Buscar

Fundamentos de Economia: Avaliação de Conhecimentos

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0927_AV_201301144291 » FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  BIANCA GIACOBBO
	Professor:
	JOSE NORBERTO DE ARAUJO LAGE
	Turma: 9009/AI
	Nota da Prova: 4,3        Nota de Partic.: 2        Data: 31/05/2014 14:32:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201301394386)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as relações que envolvem a demanda e a oferta assinale a resposta correta
		
	
	Na demanda temos uma relação inversa entre preço e a quantidade. Quando preço sobe, o bem fica mais barato em relação ao preço de seus concorrentes.
	 
	Na analise da demanda temos um relação inversa entre o preço do bem e quantidade demandada e na analise da oferta temos uma relação direta entre os preços e as quantidades ofertadas.
	
	Na oferta temos uma relação direta entre preço e a quantidade. Quando preço sobe, aumenta a quantidade demandada.
	
	Na analise da demanda temos um relação entre o preço do bem e a quantidade do bem e na oferta temos uma combinação direta na produção.
	
	Na oferta os consumidores estarão sempre dispostos a adquirir maiores quantidades de bens.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301401686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A "curva de possibilidades de produção" (CPP) é uma ilustração gráfica que representa como os fatores de produção podem ser combinados a fim de produzir o máximo com os recursos disponíveis. A partir desta ilustração, podemos verificar que:
		
	
	possui um formato côncavo, pois a transferência de recursos entre as diferentes alternativas de produção ilustrada pela CPP, ocorre de forma decrescente.
	
	é uma ilustração gráfica que representa como os agentes econômicos podem empregar recursos que são abundantes, a fim de eliminar a escassez.
	 
	para realizar a produção de um determinado bem (A), é necessário empregar recursos que estavam antes empregados em outras atividades (B), pois, devido a escassez, não é possível produzir todos os bens de forma ilimitada.
	
	possui um formato convexo, dado que a transferência de recursos de uma atividade (A), para outra (B), ocorre numa razão constante.
	
	devido as combinações técnicas e ao avanço da tecnologia, não há um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301390035)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As atividades de comércio, finanças, educação, saúde, lazer, transportes, comunicação, dentre outros podem ser consideradas como pertencentes ao setor:
		
	 
	terciário
	
	primário
	
	social
	
	empresarial
	
	secundário
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301397348)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação aos recursos ( ou fatores) de produção, assinale a única CORRETA:
		
	
	O problema da escassez dos recursos e o conceito de "custos de oportunidade" demonstram quanto gastamos em cada atividade que realizamos.
	 
	A partir da escassez dos recursos somos obrigados a formular escolhas como: o que e quanto, como e para quem produzir?
	
	A escassez dos recursos não é um dos problemas fundamentais do estudo da economia, pois temos recursos que são abundantes.
	
	Como os recursos são abundantes, os agentes econômicos podem produzir diferentes bens nas quantidades que desejarem.
	
	Devido ao problema da escassez, o estudo da economia tem por objetivo formular equações que busquem tornar os recursos abundantes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301247116)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A proporção da renda gasta na aquisição de carne cresce à medida que aumenta a renda do indivíduo (mantidos constantes os preços). Logo, a elasticidade-renda da carne é para ele:
		
	
	Igual a 1
	
	Negativa
	
	Menor que 1
	
	Zero
	 
	Maior que 1
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301290276)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em busca de maior qualificação profissional, um indivíduo fez um curso e obteve um aumento em sua remuneração, que passou de R$ 600,00 para R$ 720,00. A variação percentual de sua remuneração foi:
		
	
	12%
	
	12,4%
	
	87%
	 
	20%
	
	8,7%
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301402029)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A macroeconomia é uma das duas grandes áreas de estudo da economia, que tem nos grandes agregados econômicos um dos seus objetos de análise. A partir do nosso conteúdo didático, diferencie Macroeconomia de Microeconomia.
		
	 
	A macroeconomia estuda as grandes empresas como um todo, analisando a determinação e o comportamento da renda e do produto total gerado por estas grandes unidades de produção. Enquanto a microeconomia estuda o comportamento das pequenas unidades de produção e das unidades econômicas individuais.
	
	A microeconomia estuda o comportamento das grandes empresas como, por exemplo, as que atuam como grandes empregadoras e determinam o mercado de trabalho. Enquanto a macroeconomia estuda o comportamento das economias nacionais e do produto gerado no mercado internacional.
	
	A microeconomia estuda os grandes agregados econômicos como, por exemplo, o mercado de bens e serviços como um todo e o mercado de trabalho. Enquanto a macroeconomia estuda o comportamento das grandes unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
	 
	A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como, por exemplo, a renda, o produto nacional e o nível geral de preços. Enquanto a microeconomia estuda o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos.
	
	A macroeconomia tem como objeto de estudo o comportamento da inflação e dos seus impactos sobre os mercados de bens específicos e das grandes empresas, enquanto a microeconomia analisa a formação de preços para os mercados das pequenas e médias empresas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301390066)
	Pontos: 0,3  / 1,5
	Disserte sobre os cinco fatores de produção do sistema econômico.
		
	
Resposta: Os cinco fatores de produção são: Trabalho - é a quantidade da população apta para exercer uma atividade econômica; Naturais - terra, água, ar etc.; Capital - bens, contruções, materiais que são a riqueza; e outros. Os fatores de produção são fundamentais pois através deles as necessidades dos indivíduos são satisfeitas. Estes são escassos e as necessidades são ilitimadas, por isso não é possível utilizar os fatires para suprir todas as necessidades. Por isso a economia deve decidir como usar os fatores a fim de suprir as princípais necessidades de cada população.
	
Gabarito: O aluno deverá dissertar sobre os fatores de produção, trabalho, terra ( rescursos naturais), capital , tecnologia e capacidade empresarial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301224839)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes afirmações. I. As funções da moeda no sistema econômico são: instrumento de troca, denominador comum monetário e reserva de valor. II. Uma das funções do Banco Central do Brasil é a execução da política monetária. III. O Conselho Monetário Nacional é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional. IV. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fiscaliza os Bancos Comerciais. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III
	
	I e II
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	III e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301389768)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Nos estudos de Economia, especialmente com relação à análise dos custos da produção de um determinado produto, há uma condição muito particular de diferenciar o CURTO PRAZO do LONGO PRAZO. Sem dúvida alguma, o tempo cronológico está sempre na base dessa questão, porém deixa de ser o fator de análise principal. Explique essa citada condição particular.
		
	
Resposta: O curto prazo é quando é produzido apenas um produto com o fator de produção, e o longo prazo é quando é produzido vários produtosdiferentes com o fator de produção.
	
Gabarito: O aluno deverá apresentar uma resposta que, de alguma forma, cite os fatores de produção como principal fator de análise, caracterizando o CURTO PRAZO quando a empresa tem pelo menos um dos fatores de produção com o seu custo fixo, mesmo que os demais sejam variáveis. O LONGO PRAZO se caracteriza, então, quando todos os fatores de produção têm seus custos variáveis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes