Buscar

Questões para estudos Sistemas de Informações Gerenciais

Prévia do material em texto

Questões para estudos Sistemas de Informações Gerenciais
Conforme Peter Drucker (1999). Qual é o Principal efeito da era digital sobre a economia?
Segundo Peter Drucker, o maior impacto da era da informação foi a criação de novos modelos de negócio, em particular o surgimento do comércio eletrônico (e-commerce) como novo canal de distribuição global de produtos.
O que significa big data e como este fenômeno pode ser utilizado para melhorar o desempenho das empresas?
O bigdata, é o fenômeno resultante da produção de dados em larga escala. Ele pode ser utilizado para compreender os negócios da empresa e o comportamento do consumidor, possibilitando o realinhamento estratégico das organizações.
No ambiente coorporativo as pessoas utilizam diferentes tipos de informações conforme seu nível informacional. 
Qual é a característica das informações utilizadas no nível operacional
São informações utilizadas em situações cotidianas, previsíveis e de efeito imediato. - Os problemas solucionados em nível operacional através dos SIs, são normalmente relacionados a controle e conferência, atividades que são rotineiras e repetitivas.
Qual são as características das informações utilizadas no nível gerencial ou tático?
São informações tratadas de maneira detalhada e analíticas provenientes de fontes diversas. Produzindo efeitos mais amplos. - Os sistemas de informações no Nível tático dão suporte ao processo de tomada de decisões através, principalmente de relatórios gerenciais.
Qual são as características das informações utilizadas no nível estratégico?
São informações utilizadas em situações complexas e incertas que envolvem a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas que causam impactos nos rumos da organização. – O suporte dados pelo sistema de informação no nível estratégico, refere-se a problemas não estruturados e não repetitivos voltados a alta direção.
O fluxo informacional formal é aquele que?
O fluxo informacional formal segue os procedimentos claros para a circulação das informações.
O que significa o termo tecnologias da informação?
Tecnologias da informação é a combinação de hardware, software e rede de dados.
O dono de um pequeno comércio de produtos artesanais regionais deseja ampliar seu negócio e atingir novos mercados e clientes. 
Como as TIC’s (tecnologias da informação) podem ajudá-lo a vencer esse desafio? Existem limites para a distribuição global de seus produtos?
As TIC’s podem ajuda-los a informatizar o seu negócio, em particular com a adoção de um sistema de comércio eletrônico (e-commerce) como novo canal de distribuição em escala global.
“ Uma empresa de call center recebe, diariamente, centenas de contatos telefônicos de cliente solicitando informações e serviços, o que requer um grau elevado grau de automatização no processo de atendimento. ”
Quais equipamentos e sistemas de software são utilizados para informar esse tipo de atividade?
Em um call center, a informação das operações se concentra na integração entre central telefônica e o software de registro de chamadas. Com base nas informações registradas automaticamente pelo software os atendentes e os supervisores acompanham todo o processo de atendimento, registrando os dados das chamadas, os períodos de atendimento e as chamadas não atendidas. Com base nestes dados são gerados relatórios gerenciais que ajudam a compreender a dinâmica operacional da equipe de atendimentos e propor os ajustes na equipe e nos horários de atendimento.
Quais são as características consideradas para se avaliar a qualidade de uma informação?
As Características para avaliação da qualidade de informação são conforme sua Relevância, precisão, confiabilidade, temporalidade e compreensibilidade.
Explique a diferença entre os quatro tipos de informações, assim classificadas conforme seu grau de relevância: Criticas, Mínimas, Potenciais e irrelevantes.
As informações críticas são aquelas que garantem a sobrevivência da organização; as mínimas são aquelas utilizadas para o gerenciamento das atividades, as potencias são aquelas que podem ter um impacto futuro nas atividades da empresa, e as irrelevantes são aquelas que não causam nenhum impacto na organização.
O que é um dado?
Dado são registros de algo que foi observado e medido e podem ser expressas de maneira numérica, textual ou visual, que não possui relevância nem significado.
 
Explique a diferença entre dado e informação.
Dado é o elemento básico ou a matéria prima da informação, da mesma forma, dizemos que a informação é o resultado da interpretação dos dados.
O que é sistema da informação?
É um sistema que coleta dados e produz informação.
Quais as etapas que ocorrem na transformação de um dado em informações úteis e permitam sua interpretação?
Primeiro a contextualização, onde sabemos qual a finalidade dos dados coletados, depois, categorização, onde conhecemos os componentes essenciais dos dados e realizamos a separação para o fim específico. Cálculo, os dados são analisados matemática ou estatisticamente. Correção, os erros são eliminados dos dados e finalmente a Condensação, onde os dados são resumidos para uma forma mais concisa.
Quais são os processos utilizados por um sistema na transformação de dados em informação?
Os processos utilizados por um sistema na transformação de dados em informação são realizados em 3 etapas. Primeira etapa é Filtragem, onde são selecionados os dados que interessam à nossa análise. Processamento, processo os dados são inter-relacionados, interpretados e manipulados para se transformar em informação finalmente. Apresentação, que tem a finalidade de discriminar a informação num formato compreensível e útil ao usuário.
Quais os 2 processos para que as informações sejam apresentadas adequadamente aos destinatários?
Os dois processos para que uma informação seja apresentada adequadamente são: Sumarização, onde os dados são reduzidos e levadas ao destinatário apenas com as informações relevantes. Roteamento, processo que garante que as informações cheguem até as pessoas certas que efetivamente fazem parte do processo decisório.
Um sistema de lombada eletrônica instalado em uma rodovia, coleta dados e gera informações úteis ao departamento de trânsito sobre os veículos que trafegam neste trecho. Procure identificar os dados que são coletados e as informações que podem ser produzidas com base nestes dados.
Os dados coletados de uma lombada eletrônica são, velocidade dos veículos, o horário e a imagem coletada pela câmera instalada junto ao radar. Estes dados são transformados em informações que identificam os veículos infratores que são enviados ao departamento de Trânsito para a geração automáticas das multas de trânsito.
Como são classificadas as decisões gerenciais?
As decisões gerencias são classificadas em estruturadas, semiestruturadas, e não estruturada.
Explique a estrutura das decisões gerenciais.
Estruturadas – fazem parte da rotina de trabalho com informações claras e objetivas, ocorrem no nível operacional – de ação Imediata.
Semiestruturadas - Combinam características das decisões estruturadas e não estruturadas. Ocorrem no nível de gerência intermediaria – Ações de médio prazo
Não estruturada – As informações são estimadas, incertas e sujeitas a mudanças, normalmente associadas a cenários de risco - ocorrem no nível estratégico – Gerência estratégica, Diretoria – Ações de Longo prazo
Quais as etapas de um processo decisório e quais suas características?
