Buscar

Dicas para Organizar Finanças e Gerenciar Mudanças

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0918_AV_201402154275 (AG) » PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	LUIZ ALVES DE OLIVEIRA FILHO
	Turma: 9082/CJ
	Nota da Prova: 6,0 Nota de Partic.: 2 Data: 07/06/2014 14:12:12 
	
	1a Questão (Ref.: 201402398314)
	sem. N/A: FINANÇAS PESSOAIS
	Pontos: 1,0 / 1,5 
	João da Silva, 29 anos, brasileiro, solteiro, está pensando em realizar um curso de graduação para melhorar o seu conhecimento na área que atua, assim como aumentar a sua empregabilidade. Todavia, João da Silva está passando por um momento onde possui elevadas dívidas no cartão de crédito e a inexistência do controle de suas despesas e receitas nos últimos dois anos. Em função desta situação, João não acredita que seja possível realizar o seu curso pretendido. Você foi chamado para auxiliar João da Silva para resolver a sua situação financeira. Desta forma, cite pelo menos 2 atividades que João deverá realizar para organizar as suas finanças pessoais para conseguir realizar o seu curso desejado. 
		
	
Resposta: 1 - será necessário levntar todas as dívidas que ele possui no momento. 2 - deverá entrar em contato com as empresas às quais ele deve, e buscar fazer uma negociação. 3 - após a negociação, ele deverá pagá-las conforme combinado para que tudo seja regularizado. Não podendo adquirir novas dívidas enquantos estas estão em aberto.
	
Gabarito: - Controle de despesas e Receitas com obtenção de superávit para conseguir pagar o curso de graduação pretendido. - Obtenção de empréstimos financeiros com taxa inferior ao cobrado no cartão de crédito para reduzir o gasto com despesas financeiras que estão sendo realizadas por João da Silva. - Corte das despesas com gastos supérfluos ou corte de gastos que possam ser evitados neste instante para adequação da situação financeira. 
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402412472)
	sem. N/A: Habilidades e Competências para a Empregabilidade
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Como pode ser definido o termo Marketing Pessoal, segundo o que estudamos nas aulas? Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Pode ser entendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades 
	
	Refere-se à capacidade do sujeito em expor as suas vontades e desejos
	
	Define-se como uma forma de apresentação das fragilidades do indivíduo
	
	Pode ser compreendido como uma ação - específica - da equipe de marketing em preparar o profissional para o mercado
	
	Trata da capacidade do profissional em mostrar aos seus líderes, quais os planos e projetos que possui
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402403452)
	15a sem.: AULA 8 GESTÃO DA CARREIRA
	Pontos: 1,0 / 1,5 
	A mudança é algo que não podemos evitar; traz insegurança, desconforto e incerteza. Contudo, a mudança traz oportunidades diversas, mas somente irão aproveitá-las, aqueles que estiverem preparados para lidar com ela. O gerenciamento da mudança, ainda que no nível individual, tornou -se um fator crítico para a sobrevivência no mercado de trabalho. Dentro desse contexto, aponte como devemos nos posicionar, como profissionais, diante das mudanças.
		
	
Resposta: Devemos pensar que mudanças também são positivas. Podemos nos preparar para recebê-la da melhor forma. Se somos profissionais competentes, ela nãi irá nos causar mal algum. Ao contrário, ela poderá abrir novas portas. É necessário sempre buscarmos ampliar nossos conhecimentos. 
	
Gabarito: Fortalecer a auto-estima e a autoconfiança, avaliar as habilidades e competências atuais e questionar-se sobre onde pode melhorar para enfrentar os desafios, procurar estar engajado e comprometido com o processo de mudança ( não rejeitá-lo); reconhecer que o lado emocional do processo tem um grande peso sobre o lado racional e que é preciso investir tempo para absorver a mudança; buscar manter-se bem informado durante todo o processo. 
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402402339)
	sem. N/A: Conheça o seu curso e sua Instituição de ensino
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	No texto do material didático intitulado Palavras "mágicas", temos a narrativa:
Algumas pequenas palavras e expressões possuem uma força incrível. Dizer "bom-dia", "por favor", "obrigado(a)", "com licença" faz a diferença. Pratique esse hábito!
O texto chama atenção para a necessária educação que deve fazer parte de nosso cotidiano, viabilizando inclusive novas oportunidades em decorrência deste aspecto comportamental. 
Diante desta afirmação, assinale a única questão que NÃO atende a proposta do enunciado:
		
	
	A educação é fundamental para toda e qualquer situação
	
	A educação é a porta de entrada para oportunidades de trabalho
	
	A educação difere e potencializa um profissional
	
	A educação é um divisor de águas e deveria ser mais praticada
	
	A educação não gera nenhuma diferença, seja profissional ou pessoalmente 
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402397952)
	sem. N/A: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O ENSINO SUPERIOR
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Analise as proposições abaixo referentes a medidas de avaliação que visam concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e assinale a alternativa correta. 
I - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. 
II- O IDEB é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e na prova Brasil. 
III - O elemento mais importante e determinante das condições de qualidade da educação é a formação dos professores e dos gestores escolares; isso é um trabalho para as universidades. 
		
