Buscar

Av Analise Textual 2014(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0465_AV_201402210231 » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402210231 - ROSANGELA ALVARES CAETANO
	Professor:
	FATIMA PINTO GOMES
	Turma: 9082/AF
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2014 20:00:45
	
	 1a Questão (Ref.: 201402406122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a ÚNICA OPÇÃO em que a mensagem NÃO  pode ser compreendida/decodificada de forma a trazer uma comunicação eficiente:
		
	
	Silêncio!
	 
	Prova nota não fez.
	
	Você tem 23 e-mails não lidos em sua caixa de entrada.
	
	Você estudou para a prova de AV1?
	
	Vejam que maravilha de vídeo!
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402240341)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que, em todas as línguas, há diferentes tipos de variação: por região, por escolaridade, por idade, por classe social.  Isso nos mostra o quanto as línguas são dinâmicas e nos aponta que essas variações independem de ser o sistema linguístico utilizado em um país do primeiro ou do terceiro mundo.
Quando analisamos a variação por idade, percebemos que os jovens costumam inserir estruturas novas em suas falas, enquanto pessoas de mais idade tendem a ser mais conservadoras. Isso não significa dizer que um grupo possui maneira de falar mais correta que o outro e sim que eles possuem diferentes formas para comunicar suas ideias. Por exemplo, enquanto muitos jovens dizem 'Geral foi lá', pessoas de mais idade diriam 'Todos foram lá'.  No entanto, apesar desse movimento de variação, para que uma estrutura seja inserida no sistema da língua, é preciso que seu uso se amplie e, por isso, muitas delas desaparecem sem ao menos terem sido dicionarizadas. 
A partir da leitura do parágrafo acima, qual das afirmativas a seguir está correta?
		
	 
	Na língua, todas as inovações são aceitas pelos falantes.
	
	A variação linguística é um fenômeno que só ocorre nas línguas faladas em países de terceiro mundo.
	
	Os jovens utilizam as formas mais corretas porque frequentam a escola.
	 
	A língua é um fenômeno dinâmico e, por isso, passa por transformações.
	
	Os idosos falam de maneira mais correta que os jovens e, por isso, comunicam melhor suas ideias.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402463987)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	 Leia o texto a seguir que argumenta negativamente sobre o Carnaval.
Detesto carnaval, é uma festa onde todos enlouquecem e passam dos limites. As bebidas são cara e quentes, as filas são intermináveis para se comprar qualquer coisa. Seja na praia ou no campo, não se tem sossego. Falta água, pão, vergonha, bom senso, respeito dentre tantos outros quesitos que a sociedade precisa para ser ética e respeitosa. Temos problemas com trânsito, com o barulho das músicas, os locais cheio de gente. Os "desfiles" nas avenidas das grandes cidades se resumem a mulheres desnudas e "malhadas", a maioria "siliconada". É uma festa pagã como diziam os antigos. É preferível nessa ocasião ficar no santo lar e não colocar o pé na rua, até que tudo volte a sua normalidade.
 
Com base no texto argumentativo acima, escreva um parágrafo contra argumentando-o, ou seja, argumente favoravelmente ao Carnaval. Seja firme e defenda o seu ponto de vista. Média de sete/dez linhas.
		
	
Resposta: Adoro carnaval, é uma festa onde todos brincam. As bebidas não são caras e as vezes geladas, revesamos para compras de fichas. Para quem quer sossego, tem que ficar em lugar mais afastado, a procura de silêncio. Aqui no campo e lá na praia é sempre divertido. A falta de água acontece ,pois são muitos turistas aproveitando o feriado. Agora a falta de pão, temos que ter bom senso, traz congelagos. Muita paciência com no transito,cuidado para não atropelar algué, aqui anda-se na rua e muita gente circulando. Mulheres bonitas ,algumas ciliconizadas, quase nuas, em fim malhadas. No carnaval, entro na folia e para não ver a bagunça da cidade.
	
Gabarito: O aluno deverá usar a norma padrão e escrever o parágrafo com bases de defesa que derrubem o primeiro texto. Calcado nas técnicas argumetativas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402458537)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o texto a seguir.
"O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como seu fosse um quadro-negro e pensar no futebol como uma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista." (Luiz Fernando Veríssimo, O Estado de São Paulo, 22/10/1993).
 As expressões que retomam, no texto, o seguimento o melhor momento do futebol são:
		
	 
	b) É quando - então.
	
	e) É quando - começa o jogo.
	
	a) Os times ficam perfilados - aí.
	 
	c) Aí - os jogadores se movimentam.
	
	d) O tático pode olhar o campo - aí.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402466147)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que descreve o tipo de incoerência que observamos na seguinte piada:
No balcão da companhia aérea, o viajante perguntou à atendente:
A - A senhorita pode me dizer quanto tempo dura o voo do Rio a Lisboa?
B - Um momentinho.
B - Muito obrigado.
		