Inteligência, - É o momento em que o gestor e equipe caracterizam o problema, analisam, validam as premissas e formulam objetivos a serem atingidos. - Concepção, Onde as possíveis alternativas de solução são levantadas, os prós e contras são avaliados. - Seleção, Etapa em que é identificada a alternativa que contribuirá de maneira mais efetiva para os objetivos estabelecidos. Revisão, – É a etapa de decisão, a implementação da decisão é monitorada para verificar se a alternativa escolhida foi mesmoa melhor decisão.
O que caracteriza uma decisão estruturada e no que essa decisão difere da decisão não estruturada?
É aquela que se baseia em informações bem definidas ou procedimentos pré-estabelecidos. As decisões não estruturadas ao contrário, são baseadas em informações imprecisas, que conferem certo grau de imprevisibilidade às decisões.
O que é uma decisão multicritério?
Decisão multicritério é aquela que se baseia em múltiplos critérios de avaliação sobre determinada variável de decisão. Por exemplo, ao adquirir uma televisão, levamos em consideração, preço, consumo de energia, dimensão da tela, tecnologia da tela e período de garantia.
O que significa um sistema de apoio a decisão (SAD)?
Um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver os problemas semiestruturados e alguns problemas não estruturados, com intenso envolvimento do usuário.
Cite 2 exemplos de decisões estruturadas?
Descarte de produtos vencidos em uma gondola de supermercado.
Emissão de uma ordem de compra para garantir estoque mínimo conforme estabelecido em normas internas.
O descarte de determinada alternativa em razão da sua inviabilidade, está relacionada a qual etapa num processo decisório?
Está relacionado à etapa, seleção.
Uma montadora de veículos precisa decidir sobre a cidade mais adequada para instalar uma nova unidade de montagem. Pense nos critérios de seleção que poderiam ser utilizados nesta decisão.
Qualidade de mão de obra na região, infraestrutura local para atrair novos colaboradores, proximidade dos mercados consumidores e das empresas fornecedoras do setor, (custos de logística), impostos locais e possibilidade de isenções fiscais, qualidade e continuidade de fornecimento de energia e dos meios de comunicação, qualidade das vias de acesso.
O que é um sistema?
É um conjunto de elementos organizados e interligados entre si.
Ou ainda, é a disposição das partes de um todo, que de maneira coordenada, formam uma estrutura organizada, com a finalidade de executar uma ou mais atividades. Também pode ser descrito como, um conjunto de eventos que repetem ciclicamente na realização de tarefas predefinidas. 
Podemos compreender melhor um sistema se estudarmos seus componentes de forma detalhada, basicamente um sistema apresenta seis componentes, Objetivo, entradas, saídas, controles e avaliações e retroalimentação. Descreva cada um deles.
Objetivo: E a própria razão de ser do sistema, ou seja, é a finalidade para o qual foi criado. Entradas: é toda matéria prima que inicia o processo de transformação, ou seja, o material a energia ou dados que dão início ao processo. Processamento: é a função que possibilita a transformação de insumos em um produto, serviço ou resultado, (entrada processamento saída). Saída: é o resultado do componente processamento. Pode ser um produto ou serviço, e devem ser coerentes com o objetivo do sistema.
Defina o componente de entrada em um sistema.
Os sistemas captam matéria prima, insumos e informações a partir do ambiente onde estão inseridos, ou seja, o sistema recebe uma ou mais entradas provenientes do ambiente que influenciam o sistema, por exemplo, um sinal elétrico ou uma onda sonora.
O que é um sistema de informação?
Um sistema de informação é um tipo de sistema que tem por finalidade armazenar e processar as informações, ele é formado por elementos tecnológicos, (hardware, software e rede de dados), além de elementos humanos, (usuários) e procedimentais (políticas de utilização).
As empresas de hoje utilizam diariamente os SIs para desenvolverem ações, seja em níveis operacionais, táticas ou estratégicos, estas ferramentas são utilizadas frequentemente e a maneira como os SI são utilizados depende de empresa para empresa. Com base nestas informações, como é utilizado o SI em nível operacional, tático e estratégico?
A utilização do SI ao nível operacional destina-se a automatizar tarefas rotineiras, registrando e organizando dados provenientes de operações. Em nível tático o SI oferece aos gestores informações de qualidade para o processo de tomada de decisão. Em nível estratégico, os SI além de fornecer informações de qualidade, oferecem estudos e comparações de dados para atividades do planejamento estratégico.
De acordo com a abrangência geográfica, como as redes de dados são classificadas?
Dê acordo com a abrangência geográfica, a rede de dados é classificada em 3 categorias: LANs (redes Sociais), MANs (redes metropolitanas) WANs (redes de longas distâncias).
Um sistema de informações é formado por elementos tecnológicos que se dividem em três categorias; software, hardware e redes de dados. Esses três elementos interagem formando uma espécie de engrenagem cuja finalidade é o processamento de dados e a produção de informações. “Em relação à integração de software, hardware e rede de dados, ” podemos afirmar que:
 O Software comanda todo o sistema incluindo hardware e as redes de dados.
Qual é a definição do conceito de Software em uma abordagem gerencial?
O Software pode ser definido como o conjunto de instruções geradas por meio de linguagens de programação, para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. É a parte logica do Hardware.
Quais as três camadas de um software e quais as funções específicas de cada camada?
O software possui 3 camadas, - Camada 1, - banco de dados, utilizado na inclusão de dados ao sistema e na consulta das informações nele contidas. Camada 2, – código, que realiza os cálculos, Camada 3, – interface ao usuário, apresenta em tela os dados inseridos no sistema através de interface amigável.
O que quer dizer lead line?
Refere-se ao tempo que um produto ou serviço leva para mover-se ao longo de um processo ou um fluxo de valor, desde o começo ao final do processo.
A interface de usuário é um dos elementos fundamentais do Software por promover um elemento visual que facilita a utilização do sistema, o lançamento de dados e a sua posterior visualização. Os elementos visuais se tornam funcionalidades que determinam a forma como o sistema é utilizado, o qual deve ser agradável, intuitivo e fácil de ser usado, o qual chamamos de user- friendly. Esta é uma afirmação correta?
SIM! - A interface do usuário quando bem projetada tem o potencial de tornar a utilização do sistema de forma fácil, agradável e intuitiva.
Sob o aspecto tecnológico defina o conceito de rede de dados.
Rede de dados é o elemento que interconecta os computadores e faz com que as informações circulem por todo o sistema, permitindo acesso aos dados e ao conteúdo do sistema, inclusive em modo remoto.
Sob o aspecto tecnológico defina o conceito de Software.
Software é a parte lógica do sistema de informações, este é o elemento que comanda todo o sistema, incluindo os computadores, os dispositivos periféricos e a rede de dados
Sob o aspecto tecnológico defina o conceito de interface ao usuário.
Interface ao usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos botões, menus caixas de texto, entre outros elementos.
Sob o aspecto tecnológico defina o conceito de Hardware.