	
	Apenas I e II estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I e III.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402405231)
	sem. N/A: Métodos de estudo no ensino superior
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	"O dia deveria ter 30 horas." "Somos prisioneiros do tempo." "Tenho que matar um leão por dia." As frases acima expressam a nossa preocupação com o tempo. Em relação à administração do tempo, podemos afirmar que:
I- Administrar o tempo requer a capacidade de estabelecer prioridades. 
PORQUE
II- Administrar o tempo é uma forma racional e sistemática de uso do tempo, aumentando a eficiência e eficácia na vida pessoal e profissional. 
		
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda NÃO justifica a primeira 
	
	Ambas as afirmativas são falsas 
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira 
	
	A afirmativa I é falsa e segunda verdadeira 
	
	A afirmativa I é verdadeira e a segunda falsa 
	
	
	7a Questão (Ref.: 201402397859)
	sem. N/A: AULA 4
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	A Gestão financeira pessoal é a metodologia pelo qual o indivíduo administra recursos, buscando a otimização destes através da maximização das receitas e minimização dos gastos.
Tendo como base a definição acima, como podemos definir financiamento?
		
	
	São desembolsos realizados com pagamento de despesas, como por exemplo, água e luz.
	
	São recursos que possibilitam retorno lucrativo.
	
	É a capacidade de contrair dívidas de um indivíduo.
	
	São recursos obtidos em instituições financeiras, com destino definido, como compra de imóvel, veículo, etc.
	
	Dinheiro concedido por instituições financeiras com destino indefinido.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201402407761)
	sem. N/A: Captação de recursos e investimento
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	A captação de recursos se torna possível quando no mercado financeiro podem ser identificados pelo menos dois papeis importantes: o tomador de recursose o investidor. Para o investidor existem diversas opções de investimento: CDB, POUPANÇA, FUNDOS DE RENDA FIXA, TÍTULOS DO TESOURO, AÇÕES. Dentre os investimentos apresentados, marque aquele que representa um investimento em ações: 
		
	
	Papeis, em regra, com lastro em CDIs que apresentam remuneração estável, sendo cobradas taxas de administração.
	
	São papeis que representam os mais antigos mecanismos de investimento do setor privado. São também conhecidos como depósitos a prazo.
	
	Aplicação de fácil realização e simples para operar depósitos e resgates. Uma das formas mais popular de investimento.
	
	Representam títulos da dívida pública federa que são oferecidos ao público para a geração de caixa e financiamento do Governo.
	
	São títulos que representam uma pequena participação de uma empresa, quando adquiridos pelo o investidor, este se torna um acionista.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201402398250)
	9a sem.: EMPREGABILIDADE
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Muitos estudantes ingressam no ensino superior acreditando que estão iniciando uma estrada estável, previsível. Em outras palavras, acredita-se que há uma evolução natural da carreira, durante e após a formação, com o passar do tempo. Essa visão equivocada permite inferir que o profissional:
		
	
	Considera que suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) são - e serão no futuro - suficientes para o enfrentamento da concorrência no mercado de trabalho;
	
	Entende que o mundo de hoje é igual ao início do século passado, onde o trabalho era abundante e disputado por poucos profissionais, tanto em áreas operacionais, quanto no trabalho intelectual;
	
	Acredita que o diploma é suficiente para sua trajetória, independentemente de seu contínuo investimento em competências, normalmente formadas por conhecimento, habilidades e atitudes positivas em relação ao trabalho;
	
	Tem convicção que a antiguidade em uma organização é decisiva para crescimento e mobilidade profissional, sendo o diploma o passaporte que autoriza a entrada e a permanência em uma organização competitiva;
	
	Compreende o mercado de trabalho como algo estático, onde mudanças são previsíveis e planejadas pela própria organização, dentro de um ambiente de cordialidade entre empresas concorrentes;
	
	
	10a Questão (Ref.: 201402360024)
	9a sem.: Inovação e Criatividade na Sociedade do Conhecimento
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Qual a relação entre tendencias e inovação?
		
	
	A tendencia está relacionada ao que as pessoas querem e portanto é inovação.
	
	A tendencia define o que vai se ter no mercado, portanto inovado.
	
	A inovação é gerada por uma oportunidade encontrada a partir das tendencias do momento.
	
	As pessoas definme a tendencia de entretenimento e o mercado inova.
	
	A inovação gera mudança de comportamento no cliente o que define uma tendencia.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.

Outros materiais

Perguntas Recentes