Buscar

APANHADÃO DE TEORIA PSICOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO

Prévia do material em texto

APANHADÃO DE TEORIA PSICOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO – as questões em azul são oficiais de gabarito
1 – O suíço Jean Piaget elaborou seus estudos sobre o desenvolvimento humano entrevitando milhares de crianças e observando como seus filhos cresciam. Concluiu que o indivíduo percorre, ao longo de seu desenvolvimento cognitivo, por estádios. Assinale a alternativa que corresponde aos estádios propostos pelo teórico:
Oral, anal, fálico, de latência e genital
1ª infância, 2a Infância, 3a infância, puberdade e adolescência
Impulsivo emocional, sensório motor, personalismo, categorial, puberdade e adolescência
Sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal
1ª etapa da vida, 2ª etapa da vida e morte
2 – O período do desenvolvimento do ciclo vital entre 6 e 12 anos é chamado de:
Puberdade e adolescência
Segunda infância
Primeira infância
Meninice intermediária
Juventude
3 – Segundo as fases de construção do processo da autonomia postuladas por Piajet, é correto afirmar que o indivíduo passa por três fases, sendo que:
A primeira fase é a hegemonia (regras gerais aceitas socialmente), a segunda fase é a heteronomia (ausência de regras morais para limitar o que é permitido fazer), e a terceira fase é a autonomia moral (decisão própria)
A primeira fase é a heteronomia (regras impostas pelo outro), a segunda fase é a anomia (ausência de regras morais para limitar o que é permitido fazer), e a terceira fase é autonomia moral (decisão própria)
A primeira fase é a anomia (ausência de regras morais), a segunda fase é a heteronomia (regras imostas pelo outro) e a terceira fase é a autonomia moral (decisão própria)
A primeira fase é a hegemonia (regras gerais aceitas socialmente), a segunda fase é a anomia (ausencia de regras morais para limitar o que é permitido fazer) e a terceira fase é a autonomia moral (decisão própria)
A primeira fase é a anomia (regras impostas pelo outro), a segunda fase é a hegemonia (regras gerais aceitas socialmente) e a terceira fase é a autonomia moral (decisão própria)
4 – na adolescência, a aparência da infância se transforma em função das modificações hormonais da puberdade. Com isso, a criança adquire um corpo de adulto. Com a perda do corpo infantil e a aquisição do corpo adulto, ocorre a redefinição da imagem corporal. Em relação a este período, podemos afirmar que:
I – Em relação ao desenvolvimento cognitivo, a criança atingiu sua forma final de equilíbrio. É capaz de formar esquemas conceituais e realizar operações mentais com princípios da lógica formal. 
II – Em relação ao desenvolvimento afetivo emocional, apresentam ambiguidade de sentimentos e emoções, vivendo um período de intenso conflito 
III – Em relação aos amigos, gastam grande parte das horas de um dia acordados e conversando com eles, formando amizades estáveis e ïntimas, compartilhando sentimentos e segredos. Sendo a lealdade e a confiança qualidades muito valorizadas. 
É verdadeiro o que se afirma em: 
I apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
I, II e III
5 – De acordo com os estudos sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, no período de zero a dois anos, é correto afirmar que:
I – A altura que a criança terá quando adulta é determinada por um fator hereditário 
II – A má nutrição, situações de estresse e doenças na primeira infância não causam impacto negativo no crescimento físico da criança, uma vez que a nutrição e a saúde não são fatores que interferem neste processo. 
III- O hipotireodismo, que leva ao cretinismo, nanismo e deficiência mental, é causado pela anoxia no momento do parto e, muitas vezes, pode levar à paralisia cerebral. 
É verdadeiro o que se afirma em: 
I apenas
II e III apenas
II apenas
III apenas
I e II apenas
6 – Leia atentamente a situação e responda à questão:
Uma criança de três anos está em seu quarto e quer pegar um brinquedo que está em uma prateleira que ela não alcança. Então começa a dizer: “vou pegar uma banqueta, colocar embaixo da prateleira e subir, para poder pegar meu brinquedo”. 