Hardware é a parte que congrega os elementos físicos de um sistema, onde se enquadram todos os tipos de computadores, bem como periféricos como, monitores, teclados, impressora e outros elementos de transmissão de dados.
Sob o aspecto tecnológico defina o conceito de rede de dados.
Rede de dados é o repositório onde se atende aos comandos enviados pelo software, de forma que há um processo de transação de dados para retornar a resposta ao elemento solicitante.
Qual a finalidade de uma rede SQL?
Definir comandos de acesso ao banco de dados.
Quais os softwares são considerados sistemas de informação?
Sistema de controle de estoque, software de cadastro de clientes e rede social.
Qual a função de um Administrador de banco de dados (DBA)?
Organizaros dados através de um esquema chamado, modelo de dados, que indica como os dados devem ser armazenados e vinculados entre si, ampliar as possibilidades de consulta às informações, reduzir o tempo de transações e facilitar a ampliação do sistema com novas funcionalidades.
Utilizando a abordagem sistêmica, como você definiria um sistema de biometria, capaz de cadastrar e reconhecer impressões digitais? Quais as entradas e Saídas e elementos de processamento? Como os elementos de processamento interagem para realizar a função do sistema?
Em um sistema de biometria as informações são: a imagens da impressão digital do usuário, seus dados cadastrais e data e hora da captura. O processamento do sistema consiste em converter a imagem de impressão digital em informações digitais, armazenar as informações em um banco de dados e comparar uma impressão digital de entrada com as informações armazenadas no banco de dados. A saída do sistema é a identificação do usuário com base na imagem de sua impressão digital.
Uma empresa necessita de um sistema de informação para cadastrar seus clientes e respectivos pedidos de compra. O sistema requer um banco de dados capaz de armazenar todas as informações necessárias para seu funcionamento. Pense como seria a modelagem de dados para este sistema e quais os dados devem ser armazenados e qual é a organização mais adequada. “Dica considere que os dados são armazenados em tabelas relacionadas entre si”.
Os dados pessoais dos clientes são armazenados em uma tabela de usuário em que cada cliente recebe um código único. Os pedidos de compra são armazenados em uma tabela separada e vinculada ao registro cadastral por meio do código do cliente. A vinculação entre as duas é chamada de relacionamento, que é a base do modelo relacional de um banco de dados.
Explique a relação que existe entre os sistemas de processamento de transações SPTs e os sistemas de informações gerencias.
SPTs, São aquelas que registram os dados operacionais de uma empresa, ou seja, aqueles decorrentes de sua operação cotidiana. Os SiGs, por outro lado utilizam os dados operacionais para gerar informações gerenciais na forma de relatórios.
Explique em que situação um gestor necessita de uma ferramenta de sistema de apoio a decisão “SAD”.
As ferramentas SAD se destinam a resolver situações de decisão não triviais, em que a solução requer o uso de processamento analítico complexo, como formulações matemáticas e estatísticas. Um exemplo típico da utilização de SAD é a simulação de cenários financeiros para decidir sobre a melhor aplicação dos recursos.
Uma empresa utiliza três diferentes sistemas de informação. O primeiro deles é o Software específico para o setor de marketing, o segundo integra a área financeira, comercial e de recursos humanos, e é uma ferramenta única. O terceiro é utilizado para compartilhar dados com duas empresas parceiras, uma transportadora e uma fornecedora de serviços. Como são denominados esses três tipos de sistema respectivamente.
Sistema departamental, ERPs e Sistema interorganizacional.
Existem três tipos de sistemas de informação que auxiliam os gerentes a tomar decisões, os Sistemas de Informações Gerenciais (SIGs), os sistemas de Apoio a decisão (SADs), e o sistemas de apoio aos executivos (SAEs), descreva cada um deles.
Os SIGs se aplicam a decisões rotineiras e periódicas, os SADs se aplicam a situações de decisões complexas e os SAES a decisões que consideram o ambiente de negócios.
Descreva o que é uma informação qualitativa e quantitativa.
Informação Quantitativa, podem ser expressas em números. Informação Qualitativas, são geralmente usadas para comparar metas e resultados além de especificar o produto.
Qual é a finalidade de um sistema interorganizacional?
Permitir que as empresas compartilhem dados em um único sistema. 
Considere uma indústria de moveis que deseja implementar um SIG para informatizar seu departamento comercial. Que tipo de informação transacional seria manipulada no módulo SPT e quais os relatórios gerenciais seriam necessários para uma boa gestão do departamento?
As informações transacionais típicas manipuladas no setor comercial incluem, por exemplo, o cadastro de clientes, os pedidos de compra, a lista de produtos e o registro dos contratos com clientes e prospects.
Explique como funciona um SIG na sua área de atuação ou nas seguintes áreas: contabilidade, marketing, manufatura e acadêmica.
Resposta Pessoal
Em minha área de atuação como Coordenador de qualidade de infraestrutura, o SIG funciona como mecanismos na coleta de dados no nível operacional pelos supervisores de campo e inseridos no sistema por meio de uma interface STP, onde podemos observar diversos indicadores como por exemplo, o cumprimento do cronograma das obras, rendimento individual e por equipe, qualidade dos fornecedores e do produto final. Este acompanhamento é realizado através de relatórios nos apoiando nas tomadas de decisão a nível gerencial em busca da produtividade e excelência operacional.
Qual a finalidade de uma MRP? 
A Finalidade de uma MRP é atender ao setor de produção industrial, no planejamento de materiais, está voltado para cálculos de necessidades de matéria prima.
Qual a finalidade de uma MRP2?
Além de atender ao planejamento de materiais, destina-se ao planejamento de produção, Plano Mestre, e capacidade de produção. É a evolução da MRP.
 
Explique porque uma ERP, é considerado um sistema integrado?
Uma ERP, é considerado um sistema integrado porque reúne em um mesmo banco de dados, as informações de todos os setores da empresa.
Os ERPs, surgiram no final da década de 1960, acompanhando a chegada dos primeiros computadores nas empresas. Como se deu a revolução dos IMS considerando o surgimento dos sistemas de informação? Podemos considerar o IMS como Primeiro ERP da história?
O IMS era rodado no IBM System/360, sendo que a verdadeira revolução foi o uso de uma técnica capaz de organizar grandes volumes de dados e permitir a rápida localização. O IMS não inovou no sentido de criação de uma rede de computadores pois este conceito não existia da forma que conhecemos e não podemos afirmar que o IMS pode ser considerado o primeiro ERP da história por não haver ainda o conceito de sistemas integrados.
Qual é o papel de um ambiente de colaboração em um sistema de informação gerencial (SIG) para a Gestão de projetos?
Um projeto é uma atividade coletiva, que requer o compartilhamento de informações e ideias entre seus participantes. Um ambiente colaborativo possibilita que os participantes de um projeto compartilhem essas informações e ideias em um único sistema de forma centralizada.
O que é uma ERP?
Segundo Davenport (1998) um sistema ERP é um pacote comercial de software que tem como finalidade organizar, padronizar e integrar as informações transacionais que circulam pela organização, é construído com base nas melhores práticas de mercado, utilizado em um ambiente corporativo, é constituído por módulos e não é desenvolvido para um cliente específico.
Quais os obstáculos para a implantação de uma ERP numa organização?
Resistência a mudanças, Sistemas legados, Cultura organizacional, treinamentos inadequados.
Quais as Características de um ERP?
ERPs integram informações de múltiplos departamentos em uma única base de dados, são sistemas modulares que podem ser implementados gradualmente e são sistemas derivados da informatização dos processos produtivos.
O que caracteriza uma ERP de segunda Geração (ERP2)?
É caracterizada pela utilização de informações de ambiente externo e interno.
Cite alguns pontos comuns às empresas que tendem a alcançar sucesso na implantação de um ERP.
Criação de um time de trabalho que envolve os melhores profissionais da empresa e não “aqueles que não tinham nada melhor para fazer”; Criação de fontes de parceria com os três principais atores de processo. Consultores da implantação fornecedor do software, fornecedor do hardware. Busca constante do menor nívelpossível de personalização do sistema. Escolha da ERP baseada na maior adaptação possível nos negócios da empresa.
O que é um CRM?
O CRM é um sistema que busca personalizar o atendimento aos clientes. É o modulo de relacionamento com o Cliente
Quais as funções de um CRM?
Informatização da equipe de Call Center, acompanhamento de produtividade da equipe de vendas e Apoio a elaboração de materiais de Marketing.
O que é um SCM?
SCM é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas, lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. Este sistema permite fornecer uma solução que melhora a capacidade de planejamento, resposta, implementação e controle de toda a atividade de compras e fornecimento de produtos e serviços, de modo a permitir uma correta gestão de fornecimentos dos produtos e serviços da empresa ao mercado.
Qual a importância de um SIG na área financeira de uma empresa? Quais são os tipos de relatórios gerados por ele e como esses relatórios podem ajudar na gestão?
Um SIG financeiro auxilia a empresa a registrar, controlar e gerenciar seus indicadores financeiros, como os custos variáveis e fixos por departamento, as receitas líquida e bruta, a margem de lucro os passivos e os ativos das empresas.
O Gestor de pessoas de uma empresa decide adquirir um sistema de informação para informatizar as atividades de seu departamento. Como um SIG de gestão de Recursos humanos (RH) pode ajudar o gestor a melhorar os indicadores de desempenho de sua área?
Um SIG de RH pode auxiliar o gestor de pessoas a administrar seus indicadores de desempenho, como rotatividade dos funcionários (turnover) a avaliação e desempenho dos colaboradores e o desempenho da política salarial e de benefícios.
Cite uma característica do SIG para a gestão de produção.
Auxiliar no Planejamento das necessidades de materiais.
Quais são os três elementos que compõe um sistema de BI (business intelligence)?
Os três elementos que compõe um sistema de BI, são: data warehouse (DW) OLAP e data mining. O DW cria um repositório central com as informações sobre os negócios da empresa, O OLAP realiza o processamento analítico e multidimensional sobre as informações armazenadas no repositório geral. O data minning é o elemento que busca revelar conhecimentos até então desconhecidos com base nas informações armazenadas. Esses três elementos operam em conjunto para proporcionar aos gestores estratégicos uma visão geral sobre os negócios da empresa.
A principal função do OLAP (processo analítico online) é proporcionar uma visão multidimensional das informações. O que significa isso?
A visão multidimensional proporcionada pelo OLAP permite que determinada variável da análise, como o desempenho de vendas de um produto seja observada sob múltiplas perspectivas ou ângulo de observação. O OLAP permite por exemplo observar como as vendas se comportam considerando-se diferentes períodos regiões e tipos de consumidor.
Quais são as características de um software de mineração de dados (data minning)?
Os data minning utilizam algoritmos computacionais derivados da inteligência artificial, são capazes de descobrir conhecimentos em grandes bases de dados e aplicam-se também à análise de tendências de mercado e do comportamento dos consumidores.
Em que situação é indicada o uso de uma ferramenta de data warehouse (DW)?
Quando for necessário consolidar dados de fontes diversas.
Uma empresa deseja migrar sua infraestrutura de TI (tecnologia da Informação) para nuvem, a fim de reduzir os custos e os investimentos futuros em tecnologia. Sabemos no entanto que esse processo exige uma cuidadosa avaliação técnica e econômica. Como funciona essa transição?
Para realizar a migração a empresa pode contratar uma determinada quantidade de servidores e pode a qualquer momento incluir ou retirar equipamentos de operação pagando pelo tempo de uso de cada um, ao migrar para nuvem, a empresa pode optar por manter uma parte de sua infraestrutura de TI em seu próprio data center sem perder a integração com a parte da infraestrutura que residirá em nuvem. Mesmo migrando integralmente a infraestrutura para nuvem a empresa precisa manter uma equipe mínima para TI. O modelo de operação em nuvem somente é viável para empresas de grande porte em razão dos altos custos de provisionamento.
Descreva as vantagens do sistema em nuvem.
Redução de custo: investimento reduzido em infraestrutura e rede de dados, Flexibilidade: em ajustar capacidades contratadas ao atendimento a picos de demandas, Segurança: monitoramento constante de sistemas para evitar que sejam interrompidos ou sofram invasões, Recuperação de dados: Backup constante e em locais diferentes dos dados trabalhados, Equipe reduzida de manutenção: pois a manutenção é de responsabilidade do fornecedor da infraestrutura, Acessibilidade e mobilidade: acesso remoto e autenticação de usuários são permitidos agilizando processos e reduzindo custo operacional
Uma empresa que comercializa produtos em um site de comercio eletrônico deseja utilizar a ferramenta OLAP para compreender melhor o posicionamento de mercado de cada produto em todo o território nacional. Como o OLAP pode ajudar nessa tarefa?
O OLAP pode ajudar a compreender rapidamente os volumes de venda de cada produto, considerando-se os períodos em que cada produto é mais vendido e os volumes de vendas regionais de cada um. Essas informações podem auxiliar o gestor comercial no realinhamento da estratégia de vendas e na recomposição dos canais de distribuição.
O gerente de TI de uma empresa dispõe de uma grande equipe de operação e um data center composto por dezenas de servidores. Como o modelo de nuvem pode ajudá-lo a reduzir os custos operacionais e de investimento em sua área? 
O modelo em nuvem, pode reduzir a equipe de TI e a infraestrutura do data center, além dos custos com comunicação, como custos e banda da internet. Ao migrar para nuvem os investimentos de TI são substituídos por custos operacionais sob demanda, o que proporciona flexibilidade e agilidade ao comissionamento da infraestrutura necessária.
