Buscar

Atividade Estruturada I,II,III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: 
Matrícula: 
Professor: 
Matéria: 
Atividade Estruturada – Parte I
A empresa Top Fitness está em atuação desde 2009, fica localizada na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, NºXXX – Nova Era – Juiz de Fora – Minas Gerais. É formada por X proprietários e X funcionários (X profissionais Ed. Física, X estagiários e X pessoas para a limpeza). A companhia é enquadrada como uma Microempresa (ME), a infraestrutura da academia é excelente, um grande espaço com capacidade para atender o público.
Seleção da empresa 
Escolhi essa empresa por minha família ter uma boa relação com os proprietários e também serem alunos da academia. Sendo assim pude conseguir as informações necessárias para fazer esse trabalho.
Dados da entrevista
Perguntas que serão/foram realizadas na entrevista com um dos proprietários:
Quais as tecnologias de informação que você utiliza? (E-mail, rede, internet, computadores, software)
Qual os recursos do sistema de informação que você utiliza? (Quais as áreas de controle e abrangência do SI)
Quais as mudanças realizadas na empresa para implantação das TI e SI?
Houve rejeição ou dificuldade de adaptação de algum setor da empresa ou colaborador?
Quais mudanças foram realizadas na rotina da empresa?
Quais os pontos positivos da implantação do SI?
Houve pontos negativos? Quais?
Como você visualiza o SI da empresa no futuro? Quais os investimentos feitos para melhoria do sistema?
Há quanto tempo o sistema foi implantado? Já houve algum processo decisório que você utilizou as informações do sistema para lhe apoiar na tomada da decisão?
Atividade Estruturada – Parte II
Respostas do proprietário da empresa:
A academia utiliza de três televisões de LCD, dois computadores, com softwares para gerenciamento de entrada e saída de alunos, que também alerta se o aluno não efetuou o pagamento até a data combinada, controle de entrada e saída de funcionários, sistema de segurança (câmeras, sirenes e alarmes) e uma máquina de cartão para a facilitação de pagamentos de mensalidade. Fora o e-mail e as redes sócias para divulgação, promoções e sugestões.
A função principal do sistema é vender uma boa forma para os alunos, com atenção de profissionais e por um preço acessível. O recurso mais utilizado na academia é o recurso de dados, onde, por exemplo, informa se os alunos estão vindo com frequência e também informando os horários ou dias mais cheio ou mais vazios.
Houve algumas mudanças, implantação das sirenes e câmeras, no ponto de vista estético, teve mudança da implantação de banners, luminárias de Neon, sistema de som e televisão para o conforto dos clientes.
Não existiu nenhuma rejeição, todos os funcionários se adaptaram bem as novas tecnologias.
A mudança que foi realizada, é que agora a empresa conta com um profissional para auxiliar na manutenção e atualização dos serviços. Esse profissional costuma ir na academia de dois em dois meses.
A exatidão das informações sobre a frequências dos alunos e dos funcionários. Com essa exatidão da informação acabou por conseguir mais alunos.
Destaca-se como ponto negativo o gasto que foi investido no início dessa nova atividade, sem saber se iria dar certo.
Os investimentos agora estão voltados para os aparelhos de academia mais modernos, na área de SI, o investimento vai em planos promocionais com valores reduzidos em horários que a academia se encontra mais vazia.
O sistema foi implantado no final de 2010 e não foi utilizado ainda para tomada de decisão, mas ajudou no processo de obter informações sobre os alunos e os funcionários, como, o horário que a academia está mais cheia ou mais vazia, qual horário os funcionários costumam chegar e sair, quanto tempo costumam demorar no almoço.
Conclusão
A academia apostou no SI para tentar apresentar um diferencial das demais academias da região, expondo para os clientes maneiras mais práticas de frequentar uma academia, com esse diferencial a empresa conseguiu aumentar a quantidade de alunos e de patrocínios. A maior apreensão da academia foi a demora do retorno do investimento feito, porém, com a divulgação feita por redes sociais e pelos alunos que já frequentavam a academia, aos poucos foi se recuperando esse investimento.
As sugestões que proponho para o proprietário: Capacidade da cadastramento, agendamento e emissão de boleto a distância (celular ou o computador do aluno).
Relatório final
A empresa Top Fitness apostou na implantação do seu sistema de informação para apresentar um diferencial das demais academias do bairro, querendo mostrar-se uma academia mais moderna e com um conforto maior que as demais. Com os resultados apresentados durante alguns meses, ele começaram apostar em novos métodos para chamar mais cliente, desde promoções de desconto para matrículas de dois, seis e doze meses de mensalidade. Até “aulões” aos finais de semana. Quanto a parte da programação dos softwares de gerenciamento, foi convocado um especialista para desenvolver o material e garantir a perfeita implantação e funcionamento desse material.
A empresa conta com um sistema que otimiza o gerenciamento dos alunos, de entrada, saída e a data de pagamento da mensalidade. Na área dos proprietários, eles contam com um outro sistema que monta relatórios, desde da hora da abertura da academia, até a carga horaria dos funcionários.
A empresa não fez um estudo de tudo aquilo que ela precisava, ela investiu naquilo que ela “achou” que ia dar certo, que ia chamar mais alunos pra ela, e certa vezes investiram em parte que não necessitam tanto.
A parte da propaganda foi a parte que a academia mais investiu, utilizando de rede sociais, panfletos e e-mail para contatos.
Para finalizar, gostaria de dizer que atualmente não dá para você criar seu negócio sem ter associar ele a um sistema de informação ou a internet. Um objeto que anos atrás era só um diferencial, hoje é um objeto essencial em qualquer empresa. Então, o investimento na área de sistema de informação tem que ser essencial mas, com planejamento e as decisões certas.

Outros materiais