Buscar

av asp antrop

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0466_AV_201402210231 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402210231 - ROSANGELA ALVARES CAETANO
	Professor:
	MARIA REGINA BORTOLINI DE CASTRO
	Turma: 9040/AX
	Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 19:56:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201402292921)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A imagem do Nordeste que é vista pelas outras regiões é sempre de um lugar onde nada floresce, nada sobrevive, de um povo pobre e miserável, e que tem apenas no litoral alguma chance de crescimento por conta das lindas praias. A televisão é a principal divulgadora dessa cultura de gente sofrida e sem qualquer perspectiva de vida. Nós, nor-destinos, sabemos que aqui há lugares de muita pobreza, como há em outras partes do Brasil. Contudo, não é só isso que compõe o Nordeste brasileiro. Disponível em http://inforuneb.blogspot.com/ Como esta questão da construção da imagem do nordeste pela mídia pode ser analisada pela perspectiva das Ciências Sociais, especialmente, tratando-se da Antropologia?
		
	
Resposta: A Tv é hoje o meio de comunicação que tem a maior divulgação de cultura, pois sua transmição abrange quase o Brasil todo e é muito diversificada. As ciencias sociais muito tem contribuir . Na ciências sociais o nordestino vive o seu mundo organico, os mais velhos ensinam os mais novos, pois muita pobreza em boa parte da região.As escolas tem levar cultura para estes estados saírem da porbreza.
	
Gabarito: Este estereótipo da sociedade nordestina, retratada sempre com esta ideia de miséria e desolação pode ser percebida como uma atitude etnocêntrica, a partir da abordagem antropológica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402290037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação sistemática pode ser definida como a seleção de elementos considerados essenciais ou mais necessários para serem transmitidos de modo especial na escola, por pessoas especializadas. A educação sistemática acontece de forma institucionalizada. Assinale a alternativa que NÃO tenha recursos empregados pela educação sistemática.
		
	
	Métodos de ensino.
	
	Local apropriado.
	
	Material didático.
	
	Horas de trabalho obrigatório.
	 
	Convivência familiar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402258909)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Educar no sentido da racionalização passou a ser fundamental para o Estado, porque ele precisa de um direito racional e de uma burocracia montada em moldes racionais. Educar no sentido da racionalização também passou a ser fundamental para a empresa capitalista, pois ela se pauta pela lógica do lucro, do cálculo de custos e benefícios e precisa de profissionais treinados para isso(RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p.65). De acordo com a perspectiva weberiana da educação:
		
	 
	A formação do especialista seria desejável, pois assim cada ser humano poderia desenvolver os seus talentos individuais.
	
	Não existe oposição entre a formação humanística, de caráter mais integral e a formação especializada, pois ambas visam preparar o indivíduo para a vida.
	 
	A racionalização da sociedade capitalista enfraqueceu a formação humanística, de caráter mais integral, criando a figura do especialista.
	
	O mercado de trabalho no mundo capitalista gestou a necessidade de uma formação humanística, de caráter mais integral.
	
	A formação humanística seria o único meio de romper com o crescente processo de racionalização da sociedade capitalista.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402282636)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, Roque de Barros, pág. 45). De acordo com o texto acima marque a alternativa CORRETA ao conceito de desenvolvimento de cultura:
		
	 
	O homem é resultado de uma herança genética, que determinará para sempre a sua vida.
	
	Graças à cultura o homem se distanciou do mundo animal. Mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser acima de suas limitações orgânicas.
	 
	Todo ser humano pode desenvolver cultura.
	
	Os grupos humanos desenvolvem suas culturas da mesma maneira, embora algumas culturas são mais adiantadas que outras. Cada sociedade seguirá três estágios: selvageria, barbarismo e civilização.
	
	A cultura é um é desenvolvida somente em classes sociais elevadas, sendo que as camadas populares não são capazes de adquirir cultura.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402464436)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na concepção de Durkheim, a educação tem um papel fundamental na preparação do indivíduo para a vida em sociedade. Por esse motivo, ele se dedicou a estudar a educação escolar como:
		
	
	uma concepção humanista
	
	uma anomia social
	
	uma fonte de mudança
	
	um fenômeno especial
	 
	um fato social
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402473334)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ISOLAMENTO SOCIAL PODE COLOCAR EM RISCO A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA HUMANA,PRINCIPALMENTE NOS PRIMEIRO ANOS DE VIDA. TRÊS TIPOS DE ISOLAMENTO TEM ESPECIAL INTERESSE:
		
	
	A) ISOLAMENTO CULTURAL; B) ISOLAMENTO FÍSICO; C) ISOLAMENTO PSÍQUICO.
	