Após a análise de mercado a respeito do avanço do uso de capsulas monodose, a Nestle passou a se preocupar com o posicionamento do Nescafé, versão solúvel, pois percebeu queda na participação deste produto, de acordo com a diretoria de marketing da Nestle, o Nescafé representa uma marca pioneira a 75 anos, fazendo parte de um dos pilares da empresa, diante destas informações quais as estratégias que a Nestle deve realizar para a preservação da marca?
A Nestle deverá investir na divulgação da marca Nescafé, associando-a a preços baixos para estimular a recuperação de suas vendas, elaborar um plano de marketing e definir um público alvo que consome o produto e as estratégias mais direcionadas para a divulgação e reposicionamento da marca, a empresa investir na criação de uma relação emocional entre o cliente o seu produto/marca. Com isso serão maiores as possibilidades de fidelização e satisfação deste consumidor.
Nos sistemas financeiros concentram as transações financeiras e contábeis, como registros de receitas, despesas, compromisso de pagamento, recolhimento de tributos, quitação de títulos, pagamento de pessoal, caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, entre outros, além disso exercem a função primárias de um SIG, que é o apoio a gestão. Diante desta informação descreva os módulos que compõe o sistema financeiro.
Controle Contábil - Mantem as informações contábeis, administra as contas a pagar e receber, emissão de faturas (notas fiscais) e ordem de pagamentos, os fechamentos contábeis, os demonstrativos de resultados dentre outros. Administração de Caixa – Registra o recebimento e desembolsos da empresa, possibilitando a administração de caixa (Fluxo de caixa), incluindo as movimentações entre contas, gestão de excessode caixa, incluindo as movimentações entre contas, gestão de excessos de caixa, antecipação da situação de déficit, possibilidade de investimentos etc. Planejamento orçamentário – Realiza o registo e o controle das receitas e despesas futuras, incluindo as análises de variação de fluxo de caixa, análise de risco, além da avaliação das opções de capitalização da organização. Administração de investimentos – Administra o portfólio de investimentos da empresa, apoia ao gestor nas decisões de compra e venda de títulos de forma a minimizar os riscos e maximizar os resultados dos investimentos. 
Em que consiste de um sistema financeiro numa organização e quais sua função?
O objetivo fundamental de um sistema financeiro consiste em apoiar os gestores no cumprimento das obrigações da empresa e no gerenciamento de seu plano financeiro. Algumas funções são coletar informações financeiras provenientes de diversas fontes, fornecer de relatórios gerenciais para acompanhamento de transações financeiras da empresa e auxiliar no planejamento e na execução orçamentária.
Os SPTs (Sistemas de Processamento de Transações) podem ser considerados como sistemas de nível operacional.
Constituem os SIs mais antigos usados pelas organizações. O SPT normalmente compõe a principal base de dados da empresa e tem alguns componentes principais.
Descreva quais são os componentes principais do SPT.
Entrada de dados, processamento, armazenamento e geração de relatórios.
Quando são estabelecidas medidas de proteção das informações, o propósito é exatamente a minimização dos riscos e das vulnerabilidades existentes no âmbito da organização.
No que se refere aos elementos da segurança da informação, em que consiste o elemento integridade?
Consiste na fidedignidade das informações, na conformidade dos dados com relação as inspeções alterações processos autorizados efetuados e dos dados transmitidos. Parte-se da premissa de que manter a integridade da informação é garantia de não violação (acidental ou intencional) dos dados. 
A área de tecnologia passou por inúmeras e drásticas mudanças ao longo de sua História, antigamente essa área de uma empresa era denominada CDP “centro de processamentos de dados” e consistia em estruturas centralizadas de uma sala especial climatizada e protegida contra intrusos. Os computadores eram chamados de mainframes. Com base no texto essa estrutura elitista era empregada devido a qual fato.
Ao fato dos computadores seres muito caros, terem uma manutenção problemática, serem de grande complexidade em seu uso e causarem muitos transtornos ao usuário.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
A palavra comunicação vem do Latim “communicare” e significa tornar comum compartilhar. Portanto o ato da comunicação implica na troca de informações entre sujeitos ou objetos utilizando símbolos como suporte. Descreva a comunicação utilizando os conceitos da Semiótica.
Utilizando os conceitos da Semiótica, temos que o ato de comunicação é a materialização de pensamentos e sentimentos em signos (sinais) conhecidos por todas as partes envolvidas.
Conceito de comunicação.
Comunicação é o ato de promover a troca de informações por meio da utilização de representações comuns aos interlocutores.
O que vem a ser o termo Signo (Sinais)?
Signo é qualquer representação para que uma ideia seja compreendida em sua transmissão. Utilizar a escrita da palavra “cadeira”, por exemplo, remete rapidamente o receptor à ideia de uma cadeira. 
Defina Semiótica (Semiologia)
É a teoria geral das representações, que leva em conta os signos sob todas as formas e manifestações que assumem (linguísticas ou não), enfatizando esp. a propriedade de convertibilidade recíproca entre os sistemas significantes que integram, ou seja, como o ser humano interpreta as representações que recebe.
Como os Signos podem ser representados?
O signo pode ser representado como sinais (representações que despertam uma ação), ícones (representações visuais), índices (representações indicativas) ou símbolos (representações com caráter emocional).
Quais os elementos fundamentais para o processo de comunicação?
Emissor (Codificação), mensagem, Canal (meio de transmissão da mensagem) Código (conjunto de signos utilizados para construção da mensagem), Receptor (decodificador), feedback (resposta).
O que é um Ruído numa comunicação?
É tudo o que pode interferir negativamente no fluxo de informações, desviando o foco da mensagem, prejudicando a codificação ou a decodificação. Barulhos, pessoas alheias ao processo de comunicação interferindo na mensagem transmitida e poluição visual são exemplos de ruídos. 
Quais são as 3 esferas operacionais e estratégicas da comunicação organizacional?
A Comunicação Organizacional pode ser dividida em três esferas operacionais e estratégicas: Comunicação Institucional (Relações Públicas); Comunicação Interna (Comunicação Administrativa) e Comunicação Mercadológica (Marketing).
Quais os tipos de linguagem?
INFORMAL - A linguagem popular ou coloquial, Linguagem vulgar, Linguagem regional. FORMAL - A linguagem culta ou padrão. É aquela que segue e obedece, às normas gramaticais.
O que são Stekholders?
São os diferentes públicos de uma organização, como os acionistas, os fornecedores, os parceiros, as entidades de classe, os representantes de órgãos governamentais, os clientes, os funcionários, a comunidade e a sociedade em geral.
Ao traçar um apanhado histórico que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa, no entanto do ponto de vista do que se convencionou chamar relações públicas o que podemos considerar como marco?
Podemos considerar como marco a contratação de um escritor, no sec. XVIII, para traçar estratégias de comunicação para a emancipação dos EUA.
Por qual motivo as organizações devem manter uma comunicação bem estruturada?