Essa situação pode ser explicada por Vygotsky como um:
Comportamento delirante da criança, de falar para ela mesma, devendo ser encaminhada a uma orientação psicológica
Discurso socializado que a criança, por imitação, está reproduzindo, a fim de internalizar a linguagem dos pais
Linguagem egocêntrica que a criança utiliza para minimizar a ansiedade que sente toda vez que se encontra em uma situação nova
Discurso interiorizado da linguagem, próprio da criança nessa fase do desenvolvimento psicológico
Linguagem egocêntrica utilizada pela criança como ferramenta do pensamento, própria dessa etapa do desenvolvimento da linguagem – 
7 – O nascimento é marcado pelo momento em que o feto é retirado do útero materno, tornando-se um bebê. Em relação a este momento, pode-se afirmar que:
I – Uma das preocupações durante o parto é em relação à utilização de medicamentos e suas possíveis consequências no desenvolvimento do bebê
II – Alguns problemas podem ocorrer no momento do parto, entre eles, a anoxia que é a falta de oxigenação no ato do nascimento
III – Existem vários métodos de parto. Entre eles, o parto cesariano que consiste no nascimento de um bebê por sua remoção cirurgica do útero
É verdadeiro afirmar que:
I apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
I, II e III 
8 – Letícia, nas aulas de geografia, para poder compreender um novo conhecimento sobre relevos e planicies, precisou modificar e criar novas estruturas de pensamento para poder compreender os conceitos apresentados pelo professor. De acordo com Piaget, Leticia recorreu a um processo de:
Esquematização
Assimilação
Acomodação 
Equilibração
Adaptação
9 – Leia a situação a seguir e responda à questão:
“João chega muito contente em casa. Estava empolgado com o que tinha visto na visita que fez ao Zoológico e foi correndo contar para a empregada.
- Maria sabe o que eu vi hoje?
- Não, o que foi Joãozinho?
- Eu vi um elefante, bem, bem, deste tamanho ó! (esticando-se inteiro, abrindo bem os dois braços e ficando na ponta dos pés)
- Nossa, ele era tão grande assim?! Então ele era muito grande!
- Hã, hã... (rindo e meneando positivamente com a cabeça)”
De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, João apresenta características de qual período?
Sensório-motor e projetivo, na etapa da atividade circular, na qual coordena campos sensoriais e motores, o que permitirá o ajustamento do gesto aos seus efeitos
Sensório-motor e projetivo, na etapa projetiva, pois seu pensamento necessita do auxilio dos gestos para se exteriorizar pg 78
Do personalismo, pois já tem um bom domínio sobre a linguagem para expressar seus pensamentos
Categorial, pois já consegue classificar os animais, nomeando-os corretamente
Do personalismo, pois a criança já é capaz de imaginar sem representar
10 – Leia com atenção a situação abaixo e responda à questão:
“ Maria Helena é uma menina muito estudiosa, gosta de ir à escola e realizar as atividades que são propostas. Sua matéria preferida é português, sempre tira boas notas, mas sente dificuldade em matemática e, por isso, sua mãe colocou em aulas de reforço nessa área.”
Em que nível de desenvolvimento encontra-se o conhecimento de portugues em Maria Helena, segundo Vygotsky?
