Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 6,4        Nota de Partic.: 0,8        Data: 07/06/2014 13:11:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201308244468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308253238)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308474415)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"As manifestações populares ¿ que a partir de junho marcaram a cena brasileira colocando milhares de brasileiras e brasileiros nas ruas a clamar pela melhoria dos serviços públicos ¿ parecem ter inaugurado uma nova fase em nossa vida política." (Congresso em Foco - Lídice da Mata - 17/09/2013) Essa ordem de fenômenos presentes no texto podem ser tratados pelas áreas constitutivas das ciências sociais, que são: I - A Sociologia, que estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. II- A Antropologia, que privilegia os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades. III- A Filosofia, que preocupa-se com as reflexões sobre o ser. IV- A História, que preocupa em analisar os fatos históricos. V- A Ciência Política, que analisa as questões ligadas às instituições do poder. Estão corretas as opções:
		
	
	I e III.
	
	II e III.
	 
	I, II e V.
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308308908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O surgimento da Sociologia foi decorrente da necessidade de:
		
	
	Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva da forças mitológicas.
	
	Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicar as origens da hmanidade.
	
	Condicionar o indivíduo, através de valores simbólicos, a agir e pensar conforme os ensinamentos prescritos pelos deuses.
	
	Manter a interpretação dogmática da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
	 
	Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308480331)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vários cientistas sociais enfatizam as diferenças metodológicas entre as ciências naturais e as ciências sociais. Com base nesta afirmação, examine as proposições apresentadas.
I - As ciências naturais estudam fenômenos simples e as ciências sociais estudam fenômenos complexos.
II - Os fenômenos sociais não podem ser analisados fora do contexto em que foram originalmente produzidos.
III - O pesquisador não tem como reproduzir os fenômenos sociais em laboratórios de pesquisa.
IV - A interpretação não é parte do trabalho do cientista social, pois toda ciência é objetiva e neutra.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II e IV.
	
	todas.
	
	II, III e IV.
	
	I, II, IV.
	 
	I e II e III.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308416198)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o ¿outro¿ em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
		
	 
	Relativismo cultural
	 
	Organicismo
	
	Marxismo
	
	Etnocentrismo
	
	Cientificismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308253197)
	Pontos: 1,4  / 1,5
	Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou. (Folha de S. Paulo, novembro de 2005) 1- Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique. 2- Explique o conceito de consciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado.
		
	
Resposta: fato social normal, pois esta dentro das caracteristicas de exterioração,coerctividade, e generalização da sociedade presente. Consciência coletiva sao as crenças, cultura, habitos sobre a consciência individual. No caso é observada dentro da sentença do juiz, considerando um fato normal o castigo e a reabilitaçao da adolescente.
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: Fato social: o direito, fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva. Analisar o que é normal ou patológico varia de sociedade para sociedade. 2. Proposta sugestiva de resposta: consciência coletiva fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308280706)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A clitoridectomia (extirpação parcial ou total do clitóris) é prática comum em muitos países da África e do Oriente Médio, e também ocorre em grupos de imigrantes africanos de língua árabe na Europa e na América. Em geral, é um momento ritual de passagem que marca a transformação da menina em mulher. Pode também estarassociada ao casamento, ao controle da virgindade, à fidelidade ou à higiene. Motivo de muita discussão e polêmica, a prática da circuncisão feminina é vista de maneira diversa por militantes e cientistas. De um lado, o repúdio expressado nos esforços anticircuncisão; de outro, entendimentos que pretendem localizar, no tempo e no espaço, supostos atos "bizarros". Explique, com base nas discussões e conceitos da antropologia social e cultura, a problemática que envolve a circuncisão feminina.
		
	
Resposta: A circuncisão feminina é vista em muitos países da Africa e do Oriente Médio como uma prática comum, um fato social normal presente na cultura desses povos.Mas com a mudança do comportamento da sociedade, da tentativa de se diminuir as diferenças sociais, com uma nova visão de alguns fatos presentes na cultura, se cria esse repúdio contra a circuncisão. Vendo este ato como "bizarro" na atual sociedade.
	
Gabarito: O aluno deve trabalhar, em sua resposta, os conceitos de cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, levando em conta o approach antropológico da relativização dos costumes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308446412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:
		
	 
	Legais ou espontâneas.
	
	Espontâneas ou ensaiadas.
	
	Espontâneas ou individuais.
	
	Legais ou ilegais.
	
	Legais ou especiais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308480383)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as proposições sobre o pensamento de Max Weber.
I - A análise sociológica deve, na visão deste autor, interpretar e compreender o sentido e os efeitos das ações humanas.
II - Fez da ação social o objeto de estudo da sociologia, pois enfatizava as determinações sociais das condutas individuais.
III - O conceito de patrimonialismo, altamente empregado na análise da sociedade brasileira, é de autoria deste sociólogo.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	 
	todas.
	
	II e III, apenas.

Outros materiais