Buscar

AV Gestão de Segurança 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0660_AV_201201163188 » GESTÃO DE SEGURANÇA E ANÁLISE DE PROCESSOS INDUSTR
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201163188 - LEANDRO SILVA LEITE
	Professor:
	MARCIO JORGE GOMES VICENTE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 11:08:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201201266355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a Resolução CONAMA n.º 237, de 2007:
I. Os estudos necessários ao processo de licenciamento ambiental deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados, a expensas do órgão público.
II. O órgão ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento não é potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente, definirá os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.
III. O custo de análise para obtenção da licença ambiental deverá ser estabelecido por dispositivo legal.
Está correto, apenas, o contido em
		
	 
	II e III.
	
	III.
	
	II.
	
	 I.
	
	I e II.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201266894)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Lei Estadual 12.916/05: 1. O prazo de validade da Licença de Operação a ser concedida deverá considerar os planos de controle ambiental, bem como o porte e o potencial poluidor da atividade. 2. Os imóveis ou empreendimentos com construções já consolidadas, que estejam irregulares perante a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-CPRH, poderão solicitar sua regularização através do instrumento pertinente. 3. Ficam isentas do pagamento das taxas de Licenciamento Ambiental as entidades filantrópicas e as entidades não governamentais sem fins lucrativos, desde que possuam Certificado regulamentado e concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social, e cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação federal. Está (ão) correta (s):
		
	
	apenas as afirmativas 1 e 3.
	
	apenas as afirmativas 1 e 2.
	
	apenas a afirmativa 1.
	
	apenas as afirmativas 2 e 3.
	 
	as afirmativas 1, 2 e 3.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201265955)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso¿. Trata-se de:
		
	
	Seguro Ambiental.
	
	Licença Ambiental.
	
	Alvará Ambiental.
	 
	Licenciamento Ambiental.
	
	Estudos Ambientais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201268654)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A norma NBR ISO 14001:2004 que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) está baseada na metodologia conhecida como PDCA ¿ em inglês, Plan-Do-Check-Act/ Planejar-Executar-Verificar-Agir. Em relação aos elementos componentes das fases de planejamento e implementação e operação (execução), é correto afirmar que
		
	 
	a organização deve definir as funções, responsabilidades e autoridades com o objetivo de facilitar uma gestão ambiental eficaz, estando prevista na fase de planejamento.
	
	todos os aspectos ambientais definidos como significativos devem ser considerados dentro dos objetivos e metas ambientais do SGA, sendo estes elementos componentes da fase de planejamento.
	
	a promoção de treinamentos pela organização não leva em consideração os aspectos ambientais e o SGA.
	 
	a promoção de treinamentos pela organização deve levar em consideração seus aspectos ambientais e o SGA, estando prevista na fase de implementação e operação.
	
	a comunicação de procedimentos e requisitos pertinentes a fornecedores, incluindo-se prestadores de serviços, consiste em uma das especificações do controle de documentos, item componente da fase de implementação e operação.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201266358)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O tratamento da água para abastecimento público tem por finalidade torná-la potável. Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
		
	
	Aeração tem como objetivo remover as partículas arenosas.
	 
	Filtração tem como um dos objetivos remover a turbidez.
	
	Coágulo-sedimentação tem como objetivo remover ação corrosiva.
	
	Desinfecção tem como objetivo remover ferro e manganês.
	
	Dessalinização tem como objetivo remover as bactérias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201249491)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A partir do referencial normativo da ISO 14001 as organizações puderam estabelecer Sistemas de Gestão do Ambiente (SGA), com inúmeras vantagens e possivelmente algumas desvantagens implícitas. A ISO 14001 rege-se pelos princípios de melhoria contínua com base em quatro pilares, o modelo PDCA. Qual o seu significado?
		
	
Resposta: plan-do check-act, Planejar, Execultar, Verificar e Agir
	
Gabarito: Planejar, Executar, Verificar e Atuar
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201270817)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que está em desacordo com o tema ¿Política da Segurança¿:
		
	
	A existência de uma política de segurança na indústria contribui para a redução de falhas, perdas e acidentes. Com sua utilização os colaboradores estarão conscientes das práticas saudáveis e colaborativas para a Gestão da Segurança na Indústria.  
 
	
	Buscar o comprometimento na segurança, de todos os gerentes, funcionários, e outros contratados para que saibam suas responsabilidades e tenham o treinamento e a experiência para colocá-las em prática.
	
	Uma ¿Política de Segurança¿ é a base para o treinamento e compromisso dos operários de uma fábrica e tem como meta doutrinar o corpo trabalhista das normas de segurança aplicáveis, suas obrigações e responsabilidades para consigo e pelo bem da coletividade.
 
	 
	Operário treinado não é operário qualificado! Uma série de cursos inclusive sobre segurança pode fazer parte do pacote de treinamento apenas dos antigos operários.
	
	 Todas as alternativas acima estão em desacordo com o tema ¿Política da Segurança¿.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201341551)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Qual a diferença entre a Doença Profissional e a Doença do Trabalho?
		
	
Resposta: Doença Profissional é entendida como produzida ou desencadeada pela função peculiar do trabablho de acordo com a previdencia social, já a Doença do trabalho e entendida como produzida pela função especial do trabalho e constante
	
Gabarito: A doença profissional é entendida como a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social. A doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201248605)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É primordial que, a curto prazo, os cidadãos tomem consciência quanto à magnitude do problema gerado pelos resíduos. Mas também se deve exigir uma mudança de comportamento por parte do setor industrial e comercial; este último, porque a embalagem nunca deve ser mais cara do que o conteúdo daquilo que se consome (isto é, deve-se evitar que uma embalagem seja mais cara do que o produto contido). Assinale, das alternativas abaixo, quais podem ser consideradas Falsas ou Verdadeiras na conformidade com o texto:
		
	 
	Exemplo de minimização tem sido a estratégia adotada pela indústria produtora de vasilhames e embalagens: diminuindo seu peso, dá-se um primeiro passo para a redução dos resíduos.
	 
	No setor das latas de bebida à base de alumínio há espetaculares reduçõesde peso. Hoje em dia, as latas chegam a pesar apenas 13 gramas, cinco menos do que nos anos sessenta.
	 
	Exemplo de minimização tem sido a estratégia adotada pela indústria produtora de vasilhames e embalagens: aumentando seu peso, dá-se um primeiro passo para a redução dos resíduos.
	 
	A utilização de matérias mais facilmente recicláveis e um especial cuidado na apresentação gráfica e no oferecimento de aberturas fáceis são alguns dos fatores-chave que estão definindo a tendência futura no setor do engarrafamento.
	 
	A utilização de matérias menos recicláveis e um especial cuidado na apresentação gráfica e no oferecimento de aberturas fáceis são alguns dos fatores-chave que estão definindo a tendência futura no setor do engarrafamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201305238)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em Normas e Códigos seguidos e praticados pelas Indústrias, quando nos referimos especificamente a NR-04, podemos afirmar que:
		
	
	Esta norma trata a demanda sobre inspeção prévia.
	
	Esta norma trata do embargo ou interdição do estabelecimento de trabalho ou canteiro de obra..
	
	Esta norma trata dos itens básicos nas relações trabalhistas, elencando os departamentos e órgãos fiscalizadores, responsabilidades do empregador e do empregado..
	
	Esta norma trata dos itens especiais nas relações trabalhistas, elencando os departamentos e órgãos fiscalizadores no relacionamento de ponto eletrônico incluindo responsabilidades do empregador e do empregado sobre o tema.
	 
	Esta norma trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho¿, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

Outros materiais