Zona de desenvolvimento proximal
Nivel de desenvolvimento proximal
Nivel de desenvolvimento real 
Nivel de desenvolvimento potencial
Zona de desenvolvimento real
11 – Na tentativa de João compreender o conhecimento novo que a professor de geografia apresentou sobre relevos e planícies, o garoto, que já possuia alguns conhecimentos prévios sobre o assunto, teve primeiro que classificar esse novo conhecimento e depois incorporá-lo a estrutura de pensamento já existentes. Se analisarmos tal processo cognitivo pela teoria piagetiana, é possível afirmarmos que ocorreu aí um processo de:
Esquematização
Assimilação 
Acomodação 
Equilibração 
Adaptação
12- Considere a seguinte situação: 
“Joana, professorado 2º ano do ensino fundamental, escutou em um curso de capacitação que o trabalho em grupo favorecia a aprendizagem. Diante disto, separou seus 30 alunos em seis grupos, tendo o cuidado de colocar juntos os alunos que apresentavam desempenhos semelhantes. Sua classe ficou assim dividida: dois grupos de alunos fracos, três grupos de alunos médios e um grupo de alunos fortes.”
Considerando-se a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
A proposta de Joana indica a possibilidade de aplicação dos conceitos do autor, pois a interação entre os alunos favorece seu desenvolvimento
Apesar da rotulação em “fracos, médios e fortes”, Joana demonstrou conhecer a importância da mediação no processo de aprendizado
Joana pretende agir no nivel de desenvolvimento real de seus alunos, o que ressalta a importancia do professor para o desenvolvimento de seus alunos
Os agrupamentos realizados desconsideram o conceito de zona de desenvolvimento proximal
A professora aplica corretamente o método de Vygotsky
 13 – Leia o fragmento abaixo e responda à questão:
“ Pedro Henrique esta na banheira tomando um delicioso banho, rodeado por seus brinquedos de plástico. Nesse momento, procura alcançar o patinho amarelo para, em seguida, levá-lo à boca”
Segundo as fases psicossexuais do desenvolvimento apresentadas por Freud, podemos afirmar que esta criança está na fase:
Genital
Da latência
Oral
Anal 
Fálica
14 – uma das características importantes na segunda infância (2 a 6 anos) são as brincadeiras realizadas pela criança no processo de desenvolvimento social. Em relação a isso, leia a situação a seguir e responda à questão:
“Paula está brincando em seu quarto com sua boneca. Pega a boneca, finge que ela toma banho, troca a roupa da boneca e diz: - Pronto! Agora você já pode ir para a escola. Ande rápido que o papai já está atrasado para levá-la”
Considerando esta cena, podemos afirmar que:
Paula está simplesmente realizando um jogo de exercício, treinando suas habilidades motoras
Paula realiza um jogo simbólico e essas construções simbólicas são importantes formas de criação e invenção necessárias à construção do pensamento
Paula realiza apenas um jogo de regras, baseado na imitação de regras sociais, sem valor cognitivo
Paula realiza um jogo simbólico e essas construções não são importantes para a construção do pensamento, que segue um percurso genético diferente
Paula demonstra um simples comportamento imitativo, que não pode ser considerado como algum tipo de jogo
15 – Considere a situação abaixo:
“Eduardo consegue identificar, analisar e classificar objetos e situações, embora ainda não possua a plenitude da abstração e a pureza do conceito. Gosta de colecionar figurinhas e separá-las pelas categorias comuns, apresentando autodisplina mental” 
De acordo com a teoria do desenvolvimento de Wallon, Eduardo encontra-se na fase:
Puberdade adolescência
Categorial
Sensório motor projetivo
Personalismo
Impulsive emocional
16 – A psicologia do desenvolvimento é uma área de estudo que procura descrever, explicar e compreender as mudanças psicológicas ocorridas no sujeito humano no decorrer do cliclo vital. Sendo assim, são seus objetivos:
I – observar e descrever os fenomenos que ocorrem durante o desenvolvimento humano, como a linguagem, o pensamento e a afetividade
II – Explicar os mecanismos psicológicos que atuam nos fenômenos comportamentais
III – Utilizar pesquisas científicas para a construção de teorias científicas do desenvolvimento
É verdadeiro o que se afirma em:
I apenas
I e II apenas pag 2
II apenas
III apenas
I, II e III
17 – Jean Piaget procurou compreender como o adulto desenvolve o pensamento lógico-científico e, para isso, utilizou pressupostos teóricos da filosofia e o método de pesquisa da psicologia. Em relação a isso, leia o excerto a seguir e responda à questão:
“A escola em que Maria trabalha procura seguir os preceitos da epistemologia genética desenvolvida por Jean Piaget”
Maria, portanto, em consonância com tais preceitos, acredita que:
I – A inteligência não é herdada, mas resultante da interação do sujeito com o meio, em um processo contínuo de construção de conhecimento
II – o aluno pode ser considerado um sujeito que busca conhecimento e, portanto, um sujeito epistêmico
III – o desenvolvimento, na perspectiva piagetiana, é caracterizado por um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema interdependente, possibilitando a ele uma adaptação à realidade.
