Buscar

Análise Crítica Rio sena

Prévia do material em texto

Análise Crítica "a despoluição do rio Sena, em Paris, e o que pode ser usado desta experiência para os rios da cidade do Salvador" (texto a ser elaborado em sala sem consulta).
A poluição dos rios urbanos é um problema que afeta boa parte dos países no planeta. Para amenizar esse problema, programas de revitalização de rios vem sendo desenvolvidos em várias partes do mundo. Durante muito tempo os rios urbanos sofreram um processo de tamponamento no qual foram cobertos, canalizados e transformados em passeio público, praças e ruas. Atualmente, a tendência em todo o mundo é a revitalização dos rios e a sua reintegração aos espaços urbanos, com um equilíbrio próximo do natural, e como um importante recurso econômico e social para a população.
Salvador possui vários rios que cortam a cidade de ponta a ponta, porém a maioria desses rios se encontram em estado de grande poluição. Como em muitas metrópoles, os rios da capital baiana foram contaminados e poluídos em função do crescimento desordenado e do processo de industrialização cada vez mais acentuado. Ligações clandestinas de esgoto e o lixo são os grandes vilões. Sem condições mais de uso por conta do grau elevado de poluição, os rios foram sendo transformados em canais para o escoamento do esgoto da cidade. O maior problema para a preservação dos rios, porém, ainda margeia a falta de educação ambiental da população. Em torno de 35% do lixo dos rios é jogado pela população da cidade. 
Com causas similares de poluição dos rios de Salvador, o Rio Sena, em Paris, foi degradado por conta da poluição industrial com o agravante do recebimento de esgoto doméstico. Por conta de seu estado lastimável, desde a década de 1920 o Sena é alvo de preocupações ambientais. Mas foi apenas em 1960 que os franceses passaram a investir na revitalização do local construindo estações de tratamento de esgoto. Com um trabalho feito a longo prazo, hoje já existem várias espécies de peixes no rio e ele está sendo preparado para ser utilizado nos jogos olímpicos de 2024.
A água no mundo é um bem esgotável, muitos especialistas dizem que ela pode ser um dos motivos de uma possível 3ª guerra mundial. Salvador possui um subsolo riquíssimo em água, os rios da cidade necessitam de cuidados urgente. A exemplo da revitalização do Rio Sena e o Rio Tâmisa, algumas medidas que levaram à recuperação desses rios podem ser utilizadas para combater a poluição desordenada dos rios na capital baiana. O primeiro passo é acreditar que é possível despoluir os rios e que os órgãos competentes comecem a investir na revitalização dos locais para combater as causas do problema da poluição. É necessário estimular o processo de tratamento de esgoto antes de ele ser jogado nos rios, uma maior atuação das autoridades perante os responsáveis pela poluição com punições que funcionem, ou seja, é preciso que melhore e que funcione o princípio do poluidor-pagador. Soma-se a tudo isso o incremento e uma melhor exploração da população a respeito da importância da educação ambiental. Ela deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania e deve ser aplicada no dia-a-dia.

Outros materiais