	
	semântica
	 
	pragmática
	 
	linguística
	
	sintática
	
	estilística
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402458543)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: 'Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti'. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem de Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca." (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 1997, p. 217).
"E, ao término deste meu relato, se você se lembra bem do Bentinho menino, há de concluir comigo - e gloso as palavras dele - que o fruto que estava dentro da casca era o Dr. Bento Santiago. Que a casmurrice e a solidão lhe tenham sido leves. Faço minhas, por fim, as palavras do salmista e deixo-as à sua meditação: 'E as suas línguas perderam a força, voltando-se contra eles mesmos. Todos os que os viam ficaram assombrados.' (Davi, salmo 63)." (PROENÇA FILHO, Domício. Capitu  Memórias Póstumas. Rio de Janeiro: Artium, 1998, p. 13).
Relacionando os fragmentos das partes finais dos dois romances, as argumentações utilizadas:
		
	
	c) Questionam a personalidade de Bentinho, mas deixam incólume a personalidade de Capitu.
	
	d) Apontam incapacidade de lucidez de ambos os personagens.
	 
	e) Indicam divergências de julgamento em Bentinho e Capitu.
	
	a) Refletem opiniões análogas dos personagens Bentinho e Capitu.
	 
	b) Enfatizam a culpa do destino aos textos bíblicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402463420)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O e-mail abaixo foi redigido utilizando uma linguagem coloquial inadequada dentro do contexto empresarial. Reescreva o e-mail utilizando a linguagem FORMAL.
Oi, rapaz! para confirmar nosso papo por telefone a gente pede pra mandar bem rapidinho a peça maneira necessária pro conserto de nosso computador da série 3571 paradão desde o carnaval o que vem embolando os serviços da galera. Blz? Fui!
		
	
Resposta: Boa noite, senhor Confirmando o contato por telefone,manderápido a melhor peça, para o conserto do computador da série 3571. O mesmo está parado desde o carnaval, atrasando os serviços dos funcionários. Obrigada,
	
Gabarito: Nessa questão, o aluno deve aplicar toda a formalidade da língua. Alguns pontos devem ser ressaltados: A saudação e finalização formal no e-mail; O uso de um vocabulário sem gírias e abreviações; A clareza, a coerência, a coesão e a concisão devem ser focadas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402476284)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 
Os tipos textuais são formas de composição. Os gêneros textuais são formas de textos adequadas a determinadas situações de uso. O texto a seguir conta um fato acontecido em Veneza. Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta quanto ao tipo textual e quanto ao gênero.
 
 
Conta à lenda que um velho funcionário público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do premio o faria realizar todos seus desejos e vontades. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e anos. E nada acontecia. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e raiva gritou:
Pelo menos meu filho compra o bilhete!!!
http://adalidzeballos.wordpress.com/2013/04/29/textos-narrativos-descritivos-e-dissertativos/
 
		
	 
	    Narrativo / crônica
	
	    Argumentativo/ notícia
	
	   Narrativo/ notícia
	
	   Descritivo/ conto
	
	   Expositivo/ artigo
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402478512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o parágrafo a seguir.
"A Sociedade Amigos de Copacabana entrará com uma representação no Ministério Público Estadual contra a Prefeitura. Vai pedir que os promotores investiguem as licenças de obras para a construção de hotéis no bairro. A Associação prepara um relatório detalhado com documentos e fotos de 12 obras, que preocupam pelo impacto viário e urbanístico que poderiam trazer à região. O pedido vai ser protocolado depois do carnaval." (Publicada na coluna Gente Boa, em O Globo, de 15/2/2014)
A nota acima  contém apenas um parágrafo. Quais os tipos, respectivamente, do seu tópico frasal e do seu desenvolvimento?
		
	
	Alusão-Citação/ Causa e consequência
	
	Interrogação/ Enumeração de detalhes.
	 
	Declaração inicial/ Explanação da declaração inicial.
	
	Definição/ Enumeração de detalhes
	
	Divisão/ Comparação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402475749)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os textos transmitem explicitamente certas informações (significação observável pelo contexto frasal, gramatical, linguístico em sentido estrito, portanto, decorrente da competência linguística do leitor), enquanto deixam outras implícitas, mas que, embora não estejam visíveis no texto, também estão nele e podem ser percebidas.
Para demonstrar sua competência quanto ao reconhecimento e à interpretação de sentidos, leia atentamente o texto inscrição na frente de uma camiseta feminina e resolva a questão proposta a seguir.
                                        "Pra que marido?
Tenho um cão que rosna, um papagaio desbocado e um gato que só volta pra casa de madrugada."
A leitura desse texto exige que você identifique nele uma informação implícita. Assinale com a frase que expressa essa informação.
		
	
	Nem todos os maridos são iguais.
	
	Nem todos os maridos são assim: há outros piores...
	 
	Marido não serve para nada.
	 
	Cães, papagaios ou gatos são ótima companhia.
	
	O ditado popular está certo: "Homem é tudo igual!"

Outros materiais