É verdadeiro o que se afirma em:
I apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
I, II e III 
18 – Com a finalidade de descrever as habilidades intelectuais do indivíduo e compreender como o sujeito pensa e constrói o conhecimento, Piaget utilizou como método de investigação da inteligência, leia o excerto a seguir e reponda à questão:
“Os irmãos André e Beto resolveram dividir uma latinha de refrigerante. Beto, como irmão mais velho, despeja o conteúdo em dois copos iguais e os meninos concluem que os dois tinham a mesma quantidade de liquid. Andrezinho, porém, decide tomar sua parte em seu copinho preferido, despejando o líquido de um copo para o outro. Mesmo ficando com os dois copos de formatos diferentes, as crianças ficaram satisfeitas, pois, sabiam que as quantidades continuavam iguais” 
Segundo os estudos de Piaget, podemos concluir que os dois irmãos já possuem:
Noção de tempo
Noção de velocidade
Noção de ordem
Noção de casualidade
Noção de conservação 
19 – (ENADE 2002 adaptada) Um conceito fundamental na teoria de Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal que foi definido por esse teórico como sendo a distância entre o que uma criança pode realizar...:
No momento atual e o que poderá realizar quando atingir a maturidade
Sem estímulos e o que poderá realizar se for adequadamente motivada por seus pais e/ou professores
Naturalmente e o que poderá realizar se for submetida a um programa específico de recuperação
Antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização * ver apostila pag81
Sozinha e o que poderá realizar com o auxílio de um adulto ou de um companhairo mais capaz
 20 – Sigmund Freud chocou a humanidade no início do século XX com a constatação de que acontecimentos na infância são determinantes para a ocorrência dos distúrbios da personalidade adulta. Elaborou uma teoria do desenvolvimento psicológico, afirmando que a personalidade é constituïda pelo desenvolvimento da sexualidade. De acordo com isso, leia a situação a seguir e responda à questão:
“Pedro é uma criança muito ativa, juga bola, anda muito bem de bicicleta, tem muitos amigos, confia e coopera com eles, está cada vez mais responsável, compreende ideias mais complexas quando houve seus pais conversando. Gosta de ir à escola e jogar bola na hora do recreio, mas, algumas vezes, demosntra medo e insegurança a respeito da aprendizagem”
De acordo com Freud, a que período do desenvolvimento se refere esta situação?
Fase oral
Fase anal
Fase fálica
Período de latência 
Fase genital
21- Embora menos estudos sejam realizados sobre as crianças na terceira infância, os padrões e hábitos estabelecidos durante esse período irão afetar outras etapas do ciclo vital. Frente a isso, leia o fragmento a seguir e responda à questão:
“Maurírio, oito anos, foi convidado para o aniversário de Pedro, nove anos, com que estuda, brinca e vai à escola todos os dias. Na mesma data do aniversário do amigo, sua mãe havia combinado um encontro com a avó. Maurício sabendo da coincidência, insistentemente prefere ir ao aniversário de Pedro, esquecendo-se do quanto, até então, gostava do cãozinho da avó”
Dentre as afirmativas abaixo, escolha a melhor resposta:
I – Nessa idade, as brincadeiras são coletivas e em grupos heterogêneos, meninos e meninas brincam especialmente de brincadeiras de “faz de conta”
II – A aceitação ou rejeição social dependem de como suas tarefas são realizadas e da forma como se comporta socialmente, construindoum conceito sobre si mesmo a partir do julgamento que fazem ao seu respeito.
