Buscar

marcas e produtos sustentaveis fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING
Fichamento de Estudo de Caso
 Gabriela Santos
Trabalho da disciplina: Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis
 Tutor: Prof. Edson Seiti Miyata
Barra Mansa/RJ 
2017
Estudo de Caso: Whole Foods Market, Inc.
Gestão de Produtos e Marcas Sustentáveis
O crescimento de consumo orgânico no mercado
REFERÊNCIA: WELLS, John R. HAGLOCK Travis, Whole Foods Market, Inc. Harvard Business School, 710-P01, VER. 03 ABRIL, 2008.
A Whole Foods é uma empresa que vende produtos naturais e orgânicos a varejo e é considerada umas das maiores dentro do ramo. A empresa foca em atrair clientes sofisticados que consomem produtos naturais em um ambiente agradável, proporcionando assim um bem estar aos clientes com uma alimentação saudável.
Em 2005 a Whole Foods Market, era considerada a maior rede de alimentos naturais do varejo americano, porem o cenário foi mudando com o surgimento de concorrentes neste mesmo ramo. Eles competiam com revendedores de alimentos naturais, varejistas de alimentos sofisticados, atacadistas que tinham recentemente introduzido loja de alimentos naturais em suas lojas. Como exemplos a Wild Oats, Trader Joe’s, H.E. Butt(HEB), Costco, Kroger,Wegman’s. Porém a Whoke Foods tinha 175 lojas nos EUA e uma loja no Canadá e planejava se expandir para o Reino Unido, suas lojas eram enormes, e o desempenho em comparação dos concorrentes era favorável. 
A Whole Foods por muito tempo competia diretamente com a Wild Oats, ao longo da década de noventa, era uma disputa por clientes, imóveis e aquisição. Que provocou uma das mais intensas e comentadas disputas da indústria. 
Em 2000 a Wild Oats passou por uma dificuldade financeira e seus níveis de serviços sofreram com a reprovação, assim observadores sentiam que a empresa não ia conseguir se destacar e se diferenciar de outros varejistas de alimentos naturais e dos maiores concorrentes, no caso a Whole Foods.
Já em 2005, a Wild Oats passou a ficar em segundo lugar no ramo de produtos naturais, deixando o primeiro ligar para a Whole Foods Market As margens de vendas entre as duas eram de 32% da Wild Oats contra 38% da Whole Foods.
A Whole Foods era pioneira no ramo varejista de produtos In Natura, seu fundador e CEO era John Mackey, não era formado em negócios nem tinha experiência no ramo de varejista comparado a empresas de alto porte como Wal-MArt, a Whole Foods foi uma aplicação da teoria de Maslow sobre a hierarquia de necessidades humanas, exemplo, uma vez que a necessidade de segurança alimentar fosse atendida, as pessoas poderiam aspirar a satisfazer sua necessidade de pertencer a um grupo ou a uma comunidade e sua necessidade de beleza, nessa teoria John Mackey queria projetar em suas lojas uma área de bem estar, e promover conforto para as pessoas que queriam fazer rápidas refeições porém com qualidade, o diferencial era na qualidade dos produtos sempre frescos, tinha também a questão de degustação e na amostragem dentro das lojas foi também uma expressão nova no sentido de partilha no varejo, e de melhor promover seus produtos mais sofisticados, Antes disso ele também se juntou a uma cooperativa vegetariana, depois ele acabou criando seu próprio negocio, coma participação de sua namorada , amigos e familiares, ele abriu a Safer Way, uma loja enorme com mais de 3mil metros quadrados de alimentos vegetarianos, mas não teve resultados lucrativos e acabou decidindo em fechar a loja que foi quando ele abriu a Whole Foods que começou com quatro lojas depois construiu sete lojas se tornando uma cadeia de alimentos naturais do pais, ele além de vender frutas orgânicas, oferecia outros produtos como carne sem hormônio e laticínios, ele sempre procurado com a qualidade de seus produtos e de sua equipe, que eram continuamente medidas e avaliadas, e as recompensas eram dadas com base na equipe, dentro da empresa tudo era medido, das operações ao moral, sempre com metas, as equipes eram incentivadas a cada ano melhorar suas vendas, que eram comparadas anualmente. Com todos estes cuidados em gerenciar bem as equipes, oferecer não só produtos de qualidade, mas também disponibilizar ambientes agradáveis atraindo assim um público selecionado que antes não tinham grandes empresas sente segmentos a Whole Foods se destacou dentre os concorrentes, querendo sempre oferecer melhor aos seus clientes. 	
3

Outros materiais