Buscar

TEORIAS MODERNAS DE GESTÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIAS MODERNAS DE GESTÃO
TEORIAS MODERNAS DE GESTÃO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS:
Esse tipo de administração surgiu em 1954 e não se preocupava somente com os objetivos e metas a serem alcançadas pela empresa, tinha como principal o desenvolvimento do trabalho interno da organização e como eram executadas as mais variadas tarefas nos diversos setores, até que o objetivo fosse alcançado.
Esse modelo tem como principais características: Mudanças ambientais, definição dos objetivos, criação de oportunidades, desenvolvimento pessoal, descentralização administrativa, multiplicidade de objetivos, autocontrole, autoridade e liderança.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA:
A Administração Estratégica, ela tem como característica analisar cuidadosamente todos os setores da empresa, bem como os diversos fatores ao seu redor que poderão influenciar no andamento da organização, dando assim mais segurança para que a empresa possa exercer melhor seus procedimentos para que tenha êxito na busca de seus objetivos.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA:
Este sistema é um procedimento administrativo puramente democrático, onde todos os integrantes internos de uma organização, tem o direito de opinar sobre todo e qualquer assunto de interesse dos colaboradores dentro da empresa.
Mas para Ricardo Semler este sistema só será possível se aplicado os seguintes princípios: 1) Salário e benefícios adequados; 2) Respeito pelos indivíduos; 3) Produto que seja capaz de gerar orgulho; 4) Sensação para opinar; 5) Espaço para opinar; 6) Redução da distância entre a cúpula e a base; 7) Preocupação com treinamento e aperfeiçoamento; 8) Seriedade incontestável da empresa; 9) Relativa segurança no emprego; 10) Profissionalismo. 
ADMINISTRAÇÃO JAPONESA:
Esse tipo de administração tem como característica uma rigorosa supervisão em todos os setores, tanto dentro como fora da empresa, desde a relação com seus funcionários e a eficiência na produção, até a relação com seus fornecedores, e foi com essa filosofia que a Administração Japonesa hoje é adotada por empresas dos diversos setores e lugares do mundo.
ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA:
Na Administração Holística a empresa não é encarada como uma organização com vários setores e departamento com funções distintas, mas é visto como um todo sem divisão de tarefas que tem como objetivo alcançar as metas e objetivos traçados pela empresa. 
ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA:
A Administração Empreendedora ou empreendedorismo, tem como principal característica a competitividade e a capacidade de estar sempre revolucionando e inovando sempre em busca de coisas novas para se sobre sair cada vez mais nesse mercado globalizado de hoje, onde vemos o avanço da tecnologia, que está inserida desde a produção até a divulgação e distribuição de bens e serviços, que com o avanço da tecnologia estão ficando cada vez melhores oferecendo melhores condições de consumo, beneficiando os consumidores e também a empresa que ganhará com isso mais credibilidade.
ADMINISTRAÇÃO VIRTUAL:
Nesse sistema de administração voltamos a destacar a importância da tecnologia ou podemos chamar de Revolução Tecnológica, onde as informações e a velocidade com que elas são obtidas passam a ser de suma importância no atual mercado de trabalho tendo em vista a alta competitividade.
Levando em conta essa globalização mundial onde as empresas estão interligadas no mundo inteiro em busca de inovações e renovações para melhorar cada vez mais produtos e serviços, procurando maior espaço no mercado sócio-econômico, a internet passa a ser uma ferramenta fundamental para o êxito dos negócios.
REENGENHARIA:
Tem o objetivo de reestruturar e transformar os processos e sistemas de funcionamento de uma organização, devido a grande concorrência no mercado a empresa se vê no momento oportuno de tentar inovações para acompanhar as demais empresas e remodelar seu sistema administrativo sempre em busca do melhor andamento da empresa em prol de melhores resultados, a fim de oferecer bens e serviços de maior qualidade, proporcionando assim maior estabilidade no mercado.

Outros materiais