	A) ISOLAMENTO FÍSICO; B) ISOLAMENTO PSÍQUICO; C) ISOLAMENTO SOCIAL.
	
	A( ISOLAMENTO SOCIAL; B) ISOLAMENTO CULTURAL; C) ISOLAMENTO AFETIVO.
	 
	A) ISOLAMENTO FÍSICO; B) ISOLAMENTO CULTURAL; C) ISOLAMENTO PSÍQUICO.
	 
	A) ISOLAMENTO FÍSICO; B) ISOLAMENTO SOCIAL; C)ISOLAMENTO CULTURAL.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402490278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Max Weber possuía uma visão pessimista sobre a sociedade capitalista, na qual a educação passa a ser vista como simplesmente um fator de estratificação social. Ela seria apenas uma ferramenta destinada a preparar os indivíduos para a sua colocação no mercado de trabalho. Este processo era denominado por Weber como:
		
	 
	Pedagogia do treinamento.
	
	Pedagogia do cultivo.
	
	Pedagogia da alienação.
	
	Pedagogia do oprimido.
	
	Pedagogia participativa.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402465099)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A construção de um sentido intercultural para as relações sociais envolve o diálogo e uma concreta inter-relação, entre as diferentes realidades culturais. Para que essa seja uma prática social é necessário que: I. Seja abandonada a perspectiva etnocêntrica, que tem caracterizado as relações sociais. II. Valorize o ¿outro¿ apenas como diferente e não como ¿menor¿ ou ¿pior¿ em função da diferença. III. reforce a superioridade de algumas culturas sobre as outras, pois são mais desenvolvidas. IV. aconteça um enquadramento social entre as principais manifestações culturais e as secundárias. V. valorize e fomente a solidariedade e o respeito à diferença nas relações entre as diversas etnias.
		
	
	Estão corretas I, III, V
	 
	Estão corretas, I, II, V
	
	Estão corretas I, IV , V
	
	Estão corretas II, III, IV
	 
	Estão corretas I, II, IV
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402278965)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O novo interesse pela história e pelo desenvolvimento social foi despertado pela rapidez e profundidade da transformação social e pelo contraste das culturas que as viagens dos descobrimentos revelaram à atenção do Homem... a preocupação com a pobreza consequente da aceitação do fato de que, nas sociedades industriais, ela não era um fenômeno natural, um castigo da natureza ou da providência, mas o resultado da ignorância e da exploração humana - um problema social..."(Bottomore- Introdução à sociologia, 1973). Bottomore está falando de importantes transformações que o mundo viveu nos séc. XVIII e XIX. Quais e de que maneira contribuíram para o surgimento da Sociologia?
Leia as frases abaixo e assinale a(s) alternativas correta(s):
A- Com a Revolução Russa as ideias comunistas se espalharam pelo mundo e provocaram o surgimento da ciência do Socialismo.
B- Com a Revolução Industrial, as contradições geradas pelo conflito capital X trabalho, criam um estado de desordem social que precisa ser enfrentado. Uma Ciência do Social, permitiria encontrar as causas dos problemas sociais e fazer uma reforma social retomando a "ordem social perdida".
C- Com a superação do Dogmatismo é possível construir um conhecimento racional da realidade. A Sociologia, surge portanto, como uma resposta intelectual às questões sociais do seu tempo e tem por finalidade, neste momento, identificar as leis gerias da organização social.
		
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	 
	as alternativas B e C estão corretas
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	as alternativas A e B estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402286013)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O que podemos afirmar a respeito dos temas raça e etnia?
		
	
Resposta: ´O outro tem que ser valorizado apenas pela diferença, independente de sua raça e cor de pele. A educação tem leis, devemos segui-las. A ética é importante ,pois exige o respeito ao indivíduo.
	
Gabarito: O conceito de raça tende a ser alijado, pois biologicamente não se sustenta; o conceito de etnia pauta-se, principalmente, em elementos sociais e culturais relacionados à identidade de um grupo, e não exclusivamente em fatores biológicos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes