Buscar

Auditoria OperacionalAV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Top of Form
			
	 
	Fechar
	Avaliação: AUDITORIA OPERACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	Professor:
	CRISTOVAO ARARIPE MARINHO
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 16:04:20 
	
	 1a Questão (Ref.: 201101559698)
	sem. N/A: Auditoria Governamental
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	É correto afirmar que as autarquias têm: 
		
	
	Patrimônio próprio 
	
	Ausência de personalidade jurídica 
	
	Vinculação aos órgãos da administração 
	
	Personalidade jurídica de direito privado 
	
	Criação ou autorização por ato do chefe do Poder Executivo 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101509724)
	2a sem.: AUDITORIA GOVERNAMENTAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Não pode ser considerada uma função da auditoria governamental
		
	
	Emitir relatório com calculus que permitam verificar a veracidade dos fatos ocorridos no patrimõnio das entidades.
	
	Dentro dos programas do governo, contratos, convênios e outros acordos, a auditoria governamental fará a avaliação e execução dos procedimentos
	
	Fazer a verificação e o controle, bem como a utilização de bens e valores para uso e guarda dos administradores ou gestores
	
	Observar o cumprimento dos princípios fundamentais de planejamento, coordenação, descentralização bem como da delegação de competência e controle
	
	Examinar a observância da legislação federal específica e normas correlatas, o que quer dizer que ela irá verificar se estas estão sendo devidamente cumpridas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101413724)
	3a sem.: Amostragem de Auditoria
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em consonância com as orientações emanadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre a amostragem em auditoria, é correto afirmar que: 
		
	
	se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários. 
	
	a seleção ao acaso é aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por exemplo, tabelas de números aleatórios. 
	
	o tamanho da amostra é um critério válido para distinguir entre as abordagens estatísticas e não estatísticas. 
	
	na amostragem não estatística ocorre seleção aleatória dos itens da amostra. 
	
	ocorre risco de auditoria, no caso de teste de controles, em que os controles são considerados mais eficazes do que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que não seja identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela existe. Esse tipo de conclusão errônea afeta a eficiência da auditoria porque ela normalmente levaria a um trabalho adicional para estabelecer que as conclusões iniciais estavam incorretas. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101431659)
	4a sem.: AUDITORIA INTERNA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O objetivo maior da Auditoria Operacional é assessorar a administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, avaliando se a organização, departamento, sistemas, funções, operações e programas auditados estão atingindo os objetivos propostos com identificação de falhas e irregularidades no sistema? 
		
	
	Societário, apenas.
	
	Operacional. 
	
	Constitucional do mercado.
	
	Legal, às vezes.
	
	Tão somente fiscal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101413801)
	10a sem.: Auditoria Operacional
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Julgue os itens a seguir, relacionados à elaboração dos relatórios de auditoria operacional no setor público. I O relatório de execução de auditoria tem, como um de seus objetivos, o de levar ao conhecimento de terceiros o projeto de auditoria proposto. II No aprofundamento dos diversos temas envolvidos na auditoria, as citações diretas de fontes externas, ainda que extensas, são preferíveis às indiretas. III O principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de planejamento de auditoria é a matriz de planejamento. IV Na descrição da metodologia aplicada, devem ser especificados os critérios de auditoria, as características das unidades de pesquisa e o desenho amostral. Estão certos apenas os itens 
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101550053)
	sem. N/A: Auditoria Operacional
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A auditoria operacional apresenta como modalidades a auditoria de desempenho e a auditoria de resultados. A respeito destas duas modalidades é correto afirmar que:
		
	
	A auditoria de desempenho verifica os aspectos relativos aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
	
	A auditoria de resultado tem o foco principal na verificação de todo o processo de gestão.
	
	A auditoria de resultado verifica se as metas previstas foram cumpridas obedecendo aos princípios da administração pública
	
	A auditoria de desempenho apresenta como principal objetivo apurar se as ações implementadas produziram os efeitos desejados pela administração.
	
	A auditoria de resultado tem como abordagens principais a análise da estratégia operacional, da gestão organizacional e da gestão operacional. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101413683)
	6a sem.: PROGRAMA DE TRABALHO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Antes do início da auditoria, a equipe deve programar o trabalho de forma objetiva e eficaz. O programa de trabalho é um dos papéis utilizados como ferramenta valiosa nessa função, no qual estão contidos os(as)
		
	
	nomes dos funcionários auditados com a identificação pessoal de cada um ao lado dos procedimentos de auditoria executados e ordenados por data de nascimento. 
	
	normas de auditoria aplicáveis ao trabalho a ser executado de acordo com a programação anual. 
	
	fluxos, as normas, as políticas e os objetivos dos processos escolhidos para serem auditados e a aprovação formal dos gestores responsáveis por cada pro- cesso. 
	
	perguntas que serão realizadas durante as entrevistas de controles internos e a metodologia utilizada durante a auditoria. 
	
	procedimentos de auditoria, a identificação dos auditores responsáveis e os campos para referências, observações e data de execução dos procedimentos. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101430824)
	6a sem.: AUDITORIA INTERNA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Aauditoria interna é encarregada da: verificação da qualidade do sistema de controle interno como um todo, ou seja, a aferição, através de uma revisão e avaliação regular e independente de como funcionam os procedimentos de controle existentes nas atividades contábeis, financeiras, administrativas, operacionais e técnicas, em todas as áreas da organização. Incorreto? Explique sua resposta. 
		
	
Resposta: Nao, pois a Auditoria Interna visa verificar a qualidade dos sistema de controle interno como um todo, verificando se cada area da Organizacao esta adequado as Normas Internas.
	
Gabarito: Não. Porque a auditoria interna apresenta um enfoque dominante de auditoria operacional, ou seja, verificando o ¿desempenho¿ ou forma de ¿operar¿ dos diversos órgãos e funções de uma entidade. Deste modo, testa ¿como funcionam¿ os diversos setores, visando, principalmente, à eficiência, à segurança no controle interno e à obtenção correta dos objetivos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101431655)
	7a sem.: CONTROLE INTERNO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os sistemas de controle não se limitam às áreas contábil e financeira, mas englobam os planos da organização e todos os métodos usados para proteger seus ativos, verificar a exatidão e fidedignidade de suas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, e promover a eficiência e eficácia operacional, bem como estimular a observância de normas e diretrizes daadministração, inclusive no âmbito das empresas? 
		
	
	Hibrídas.
	
	Controladas e coligadas. 
	
	Parceiras.
	
	Similares.
	
	Concorrentes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101430828)
	5a sem.: AUDITORIA INTERNA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Pesquisando na internet podemos encontrar a afirmação de Franco e Marra (1992) que explicam que ¿o planejamento adequado pressupõe a formulação do programa de auditoria¿, que ¿consiste no plano de trabalho para exame da área específica¿, prevendo os procedimentos que deverão ser aplicados para que se possa alcançar o resultado desejado¿. Eles estão errados?
		
	
Resposta: Nao, a afirmacao de Franco e Marra estao corretos, pois a Empresa ao se planejar adequadamente com relacao aos seus controle internos, tende a ter um grau satisfatorio ao sofrer um Auditoria Interna.
	
Gabarito: Não.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Bottom of Form

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes