é apenas um endotélio de revestimento. Como liberação de fatores que ajudam na coagulação, células que produzem vasoconstrição e vasodilatação..
Artéria ou veia ? artéria !! olha a espessura da túnica média. Em cima sempre tenho o endotélio. Bolinhas escuras núcleo das células endoteliais, depois vem a camada subendotelial. E essas listrinhas representam o que ? elastina ! Então vc acham que é uma artéria grande ou uma artéria pequena ? artéria grande Pq a artéria grande eu classifico como elástica. As artérias de menor calibre elas podem ter uma elastina ou outra só que em muito menor quantidade. E aqui mais uma vez nós temos o endotélio, uma camada subendotelial só que aqui ficou evidente a componente elástica interna e daqui pra baixo a túnica média e o núcleo dessa célula ? de que célula ? muscular lisa. Aqui eu tenho uma artéria e eu tenho a túnica média e eu vejo mais uma coisa.
Artérias grandes eu tenho limitante elástico externo. Artérias menores eu não tenho limitante elástico externo. A túnica adventícia e portanto mais externa ai eu vejo nesse caso que ela ta bem grandona. Isso aqui é uma veia ou uma artéria ? veia ! Eu vejo que na túnica adventícia eu tenho vários núcleos e esses roxinhos são núcleos e eles tem vários tamnhos, pq esses núcleos pertecem a células diferentes desde fibroblastos até macrófagos e outros tipos celulares do conjuntivo. O que eu quero que vcs percebam é que aqui é bagunçado, os núcleos estão em diferentes posições e quando a gente vai pra túnica média temos células musculares lisas, os núcleos são mais ou menos parecidos, mais ou menos fusiformes , pq pertecem ao mesmo tipo celular.
Aí vasa vasorum portanto é ... presente na camada mais externa ou na adventícia. Só exitem em grande vasos em predominância em veias pq o sangue que corre nos vasos é pouco oxigenado. 
A artéria elástica na verdade ela se expande e volta a posição. 
Capilar sanguíneo:
São vasos de troca, sua função é produzir hormonio e esse hormonio ser jogado na corrente sanguínea. Por ter menos camadas facilita a troca de substâncias. Existem basicamente 3 tipos de capilar: contínuo é um capilar que não tem troca tão fácil, ela é feita através de vesículas de pinocitose, saõ comuns em aréas que não tem muita troca tipo o cérebro que naõ tem mt troca e ainda é protegida pela barreira hematoencefálica. Quando não for feita por vesículas as trocas são realizadas por difusão como ocorre nos capilares dos pulmões
Capilares do tipo fenestrados: presença de fenestras, o que são fenestras ? são poros. Então a parede do capilar sanguineo e composto por endotélio, mas um endotélio furado, tipo um queijo suíço. E pra que serve esse furo? Eu sou uma glândula endócrina eu produzi um hormônio e ele não consegue atravessar para fora do vaso, através de vesículas de pinocitose. Então é muito mais fácil ele tá no tecido e entrar na corrente sanguínea atravessando por dentro da fenestra o buraco rente a passagem de substância do tecido conjuntivo para o sangue e do sangue para o tecido conjuntivo. Esses buracos podem ser recobertos pelo diafragma que é um glicocálix que torna menos permeável ou não dependendo do vaso.
Capilares sinusóides: locais de mtmtmt troca, conhecido do fígado. Permite a passagem de albumina, proteína ele vai passar pra o endotélio e vai jogar tudo isso na corrente sanguínea. Da mesma forma que ele vai capturar substância do sangue,. Esse saõ buracos gigantes. Presença de lâmina basal descontínua. Tudo isso para facilitar a troca de substâncias.

Outros materiais