A comunicação nas organizações, devem ser bem estruturadas para evitar ruídos e fofocas, pois onde não há transparência na comunicação oficial a comunicação informal opera, a comunicação bem estruturada faz com que a organização possa se comunicar de maneira coesa com todos os stakholders.
Quais as 3 formas de produção e suas principais características?
Artesanal – sistema doméstico de fabricação o qual evoluiu para oficinas caseiras com uso de ferramentas rudimentares. Industrial – Industrialização uso de ferramentas mecânicas nas oficinas e na agricultura, uso do carvão e ferro emprego do vapor como forma de energia. Desenvolvimento industrial. Uso do aço e da eletricidade, surgimento do motor elétrico e uso de derivados de petróleo para geração de energia.
De que forma, por exemplo, a tão falada crise econômica mundial – e a brasileira – afeta a comunicação interna e externa das empresas?
O processo de comunicação nas empresas pode enfrentar sérios problemas com ruídos vindo do ambiente interno e externo os quais podem comprometer os objetivos e resultados da empresa. Se a empresa ignorar as mudanças ocorridas no ambiente em que atuam e separar a comunicação do processo de mudanças, poderá ter a credibilidade e sua imagem afetada. Para obter sucesso uma comunicação bem estruturada deve atuar em todo o processo, principalmente deixando toda a organização informada sobre o novo quadro que se está instalando.
Segundo Kunsch, (1986), a comunicação humana ocorre em quatro diferentes níveis: intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico. Em cada um destes níveis, a mensagem tende a provocar diferentes impactos, reações e/ou resultados. Descreva os impactos em cada um dos níveis citados. 
No nível Intrapessoal é o impacto da comunicação no interior de cada indivíduo, “É o estudo do que se passa dentro do indivíduo enquanto este adquire, processa e consome informações”. No nível Interpessoal, é aquele que ocorre na interação entre as pessoas, analisa-se “a comunicação entre os indivíduos, como as pessoas se afetam mutuamente e, assim, se regulam e se controlam uns aos outros”. No nível Organizacional é o maisexplicitamente ligado ao meio corporativo, analisa-se como as pessoas de uma organização ficam ligadas por causa de sua comunicação, formando uma rede que as une, entre si e ao ambiente. No nível Tecnológico. É aquele que pressupõe a utilização de meios externos para que se dê o processo comunicacional. “O centro da atenção recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos, nos programas formais para produzir, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações”.
O que se devemos considerar para que o processo de comunicação se dê de maneira satisfatória?
Precisamos considerar todas as etapas da comunicação, a adequação do código entre o emissor e o receptor, a ambientação da mensagem e a análise dos níveis em que ocorre a comunicação (intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico).
Quais são os tipos de barreiras da comunicação organizacional?
Barreira Mecânica ou Física - Quando a interferência é provocada por elementos externos, como aparelhos de transmissão, equipamentos inadequados ou ruídos do ambiente, temos este tipo de barreira. Barreira Pessoal ou Fisiológicas - Ocorre quando a pessoa tem dificuldade de se comunicar por causa de algum problema de ordem física ou fisiológica, provocado por causas genéticas ou por acidentes. Barreira Semântica Quando há o uso inadequado da linguagem, emissor e receptor devem partilhar do mesmo código para que haja comunicação de forma efetiva. Barreiras Psicológicas - quando preconceitos e prejulgamentos prejudicam a comunicação. Preconceitos raciais, de classe social, orientação sexual e de ordem religiosa costumam provocar prejuízos ao processo de comunicação. Além de outras barreiras específicas da Comunicação Organizacional Barreiras pessoais - quando pessoas prejudicam, de forma deliberada ou não, o processo de comunicação. Há pessoas que travam a fluência da comunicação, criando segredos, impondo obstáculos, dificultando a interação com os colegas. Barreiras administrativo-burocráticas - Há empresas excessivamente burocráticas e que, por causa desse excesso, provocam interrupções, bloqueios ou atrasos em seus processos comunicacionais. Barreira por Excesso de informações - pode levar as pessoas a terem dificuldade para estabelecer prioridades. Barreira por Falta de Informações - Onde não há transparência na comunicação, proliferam-se os canais informais, pois as pessoas tendem a buscar informações para o seu dia a dia nos chamados canais extraoficiais. Informações incompletas- Dados incompletos, fragmentados ou mesmo deturpados, com informações sonegadas ou omitidas podem provocar danos importantes a uma empresa.
Quais as mudanças que a Globalização trouxe no cenário atual das empresas?
A globalização trouxe inúmeras mudanças na forma de se gerir negócios. Hoje em dia, empresas podem não ter sua unidade de produção concentrada em lugares específicos, por exemplo. É comum que cada item de um produto seja desenvolvido em uma localidade, por motivos de competitividade.
Se por um lado, A globalização representa grandes oportunidades para empresas que têm condições de atuar de forma global, por outro, pode também ser uma grande ameaça às empresas que não têm condições ou que não estejam preparadas para a nova realidade. Para Lamas, o fenômeno é irreversível. O lado cruel da globalização é que ela favorece ainda mais os países mais desenvolvidos, pois eles têm tecnologias mais avançadas e maior estabilidade econômica do que os chamados emergentes. Quais as principais características da globalização segundo Lamas? 
O desenvolvimento tecnológico faz do mundo uma aldeia global; o foco está no conhecimento, e não mais nas matérias-primas básicas; os mercados tendem a se expandir gradativamente; a busca incessante pela melhora da produção ao menor custo possível, em âmbito mundial. 
Com a globalização o maior desafio em países menos desenvolvidos é criar alternativas para a integração das potências econômicas emergentes. Diante deste cenário quais as vantagens de uma empresa de pequeno porte?
Para empresas de pequeno porte as vantagens são, maior flexibilidade na gestão e a possibilidade de ser mais ágil do que as gigantes internacionais são oportunidades visíveis no mundo globalizado. Com o desenvolvimento tecnológico e o crescente processo de inclusão digital, as empresas individuais e as de pequeno porte passam a ter força e voz, podendo até mesmo fazer frente às grandes corporações.
Quais são os níveis hierárquicos de uma organização descreva cada uma delas
Nível operacional, nível de gerência, nível estratégico.
Descreva as atribuições do nível operacional.
Nível Operacional – é o executor de todas as tarefas, lida com a técnica, é o encarregado de fazer a transformação dos recursos em produtos, neste nível estão os técnicos que planejam transformam e controlam os recursos por meio de processos.
Descreva as atribuições do nível estratégico.
Nível Estratégico, são definidas as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes
Descreva as atribuições do nível de gerência.
Tem como atribuição integrar outros níveis hierárquicos. Traduzir estratégias em objetivos operacionais e lidar com problemas do ambiente operacional, transformando-os em decisões executivas,
A – Qual a principal função de um sistema gerencial de RH
Consiste em fornecer subsídios ao gestor de pessoas de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão de contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas, preparação e emissão de folha de pagamento de pessoal, controle e mapeamento de competências e habilidades.
