Buscar

contextualizada de filosofia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
PEDAGOGIA EAD
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
MARIONE SOCORRO FARIAS DE VASCONCELOS LEITE
ANA PAULA MENDES
MARIA IZABEL DA CRUZ SILVA
Estudo de Caso
Tema: A importância do apoio da família na formação escolar das crianças.
A diretora de uma escola da rede pública de ensino, Judith Gonçalves estava sentada em sua sala, analisando as informações dos resultados obtidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Verificando os relatórios de notas, ela constatou um nível muito abaixo do objetivo desejado na apreensão dos conteúdos. Judith também identificou um baixo crescimento no desenvolvimento do conhecimento. Os relatórios dos professores abordaram queixas quanto à falta de apoio das famílias desses alunos na formação escolar das crianças. Quando falamos de falta de apoio da família na formação escolar das crianças, inclui cuidados com o acompanhamento nas atividades para casa, como: a tarefa de casa, a valorização dos responsáveis no trabalho realizado pelo aluno nas atividades escolares, o apoio da família em valorizar a figura do profissional da educação, em especial o (a) “professor (a)”. Nesse contexto é muito importante, salientar os valores, a ética, a cultura do grupo social a qual faz parte. Pois, nesse processo de apoio da família à criança na escola é fundamental à formação do conhecimento e à conduta dos indivíduos em sociedade. Sabemos que a sociedade moderna enfrenta problemas políticos, devido ao modo de produção capitalista, o qual leva a comunidade global a desafios econômicos. Muito embora, essas questões não apresentem as causas imediatas, elas são consequências, e desencadeiam uma série de problemas no cotidiano dos indivíduos em coletividade. O desejo de “ter” mais e mais, pregado pelo discurso do consumismo leva as pessoas a se preocupar em conquistar “coisas”, trabalhar mais, ou mesmo, a necessidade de honrar com os compromissos econômicos assumidos pela família, enquanto que responsabilidades com a formação escolar das crianças são repassadas para a escola. Diante do exposto, pensemos como poderia modificar essa situação se utilizássemos como ferramenta a tendência pedagógica da Escola Nova, da Liberal, o que essas tendências podem contribuir para uma interação entre a família e a escola? Pois, os apoios da família à boa formação escolar envolvem
muitos fatores, aqui podemos citar alguns fatores para reflexão: o afeto junto à criança na valorização das atividades escolares, o cuidado com o tipo de cobranças pelos resultados máximos das provas, compreender as dificuldades de aprendizado dos conteúdos, apoio nas atividades esportivas e culturais.
Vamos então ao nosso propósito:
· A partir dos fatos abordados acima, o que vocês fariam ao deparar com uma situação como essa?
· Façam uma análise do contexto do caso acima descrito e apresentem um relatório com as seguintes recomendações:
1. Elabore uma ação pedagógica com base teórica em uma das tendências pedagógicas abordada pelo curso.
2. Analise a seguinte condição, imagine: se as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental I, da escola pública em que Judith Gonçalves é a diretora tivessem o apoio, atenção, cuidados e acompanhamento dos responsáveis da família, quais seriam os resultados obtidos por essas crianças no processo ensino aprendizagem? Como essa situação deveria ser abordada na escola? Como essas famílias deveriam encarar os resultados? Com cobranças ou apoio?
Tanto a escola, como a família possuem fortes influências no aprendizado das crianças.
Tanto um lugar como o outro traz aprendizado para as crianças. Por isso se faz necessário que se juntem informações contidas nos dois lugares para assim se ter um resultado satisfatório.
Algumas pessoas e principalmente os pais acham que a responsabilidade de formar caráter e ensinar respeito e educação é completa aos professores, que por sua vez, passam só uma pequena parcela do tempo com as crianças.
a educação não se trata apenas de ler ou escrever, a criança traz consigo traços de sua cultura e de sua formação familiar
enquanto a escola influencia o modo como se tornar um cidadão, a família tenta tornar um cidadão melhor. quando trabalham juntas escola e família, a função se multiplica e o seu resultado também. A familia deve acompanhar o aprendizado, ajudar nas tarefas, e apoiar criança nos seus desafios, dúvidas e potenciais, pois, quando a criança percebe o interesse dos pais pelo que ela está fazendo, a vontade e a dedicação deles em fazer aumenta, consequentemente o resultado será outro muito mais positivo e proveitoso.
Mas com tudo isso fica um só questionamento?
 Como lidar com esse problema que existe em todos os sentidos nas escolas?
O que podemos apresentar e com isso desenvolver o interesse dos pais e da família na vida escolar das crianças?
Ao demonstrar afeto, ao dar mais valor para o que o aluno faz. Parece mais importante algo que seus pais lhe incentivam, acompanham.
Imaginar que uma criança irá se interessar por algo que seus pais nunca perguntaram é extremamente difícil. Nós adultos quando fazemos algo queremos elogios e incentivos para continuar. imagine uma criança.
Sendo assim, a família é, portanto, o primeiro contato de uma pessoa com a educação, mas ela não é o único meio desse aprendizado. È nesse momento que entra a parceria entre familia e escola e isso deve ser feito desde os primeiros anos escolares deles.
	
O QUÊ?
	
COMO?
	
QUEM?
	 QUANDO?
	
ONDE?
	
POR QUE?
	
QUANTO?
	
	
	
	
INÍCIO
	
FIM
	
	
	
	Buscar meios de melhorar os resultados obtidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I.
	Investindo no apoio da familia e buscar a efetiva participação da mesma na vida escolar das crianças.
	
 A diretora de uma escola da rede pública de ensino, Judith Gonçalves
	
Janeiro de 2018
	
Dezembro de 2018
	
Na escola Judith Gonçalves.
	
Por quê se faz necessário que esses alunos melhorem seus desempenhos na escola e com a ajuda da familia é mais fácil.
	
Efetivamente
Com reuniões periódicas e ações pedagógicas com os pais incentivando a ajuda e acompanhamento da vida escolar de seus filhos ou familiares.

Outros materiais