Buscar

Prova Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201308143966 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201308143966 - DANIELA SANTOS DA SILVA
	Professor:
	PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY
	Turma: 9025/AX
	Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 07:24:04
	 1a Questão (Ref.: 201308403624)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quase 10 milhões de litros de esgoto industrial são despejados por hora, irregularmente, em rios e córregos da Região Metropolitana de São Paulo. A estimativa, inédita, foi divulgada nesta quinta-feira, por pesquisadores do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O problema é grave, ainda mais quando consideramos que vivemos em uma região com escassez hídrica. Além do mais, pelas características do esgoto industrial, calculamos que ele, em média, seja sete vezes mais poluidor que o doméstico, (...) isto é, mesmo que se consiga universalizar o tratamento de esgoto na cidade, ainda teríamos outra São Paulo inteira para tratar, que sai das indústrias (Publicado pelo Estadão On-Line em 27 de fevereiro de 2014). A partir da leitura do texto acima e com base no conceito de desenvolvimento sustentável, apresentado na aula nove, haveria realmente uma contradição entre a dinâmica do progresso econômico, tão disseminada pelo atual modelo de globalização e os princípios da preservação ambiental?
		
	Resposta: Haveria sim por questões economicas, o desenvolvimento sustentável tem a intenção de promover ações que irão explorar os recursos naturais sem compromenter a geração futura, esse é o modelo no qual a sociedade deverá seguir, o texto fala da escassez da agua e isso prejudica toda economia de um estado, porque ao invés da sociedade ser educadas, instruidas e orientada a preservar serão gastos milhoes para resgatar esses recursos e mesmos assim não terão em abundância.
	
Gabarito: Na verdade não há contradição entre desenvolvimento e preservação ambiental, desde que os diferentes atores sociais assumam as devidas responsabilidades pelas práticas que desenvolvem. O atual modelo de globalização tem priorizado os interesses do mercado, em detrimento das necessidades maioria da população. Isto tem ocorrido mesmo nos casos em que recursos naturais valiosos e do interesse de toda a sociedade, como é o caso da água, se encontram ameaçados. Crescimento econômico sem distribuição de renda e sem sustentabilidade ambiental pode ser definido como qualquer coisa, menos desenvolvimento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308277482)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A investigação quantitativa tem como campo de práticas e objetivos trazer à luz dados, indicadores e tendências observáveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demográficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligíveis por meio de varáveis. A investigação qualitativa trabalha com valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões. Adequa-se aprofundar a complexidade dos fenômenos, fatos e processos particulares e específicos de grupos mais ou menos delimitados em extensão e capazes de serem abrangidos intensamente. MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set 1993. (com adaptações) As Ciências Sociais dispõem de métodos quantitativos e qualitativos, descritos sinteticamente no texto acima. Considerando essas definições, analise as afirmações que se seguem. I. Os métodos qualitativos e quantitativos não podem ser empregados em uma mesma pesquisa. II. Os métodos quantitativos são mais científicos que os qualitativos. III. Os métodos qualitativos são utilizados em estudos de caso ou contextos delimitados. IV. Métodos quantitativos e qualitativos não são mutuamente excludentes. É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	III e IV.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308276105)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?
		
	 
	A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.
	
	A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.
	
	O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.
	
	O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.
	 
	O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308399620)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na aula 03 (A análise Antropológica da Cultura) de Fundamentos das Ciências Sociais, na página 05, afirma-se: "Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de:
		
	
	Cultura
	
	Identidade cultural
	 
	Diversidade Cultural
	
	Relativismo cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308331841)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estadão - 24/02/2013 22:28 "Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia." A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso de H.A.M. e outros similares somos levados a nos perguntar se é o homem faz a sociedade ou se é a sociedade que faz o homem? Quais das respostas a seguir são coerentes com a visão das ciências sociais: I - Na realidade não existe esse abismo entre os indivíduos e a sociedade, ou seja, o homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem. II - Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros. III - Na realidade a violência expressa os instintos selvagens do indivíduo humano, que não dependem da sociedade, mas sim de uma herança genética agressiva.
		
	 
	As respostas I e II são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas não são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas I, II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas II e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	As respostas I e III são coerentes com a visão das ciências sociais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308393836)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Tradicional
	
	Dominação Legal
	 
	Dominação Carismática
	 
	Dominação Cultural
	
	Dominação Instável
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308176292)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Sobre meninos e meninas - "Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciadorde condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular corda ou executar passos de dança rítmica" (TOSCANO, Moema. Igualdade na escola: preconceitos sexuais na educação. Rio de Janeiro: CEDIM, 1995. p. 33). A partir do texto, responda: os meninos têm uma tendência natural para lutar? As meninas têm uma tendência natural para serem dançarinas? Justifique.
		
	Resposta: sim, se trata de hábito, cultura, a maneira de como somos incluidos e vivenciados na sociedade. As meninas podem vim despertar o interesse na dança e futuramente serem umas grandes dançarinas e os meninos tambem podem vim a ser um profissional do esporte, nesse casos a influencias e o interesse vem despertar naturalmente o interesse e gosto pelo que faz.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta. O aluno deve ponderar que não há uma tendência natural para dança ou futebol, mas sim uma construção de identidade. Deve-se ainda analisar o binômio natureza e cultura.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308176312)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durkheim considerou a questão da ordem social uma preocupação constante. De forma sistemática, estabeleceu o objeto de estudo da sociologia, assim como indicou o seu método de investigação. Com relação ao pensamento de Durkheim, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Para Durkheim, a pesquisa social deveria levar em conta a subjetividade das ações sociais. Por isso, toda análise social seria parcial.
	
	Para Durkheim, a anomia era uma demonstração contundente de que a sociedade encontrava-se no bom caminho.
	 
	Há duas preocupações presentes na obra de Durkheim que lhe deram visibilidade acadêmica: a questão da ordem social e a procura permanente de estabelecer o objeto de estudo da sociologia
	 
	Durkheim atribui aos fatos econômicos a raiz dos problemas sociais do momento histórico. Segundo ele, todo o resto, inclusive a própria moral, decorre desses fatos.
	
	A crescente divisão do trabalho que estava em curso na Europa, no período em que Durkheim escreveu seus textos, era, segundo ele, fator de desagregação social e moral.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308176316)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
		
	
	Atua motivado por crença religiosa.
	
	Atua por hábito, imitação ou motivado por emoção
	
	Atua considerando a pessoa do outro.
	
	Molda seus atos com o intuito de influenciar os outros.
	 
	Atua motivado por um hábito fisiológico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308399225)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As organizações contemporâneas onde a identidade de seus indivíduos é cada vez mais múltipla e onde suas estruturas são capazes de uma expansão ilimitada, segundo Manuel Castells, são denominadas de sociedades:
		
	 
	Em desenvolvimento
	 
	Em redes
	
	Globalizadas
	
	Modernizadas
	
	Informatizadas
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais