Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1        Data: 03/06/2014 13:04:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201308334367)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	fim do Estado Novo consubstanciou-se na adoção de uma nova Constituição de cunho liberal e democrático. Esta nova Constituição, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Além disso, a nova Constituição fez voltar o preceito de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30. Ainda em 1946 o então Ministro Raul Leitão da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, atendendo as mudanças exigidas pela sociedade após a Revolução de 1930. Baseado nas doutrinas emanadas pela Carta Magna de 1946, o Ministro Clemente Mariani, cria uma comissão com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educação nacional. Esta comissão, presidida pelo educador Lourenço Filho, era organizada em três subcomissões: uma para o Ensino Primário, uma para o Ensino Médio e outra para o Ensino Superior. Em novembro de 1948 este anteprojeto foi encaminhado à Câmara Federal, dando início a uma luta ideológica em torno das propostas apresentadas. Num primeiro momento as discussões estavam voltadas às interpretações contraditórias das propostas constitucionais. Num momento posterior, após a apresentação de um substitutivo do Deputado Carlos Lacerda, as discussões mais marcantes relacionaram-se à questão da responsabilidade do Estado quanto à educação, inspirados nos educadores da velha geração de 1930, e a participação das instituições privadas de ensino. 
Discuta os efeitos deste debates e quais rumos foram determinados para a educação brasileira.
		
	
Resposta: Esses debates e reformas foram uma evoluçao comparados com o processo educacional do período passado, determinando uma educação mais abrangente no estado nacional, um direito de todos. Grandes melhorias e reformas em relação ao Ensino Primário, Médio e Superior.
	
Gabarito: Depois de 13 anos de acirradas discussões foi promulgada a Lei 4.024, em 20 de dezembro de 1961, sem a pujança do anteprojeto original, prevalecendo as reivindicações da Igreja Católica e dos donos de estabelecimentos particulares de ensino no confronto com os que defendiam o monopólio estatal para a oferta da educação aos brasileiros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308272346)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: A educação no período colonial não foi democrática, era voltada para as elites. Mesmo havendo a educação jesuitica, ela era dogmatica, abstrata e conservadora. Não havia um sistema educacional voltado para os indios, negros e mulheres.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308252966)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A construção da memória histórica da educação brasileira é importante uma vez que:
		
	
	É matéria presente nos currículos de ensino fundamental I e II das escolas do Brasil.
	
	Relaciona-se apenas ao ensino da história no cotidiano de sala de aula.
	 
	Está ligada à preservação da memória da educação brasileira.
	
	Toda a produção historiográfica depende de sua compreensão.
	
	É fundamental para a elaboração de manuais didáticos para universitários.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308252969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	V, V, V, V,V
	 
	V, V, V, V, F
	
	V, F, F, V, V
	
	V, V, F, V, F
	
	F, F, V, V, F
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308252786)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Todos os dias da semana, acabada a oração, se dirá logo uma missa que a possam ouvir os índios antes de irem às suas lavouras [...] a qual acabada se ensinarão aos índios em voz alta as orações ordinárias: a saber, Padre Nosso, Ave-Maria, Credo, Mandamentos da Lei de Deus, e da Santa Madre Igreja; e os Sacramentos, acto de contrição, e confissão, geralmente os diálogos do catecismo breve, em que se contêm os mistérios da fé. Acabada esta doutrina irão todos os nossos para a Escola [...] aonde aos mais hábeis, se ensinarão a ler e escrever, e havendo muitos se ensinarão também a cantar, e tanger instrumentos para beneficiar os ofícios divinos."
(Padre Antônio Vieira, Regulamento de aldeias e de missões, séc. XVII, apud Beozzo, 1983, p. 196) 
Identifique a opção que retrata de forma pertinente o modelo de Educação Jesuítica que se desenvolveu no Brasil a partir do processo de colonização portuguesa iniciado no século XVI:
		
	
	Tinha um caráter de alteridade e inclusão.
	
	Era considerado prioritário pelo Estado Português no processo de colonização.
	
	Considerava como elemento formativo o lugar da mulher indígena no processo de convencimento e contato entre brancos e indígenas.
	 
	Um modelo de educação que articula escola e catequese.
	
	Contribuiu para o fortalecimento da cultura indígena na Colônia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308342412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. A reforma promovida por Benjamin Constant sustentava-se nos princípios da liberdade e da laicidade do ensino, bem como, na bandeira de caráter liberal em defesa da gratuidade da escola primária. No que se refere à organização escolar, fica evidente a influência da:
		
	 
	Filosofia Positivista
	
	Filosofia Existencialista
	
	Filosofia Aristotélico-Tomista
	
	Filosofia Idealista
	
	Filosofia Marxista
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308252770)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As aulas régias consistiram num dos modelos iniciais de educação no Reino de Portugal. O Brasil contou com esta política que foi instalada pelo Marquês de Pombal em 1759. Podemos afirmar que as Aulas Régias se caracterizavam por:
		
	
	Gerenciamento e execução pela iniciativa privada colonial em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execuçãopela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo em todo o território nacional.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	Gerenciamento e execução pela igreja católica em todo o território nacional.
	 
	Gerenciamento e execução pela coroa portuguesa e podendo a igreja católica também realiza-la, ocorrendo apenas nas grandes cidades litorâneas da colônia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308252988)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir.
I  Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos.
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade.
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional.
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos.
São corretas APENAS as características
		
	
	III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308265999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a educação no período Joanino, relacionadas à educação, podemos destacar EXCETO:
		
	 
	O reforço da tendência religiosa jesuítica de educação para os mais pobres.
	
	A manutenção das aulas régias do período pombalino.
	
	Foi criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
	
	Controle pelo Estado dos níveis secundário e superior.
	
	D. João VI abriu Academias Militares e Escolas de Direito e Medicina
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308252810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(IPAD / PE / 2006) A primeira LDB (Lei de Diretrizes e Bases) brasileira, aprovada em 1961, levou 13 anos sendo discutida no Congresso Nacional. A seu respeito, é correto afirmar:
		
	
	Os "liberais" lutavam pela estatização completa de todas as escolas privadas e confessionais e os ¿católicos¿ pela privatização das escolas públicas, já prenunciando a posterior onda neoliberal.
	 
	Esse tempo de tramitação se deveu, basicamente, ao conflito entre "católicos" e "liberais" em torno do financiamento público de escolas privadas confessionais.
	
	Que terminou sendo aprovada pelo Presidente Jânio Quadros à revelia do Congresso, que protelava sistematicamente sua discussão.
	
	Não é verdade que ela levou 13 anos sendo discutida, porque, no Brasil, qualquer Projeto de Lei que passe mais de 4 anos em tramitação é automaticamente sancionado.
	
	O Presidente João Goulart, que sancionou a Lei, era comunista e apoiava a estatização completa da escola brasileira, e por isso foi deposto pelo golpe de 1964.

Outros materiais