III – Embora a criança continue precisando dos pais como fonte de segurança demonstra necessidade de amizades duradouras e da convivência com companheiros
É verdadeiro o que se afirma em:
I apenas
II apenas
III apenas
II e III apenas (pag 13)
I e II apenas
22 – Leia atentamente a situação e responda à questão:
“ Pedro, de seis anos, tem um irmão chamado Tiago, de dois anos, que está começando a falar. Ao passar algum tempo do dia conversando e brincando com ele, percebe que seu irmão está desenvolvendo a fala mais rapidamente pela vontade de dar continuidade à brincadeira. Com o desenvolvimento da fala, vem conseguindo agrupar uma série de classes de brincadeiras e objetos sob uma mesma categoria conceitual”
A partir dos conceitos de Vygotsky, a linguagem tem duas funções básicas. Quais são elas?
O significado e o sentido
O intercâmbio social e o pensamento generalizante
A linguagem e os signos
O discurso anterior e a fala egocêntrica
O aprendizado e o desenvolvimento
23 - - Em relação ao desenvolvimento afetivo emocional da criança na primeira infância, a principal tarefa nesta etapa é a construção _________________, que irá permitir à criança a consciência de si mesma como ser individual.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna na frase:
do objeto transicional
do vínculo com os pais
da noção do eu
da noção de amigos
da estrutura sensorial e cognitiva
24) Um professor de educação Infantil, de uma classe com crianças de aproximadamente um ano de idade, desenvolve a seguinte atividade com seus alunos: pega uma bola e deixa que as crianças brinquem com ela ( faz com que o objeto desperte a atenção das crianças) e, quando estão bem interessadas, diante dos olhos das crianças, a bola é recoberta com um lenço. Uma aluna começa a chorar pedindo pela bola, sendo incapaz de perceber que a bola continua ali, basta levantar o lenço. A intenção do professor com esta atividade baseia-se na seguinte conclusão piagetiana:
a conservação do comprimento é mais fácil de ser compreendida do que a conservação de quantidades contínuas, volume e peso
a transitividade é o coroamento da operação lógica de seriação e possibilita a compreensão de que as bolas são iguais
a seriação é uma operação lógica que consiste em ordenar e dispor os elementos segundo sua grandeza crescente ou decrescente
a descoberta da noção de objeto permanente é fundamental para a formação das noções de espaço, tempo e causalidade
a seriação é importante para a noção de lógica e causalidade
 
25 - Analise a seguinte situação:
“Lidia possui três anos de idade e tem apresentado comportamentos como:nega-se a atender o que seus pais solicitam, combate qualquer sugestão que venha de outras pessoas, faz ‘gracinhas’ e imita as pessoas que lhe atraem repetindo frases e comportamentos. Na escola, briga com colegas pela posse de brinquedos e tenta vencer em todas as brincadeiras. Seus pais pensam em encaminhá-la a um psicólogo, pois acham que tais comportamentos não são normais.”
 
Considerando a teoria de Wallon, assinale a alternativa correta:
A)Os comportamentos apresentados por Lídia devem ser interpretados como típicos do estágio impulsivo emocional.
B)Cabe à professora investigar se Lídia não está com medo de ir à escola e se é este fato que tem motivado seus comportamentos inadequados.
C)As atitudes de Lídia refletem um problema enfrentado por muitos pais que não conseguem estabelecer limites e punições para seus filhos.
D)O psicólogo é o único profissional capaz de modificar os comportamentos inadequados de Lídia, o que justifica o encaminhamento da criança.
E)Os comportamentos apresentados por Lídia devem ser interpretados como típicos do estágio de personalismo.