Dentre as filosofas do “pensamento enxuto” destaca-se o termo valor, que possui qual significado
O ponto de partida do pensamento enxuto só pode ser definido pelo cliente, caso contrário corre-se o risco de fornecer eficientemente para o cliente algo que ele efetivamente ele não deseja. (Menos é mais).
Nas regras de comunicação Formal e Informal descreva alguns de seus conceitos:
Comunicação Formal, estão na base da gestão da informação, refletindo as regras de circulação e proteção das informações, seguem normas e procedimentos bem definidos previstos, estruturados e documentados nas políticas das organizações, ex. envio de relatórios de um projeto pelo gestor aos seus participantes, conforme previsto no termo de abertura do projeto em conformidade com a política de comunicação da organização. – Comunicação informal, são iniciados de forma espontânea pelas pessoas, sem regras específicas e trafegando por múltiplos canais de comunicação, são informações trocadas em ambientes interativos, como por exemplo, salas de chat online, fóruns de discussão e os ambientes de relacionamento
O Que é globalização? 
A globalização é um fenômeno irreversível, pois é fruto do desenvolvimento tecnológico que transpões fronteiras e de movimentos econômico de interação entre países, é especialmente benéfica para os países em desenvolvimento, pois facilita transações de exportação e importação.
Quais são as 9 formas de comunicação dentro de uma organização? Relacione-as com suas atribuições.
Comunicação Institucional, de Produto, interna, financeira, ambiental, de crise, Relações com comunidade local, Relações Governamentais, Relação com os media.
Com o que se ocupa a comunicação institucional?
Comunicação Institucional – se ocupa em construir uma boa imagem e reputação de numa companhia aos públicos externos e internos da organização – o profissional responsável por esta comunicação quase sempre possui formação em comunicação Social geralmente é um Relações Públicas ou Jornalista.
Com o que se ocupa a comunicação de produto?
Comunicação de produto não ocorre somente por meio de publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como assessoria de imprensa, que irá divulgar as novidades junto a imprensa, e redes sociais que promovem a interação direta ao públicosem intermediários.
Com o que se ocupa a comunicação de Financeira?
Comunicação financeira estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
Com o que se ocupa a comunicação de Crise?
Comunicação de Crise trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
Com o que se ocupa a comunicação Ambiental?
Comunicação ambiental trabalha tendo o cuidado de agir de forma ambientalmente correta, minimizando danos ao ecossistema. Todavia, mais do que isso, suas estratégias de comunicação devem também prever ações de preservação e cuidados com o meio ambiente. As ações de comunicação deverão sensibilizar os diferentes públicos para a importância das ações ambientais.
Com o que se ocupa a relação Governamental?
Comunicação governamental trabalha com uma forma de se estabelecer um relacionamento saudável com essas instituições. Frise-se que o estabelecimento deste bom relacionamento nada tem a ver com a busca por qualquer tipo de favorecimento ou práticas ilícitas. Pelo contrário, é uma maneira de se estreitar relações para evitar ruídos e eventuais problemas.
Com o que se ocupa a comunicação Local?
Comunicação Local trabalha empreendo esforços importantes para desenvolver bom relacionamento com a comunidade em que está inserida. Programas de envolvimento da comunidade ajudam a fortalecer a boa reputação da organização. Além de promover a integração da comunidade com a organização, uma boa comunicação e interação com a localidade é uma forma de neutralizar eventuais barreiras.
Com o que se ocupa a relação com os media?
As relações com os veículos de comunicação e seus profissionais servem não apenas para a divulgação de produtos, mas também para o estreitamento de uma relação na criação de uma interação de confiança. Dentro das organizações, o elo com os veículos é o profissional de Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa, mas todo o staff (gerências técnicas e cargos de direção) precisam estar preparados para o contato com a mídia.
A comunicação entre as pessoas pode apresentar dificuldade com ruído o que interfere e impacta diretamente no processo de comunicação. As Habilidades de transmissão e de escuta podem contribuir para a melhoria da comunicação. Quais Os fatores que fazem parte da comunicação organizacional?
R – Escuta Ativa, Empatia, Reflexão e Feedback
Quais são as regras que podem facilitar o processo de feedback?
Ser Objetivo, fazer julgamento Claro e objetivo sobre o ocorrido e ser oportuno, dar feedback logo após a ação ocorrer, falar da ação e não da pessoa, ser descritivo e não avaliativo, não fazer julgamentos.
Cite algumas características de grupos e equipes.
Equipe –Objetivo de trabalho compartilhado, unidades de trabalho autônomas e semiautônomas, responsabilidade compartilhada pelos resultados globais. Grupo – esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, unidades de trabalho dependentes.
Quais são os cinco objetivos de um sistema de Informação organizacional?
Sustentabilidade do negócio, excelência operacional, melhores decisões, novos produtos e serviços e Relacionamento com o Cliente.
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilometro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise e que este índice é maior para veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros, João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos para alcançar um equilíbrio.
Com relação aos cinco objetivos de um sistema de informação gerencial qual é o principal objetivo evidenciado por João?
No cenário descrito João deseja atingir excelência operacional pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
Descreva as principais atribuições de um Planejador estratégico.
O planejador estratégico deve ter foco na equipe além de uma visão do todo (visão sistêmica) e detalhada, deve conhecer a realidade e tendências de mercado para a realização do plano de comunicação, necessita desenvolver pesquisas, ter pensamentos criativos, boa comunicação e entendimento sobre os objetivos da organização, pois é ele quem alinha os planos da organização com as suas estratégias.
Qual as características de uma redação técnica
A redação técnica deve ter precisão de vocabulário e ser objetiva, sem metáforas, figuras poéticas ou figuras de linguagem.
Descreva os quatro momentos da evolução do SI (sistemas de informação)
Primeira geração, os SI tinham foco em automação de processos operacionais e processamento de dados em especial na área financeira e engenharia, na segunda geração, o surgimento dos computadores pessoais, foram inseridos no contexto das organizações, a terceira geração ficou marcada pelo surgimento das redes de dados coorporativos, além do rápido desenvolvimento de peças de hardware, software e telecomunicações. E finalmente a quarta geração fomentada pelo advento da interne que trouxe a integração dos SI e estes deixaram de ser restritos aos servidores coorporativos, podendo ser acessados de qualquer lugar por meio da internet.
O que um líder deve fazer para manter uma equipe coesa?
O líder deve ter capacidade de mobilizar as pessoas por meio de sua credibilidade e de sua capacidade de inovar. Ele deve se aproximar de sua equipe, entende-la e saber conduzi-la, conhecer as suas necessidades e ter consciência que precisa estar em constante desenvolvimento.
Como deve ser o processo de feedback de uma organização.
