Buscar

MARIA CRISTINA HISTÓRIA MEDIEVAL II.ATIVIDADE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: HISTÓRIA
DISICPLINA: HISTÓRIA MEDIEVAL II
DOCENTE: JOSÉ CARLOS GIMENES
ACADÊMICA: MARIA CRISTINA DA SILVA MACHADO 
 RA 78315
PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA
PROCESSO DE AVALIAÇÃO: AVALIAÇÃO 1. Nota periódica: Responder as 5 questões abaixo e enviar para avaliação. 
1. Assunto 1: “As corporações de oficio na Idade Média”. Questão: Construa um texto a demonstrar quais as principais diferenças entre o trabalho e a finalidade da produção nas Corporações de Ofício em comparação ao Sistema Feudal. 
2. Assunto 2: “A trajetória das Cidades medievais”. Questão: Tomando com base o capítulo 2, elabore um texto a exemplificar as principais características das cidades contemporâneas desenvolvidas nas cidades medievais. 
3. Assunto 3: “A universidade medieval no século XIII: história e doutrina”. Questão: Em que mediada o desenvolvimento das universidades provocaram alterações na Idade Media? 
4. Assunto 4: “Heresias e reformas na Igreja medieval”. Questão: Como você conceitua um herético, e quais os principais argumentos utilizados pela Igreja para levá-lo a condenação? 
5. Assuntos 5: “Nos braços da morte: a Peste Negra no limiar da Idade Média, e Assunto 6: “Cultura na Baixa Idade Média”. Questão: Considerando os conteúdos dos capítulos 5 e 6 do livro “Historia Medieval II: a baixa idade média”, e o fragmento do texto, abaixo transcrito, construa um texto sobre o significado da Peste Negra para sociedade medieval. “A confrontação cotidiana com a morte fez com que as pessoas tivessem diferentes reações, dentre as quais ou a busca por uma vida pia, ou a entrega à vida desregrada, já que não adiantava fugir do confronto final. Ora, mesmo que nessa época o saber já estivesse bastante laicizado, a pena eclesiástica nunca deixou de brilhar; assim muitas das obras que eram produzidas a partir desse tema buscavam lembrar que era preciso garantir uma vida reta para ambicionar a paz eternal” [...]. (GUIMARAES, Marcela Lopes. Cultura na Baixa Idade Média, In, GIMENEZ, José Carlos (Org.) História Medieval II. Maringá: EDUEM, 2010, p.121).
 Assunto 1
No regime feudal o campo era organizado em forma de feudo, quem tinha mais terra tinha mais poder. As alianças eram feitas através da troca, o senhor era quem doava a terra e o vassalo era quem recebia. A produção tinha que atender somente o consumo local, não era produzido bens para venda. Os servos que trabalhavam na terra para seus senhores pagavam altos impostos assim o que sobrava não dava nem pra comer. No campo a riqueza estava no acumulo de terra, já nas pequenas vilas ou cidades estava no acumulo de ouro e de prata. Com a migração do campo para a cidade surgem novas alternativas de trabalho, e para organizar essa demanda de profissionais surge um grupo denominado trabalhadores por oficio. Esse grupo reunião trabalhadores de uma mesma profissão, o objetivo era regulamentar o trabalho, defender seus interesses trabalhistas e econômicos. As corporações de oficio eram bastante organizadas, composta por mestres, oficiais e aprendiz. Os trabalhadores de uma mesma profissão se reuniam para determinar o preço, a margem de lucro, a qualidade do produto, e vendas hierarquia de trabalho etc. Os trabalhadores não podiam trabalhar em outra corporação, os mestres eram os donos das oficinas pessoas com muito conhecimento e tinha a matéria prima e as ferramentas, sendo eles responsáveis por passar o conhecimento aos aprendizes. Os oficiais tinham experiência na área que atuava e recebia um salário pela função, já os aprendizes eram jovens que estavam iniciando a carreia, esse aprendizado poderiam durar até 12 anos, muitos deles eram pessoas que estavam fugindo do campo dos senhores feudais e, que para aprender a profissão trabalhavam apenas por um prato de comida e ter onde dormir. 
Assunto 2
As cidades medievais tinham um valor social, político e religioso era constituída de palácios, fortalezas, arenas e praças etc. As cidades medievais viam sofrendo transformações com a construção de muralhas e basílicas patrocinadas pelos bispos. Muitas cidades que foram devastadas não foram abandonada por completo, com a disponibilidade de materiais de construções foram construídos novos edifícios como mosteiros e igrejas. Com o crescimento demográfico surge a edificação de novas cidades, no campo o alimento era produzidos apenas para sobrevivência, nas cidades medievais a população produzia seus próprio alimento.A cidade para os camponeses era a libertação dos senhores feudais. Aqueles que abitavam as cidades utilizavam o nome de burguesia, nem todos moradores dessas cidades pertenciam a esse grupo.
 Assunto 3
Com a chegada das Universidades ouve grandes mudanças nas ideias filosóficas e religiosa com o surgimento de novas instituições. Ouve alterações em todos os níveis de relações sociais especialmente na cultura, com o surgimento do comercio os mercadores precisariam ler, escrever e calcular. Assim as universidades trouxeram mudanças materiais no comercio nas cidades e novas formas de conhecimentos.
Assunto 4
Herege eram as pessoas que iam contra a doutrina da igreja católica e que tinham um pensamento contrário aos princípios que o evangelho e a igreja defendiam. Para manter puro o ensino da igreja foram criados tribunais de julgamento eclesiástico, e os tribunais da santa inquisição foi criado para investigar e punir os crimes praticados contra a fé católica. A simples acusação de heresia feita por qualquer pessoa ela era suficiente para a abertura de um processo e prisão dos acusados, aqueles que eram contra a igreja eram perseguidos e julgados e até queimados em público. Todos os que resistissem ou fossem contrários aos dogmas da Igreja papal eram considerados hereges, e entregues as autoridades do estado para que fossem punidas, as penas variavam desde confiscos de bens e perda da Liberdade até a pena de morte, muitas vezes na fogueira um método que se tornou famoso, embora existissem outras formas de aplicar as penas. Estava então instituída A inquisição católica.
Assunto 5
A Peste Negra devastou boa parte da população, doença que ajudou agravar aqueles que já sofriam com fome e frio. Para completar a desigualdade social piorou nesse período, quem tinha mais condições sociais poderia comer melhor e se proteger do frio. A igreja católica aproveitou pra falar que essa doença era castigo vindo dos céus. Com a falta de higiene e pobreza as guerras pioraram e muito. A peste negra avançou e se alastrou em várias cidades. Diante de tantos fatores a população convivia com a incerteza, a morte estava sempre presente entre eles. Muitos julgavam que viver com moderação evitar prazeres seria a medida contra o mal. Outros acreditavam que viver com abundancia, divertindo-se de todas as maneiras seria a solução. Mesmo com a devastação da Peste ouve avanço no campo da higiene, inovações no campo e na ciência no comercio e no cálculo.
REFERÊNCIAS
História Medieval II: a baixa idade média / José Carlos Gimenez, organizador.— Maringá : Eduem, 2010. 140p.: il.; color.; 21cm. (História e conhecimento, n. 8)
 ISBN 978-85-7628-295-2
 1. História medieval – Estudo e ensino. 2. Idade média – Estudo e ensino. 3. Universidade medieval – Século XIII. 4. Igreja medieval – Reformas. I. Gimenez, José Carlos, org.
CDD 21. ed. 909.07

Outros materiais