 
26- Leia as duas situações a seguir e responda à questão:
I – Mariana anda pela casa, quer mexer em tudo, pegar, segurar, agarrar e entrega-se a atividades de simulacro e imitação, experimentando-se de diversas maneiras.
II – Júlia passa grande parte do dia escrevendo no seu diário, questiona sua vida, gosta de imaginar possibilidades para os problemas da fome e da violência e adora sair com suas amigas.
 
Analise as atitudes de Mariana (I) e Júlia (II), utilizando, para isso, a teoria dos estágios de desenvolvimento estudados por Wallon:
A)I – sensório motor projetivo e II – categorial
B)I – personalismo e II – categorial
C)I – sensório motor projetivo e II – puberdade e adolescência
D)I – personalismo e II – puberdade e adolescência
E)I – impulsivo emocional e II – personalismo
 
 27- O período gestacional é marcado por muitas mudanças, tanto no corpo da mãe como na transformação do bebê em desenvolvimento no útero materno. Em relação a este período, é correto afirmar que:
I – O desenvolvimento pré-natal ocorre em três fases: germinal, embrionária e fetal
II – Fatores genético são influências de ordem externa que podem afetar o desenvolvimento do bebê durante a gestação
III – Fatores teratogênicos são influências de ordem interna que ocorrem no momento da concepção que levam a anomalias cromossômicas e genéticas
É verdadeiro o que se afirma em:
I apenas
I e II apenas
II apenas
III apenas
I, II e III
28- : De acordo com Jean Piaget, a criança no estádio pré-operatório apresenta vanas características que expressam a maneira como pensa e se relaciona com o mundo. Leia com a atenção a situação a seguir e responda à questão: 
"Maria está brincando com seus colegas em um playground, no entanto, embora perceba que existam outras crianças no parque, Maria desenvolve uma atividade independente das outras crianças." 
Esse tipo de relacionamento social é chamado de: 
A)Brinquedo paralelo. 
B)Brinquedo isolado. 
C)Brinquedo simbólico. 
D)Brinquedo de faz de conta: 
E)Brinquedo regredido. 
29- O primeiro passo no desenvolvimento humano é o momento quando uma célula espermática do homem atravessa a parede do óvulo da mulher e uma criança poderá ser concebida. De acordo com essa proposição, podemos afirmar que: 
I - Na concepção, os 25 cromossomos do espermatozoide se reúnem com os 21 cromossomos do óvulo para formar o conjunto de 46, que será reproduzido em cada célula do corpo do novo bebê. 
II - Como o ambiente pré-natal é o corpo da mãe, praticamente tudo que afeta seu bem-estar, como dieta e humor, pode alterar o ambiente da criança e afetar seu crescimento. 
III - A Síndrome de Down é um exemplo de anomalia cromossômica. 
É verdadeiro o que se afirma em: 
A)I, apenas. 
B)II e III, apenas. 
C)II, apenas. 
D)III, apenas. 
E)I e II apenas. 
30 - Fernanda estava almoçando ao lado de seus pais enquanto eles conversavam sobre questões financeiras e fazim planos de economizar todo o dinheiro possivel para a compra de um carro novo. Durante a conversa, o pai, para reforçar seus argumentos de uma maneira metaforica , utilizou-se do proverbio: *de grão em grão, a galinha enche o papo*. A garota, mesmo não conhecendo o provérbio, imediatamente, foi capaz de entender a ideia e, dando uma risadinha, pensou que tambem começaria a guardar dinheiro que restasse de sua mesada para comprar algo bem legal depois. Segundo os estudos de Piaget, podemos concluir que Fernanda:
a) Esta apta a aplicar o raciocinio lógico abstrato.
b) Necessita da observação concreta sobre a realidade.
c) Ainda não faz uso do pensamento abstrato.
d) Deve ter uma faixa de seis anos de idade.
e) Deve estar no estadio operatorio concreto.
**** Esta questao parece estar incorreta, quem tem ela na prova poderia tentar anula-la!!! ****

Outros materiais