O processo de feedback deve ser bem planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer os objetivos que eles podem causar em nos profissionais, um feedback bem planejado pode garantir assertividade, objetividade e aplicabilidade, evitando apenas ser um instrumento de fofocas e comentários irrelevantes.
Qual o Poder de um boato?
Ruídos podem desviar o foco da mensagem principal e provocar distorções importantes no conteúdo a ser repassado. Uma palavra mal colocada ou mal compreendida, uma intenção que não seja bem explicada ou mesmo boatos, exageros e omissões, podem provocar danos irreversíveis no fluxo de trabalho de uma organização
Explique o processo de transformação da sociedade influenciada pela tecnologia 
A transformação da sociedade se deu devido a necessidade de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, e busca constante de informações e conhecimento, com os avanços tecnológicos, o volume das informações que recebemos é crescente e imensurável e se dão de forma acelerada e para manter este ritmo as tecnologias tendem a se tornar cada vez mais sofisticadas e a obsolescência é cada vez mais rápida, também provocando um consumo acentuado.
Descreva os itens obrigatórios de uma procuração.
Os itens obrigatórios que uma procuração deve conter são a identificação e profissão de outorgante e outorgado, a especificação dos poderes delegados entre eles, a finalidade e o prazo de validade do documento. Após o texto explicativo contendo essas informações, deve conter local, data e assinatura do outorgante (aquele que está cedendo poderes)
Alguns elementos impulsionam mudanças nas organizações, elementos estes utilizados pela alta gerência para a tomada de decisões. Identifique quais são estes elementos.
As 3 situações propulsoras de mudança em que a alta gerência deve levar em consideração ao tomar decisões são: ameaças externas – fatores que afetama sobrevivência da empresa, Oportunidades externas – relacionam-se a oportunidades em novos segmentos. Rapidez de resposta - são reações da empresa às demandas do mercado.
Qual a Importância da comunicação organizacional para a gestão de uma organização?
É fundamental para o bom funcionamento da empresa, com uma comunicação bem estruturada ela ganha credibilidade, precisão e agilidade nas informações, os seus colaboradores obtém conhecimento da organização e sensação de pertencimento, possibilita o melhor desempenho e descoberta de talentos e minimização de efeitos negativos em crises.
A empresa ganha credibilidade, quanto mais forte a credibilidade interna mais forte será sua imagem externa, Precisão e agilidade na informação: quanto mais estruturada for a comunicação interna, mais claros serão seus processos. Conhecimento da organização: quando conhecem bem a organização em que estão inseridas, as pessoas tendem a tomá-la como sua. Sensação de pertencimento: o ser humano necessita sentir-se parte de um contexto. Destaque a profissionais: a comunicação interna permite conhecer melhor o desempenho e os talentos das pessoas. 
Troca de informações: a comunicação interna bem estruturada fomenta a interação entre as pessoas, facilita a troca de informações e ameniza eventuais efeitos nocivos de críticas e feedbacks negativos. 
Minimização de efeitos em crises: quanto mais a equipe estiver bem informada sobre o andamento da organização, de suas crises e dificuldades, mais poderá ajudar a contornar a situação e vencer os obstáculos. 
Clima organizacional positivo: a comunicação interna facilita a interação entre as pessoas, não apenas pelos canais formais. 
Como o gestor deve se comunicar com suas equipes?
O Gestor deve comunicar-se com clareza, estimular a produtividade do time, inspirar o grupo e, ainda, promover um bom relacionamento entre todos os membros. Ele deve saber ouvir, ser transparente e objetivo, motivar e encorajar, dar e aceitar feedbacks, e jamais ser comparativo expor pessoas e apontar culpados.
Como a empresa deve estruturar seu endomarketing?
Bekin (1995) aponta que o plano de endomarketing deve se desenvolver em três etapas: programa, gerenciamento e execução, buscando o maior comprometimento do público interno. O endomarketing deve deixar sua equipe interna bem integrada e informada sobre as ações da empresa, deve contratar, treinar e motivar os funcionários para que esses possam atender bem aos seus clientes pois quanto mais comprometida estiver a equipe, melhores os resultados que ela tenderá a gerar. É por meio do endomarketing que os empregados perceberão a importância do cliente.
Como as estratégias de comunicação interferem na imagem organizacional?
Elas interferem diretamente na reputação e credibilidade da organização, uma comunicação bem estruturada não permitirá que ruídos interfiram na imagem da organização principalmente em momentos de crise, fará com que seus colaboradores mantenham o foco e garantam que a organização atinja o objetivo a comunicação na organização está diretamente ligada ao sucesso ou a ruína da empresa.
Como as pequenas empresas com suas limitações devem estruturar sua comunicação?
Como na maioria dos casos não há condições de se montar um departamento de comunicação nem de se contratar empresas terceirizadas, a comunicação é feita diretamente entre os gestores e os liderados, e também entre os gestores e o público externo. - Os gestores devem motivar as pessoas e criar maior compromisso de cada um, fortalecendo os laços internos. Incentivar a comunicação como uma via de mão dupla, é fundamental manter a equipe bem informada para estar “focada, atenta e, consequentemente, empenhadas quanto aos objetivos da organização, possibilitando resultados cada vez mais positivos”. Referente ao público externo todo material gráfico o precisa ser feito com muito cuidado, sem erros, com informações precisas e chamativas para causar uma boa impressão ao público externo.
Nova Regra ortográfica emprego do hífen: Resumo
Regra Básica! 
Sempre usar hífen diante de h: anti-higiênico, super-homem.
Prefixo terminado em vogal
Sem hífen diante de vogal diferente: autoescola, antiaéreo.
Sem hífen diante de consoante diferente de r e s: anteprojeto, semicírculo.
Sem hífen diante de r e s. Dobram-se essas letras: antirracismo, antissocial, ultrassom.
Com hífen diante de mesma vogal: contra-ataque, micro-ondas.
Prefixo terminado em consoante
Com hífen diante de mesma consoante: inter-regional, sub-bibliotecário.
Sem hífen diante de consoante diferente: intermunicipal, supersônico.
Sem hífen diante de vogal: Interestadual, superintendente.
OBS: 
Com prefixo sub, usa hífen também diante da palavra iniciada por r: sub-região
Palavras iniciadas por h perdem essa letra e juntam-se sem hífen: subumano, subumanidade.
Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano, etc.
O prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando se inicia por “O”: coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante, etc.
Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen: vice-rei, vice-almirante, etc.
Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderão a noção de composição como: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, etc.
Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pró, usa-se sempre o hífen: ex-aluno, ex-presidente, sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém cassado, pós-graduado, pós-graduação, pré-vestibular, pró-europeu, etc.
Deve-se usar hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocabulário, mas encadeamentos vocabulários: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São- -Paulo.
Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma frase ou combinação de palavras coincidir com hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte: 
Na cidade conta-
-se que ele foi viajar.
Página 9 de 16

Outros materiais