Buscar

RELATÓRIO DBO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
LABORATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL
DETERMINAÇÃO DA DBO 
(DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO)
Ana Clara Rezende
Luana Ribeiro
Patricia Dias
Rayza Oliveira
02 de maio de 2017
INTRODUÇÃO
DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) é definido como a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação biológica e química das substâncias oxidáveis contidas na amostra, nas condições do ensaio. O resultado da análise da DBO é dado em mg O2/L (NBR-12614, 1992).
A demanda bioquímica de oxigênio é um teste empírico que corresponde à diferença entre as concentrações de oxigênio no início e no fim do período de incubação, em condições específicas do ensaio. A temperatura de incubação é padronizada em 20°C e o tempo de incubação em cinco dias. Admite-se que nestas condições 80% da matéria orgânica carbonada já estejam mineralizados e começando a nitrificação. Uma oxidação total, em geral, leva cerca de 20 dias (NBR-12614, 1992). 
O grau de poluição de um corpo d’água bem como a eficiência do processo de tratamento de efluente pode ser avaliado e controlado utilizando como parâmetro a DBO. A oxidação bioquímica que acontece no processo é uma pouco lenta e depende de alguns fatores como microorganismos presentes e temperatura. O oxigênio consumido na análise é proporcional à quantidade de matéria orgânica oxidada bioquimicamente.
OBJETIVO
O objetivo da aula prática foi determinar a Demanda Bioquímica de Oxigênio, utilizando o método titulométrico e o oxímetro, em amostra de efluente tratado de esgoto de sistema de lodo ativado.
MATERIAIS E MÉTODOS
Pipeta graduada de 2 mL;
Béquer de 4,5 L;
Erlenmeyer de 250 mL;
Proveta de 100 mL;
Frascos de DBO;
Estufa;
Oxímetro;
Amostra de efluente tratado de esgoto;
Água de diluição;
Solução sulfocrômica;
Reagente álcali-iodeto azida;
Solução de sulfato manganoso;
Ácido sulfúrico;
Solução de tiossulfato de sódio;
Solução de amido com ácido salicílico;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12614: Águas - Determinação da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) – Método de incubação (20°C, cinco dias). Rio de Janeiro: ABNT, 1992.

Outros materiais