Buscar

A EDUCAÇÃO FISICA CUIDA DO CORPO E DA MENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A EDUCAÇÃO FISICA CUIDA DO CORPO E “MENTE”
João Paulo Subirá Medina
Franciely Brzesky Xavier
Que educação física é essa que cuida do corpo e "mente"? Muito tem se discutido do papel da Educação Física e seus conceitos. Há uma dificuldade em explicar o que realmente é a Educação Física, pois nem a própria tem se justificado. Afinal, quando falamos em Educação Física pensamos logo em corpos sarados, suados e dispostos somente a malhar, isso tem acontecido bastante, pois o número de pessoas que tem buscado este curso é ascendente e grande, parte dessas pessoas buscam um corpo perfeito. Ao se deparar com o verdadeiro e atual sentido da Educação Física se frustram ou até mesmo despertam para o verdadeiro sentido da mesma. 
A partir do momento em que começarmos a entendê-la, quando essa passar por uma crise, aí sim esta terá seu valor para a sociedade, incluindo principalmente a sociedade escolar, onde os professores alienados se excluem e se calam diante das reuniões decisivas da escola por não saberem opinar e fazer intervenções com os demais professores. Isso acontece porque nem ele mesmo sabe o verdadeiro significado da Educação Física, são manipulados e manipuladores, se prendem a velhas questões. Onde está a tal crise? Quem será mediador (a), capaz de trazer juntamente com a crise a transformação? Velhas questões e novas respostas, vamos nos adentrar neste campo tão especial e desvendar os mistérios e caminhos a percorrer para que possamos alcançar uma Educação Física que nos transforme e que busca incessantemente esta transformação do ser humano, pois envolve todos estes aspectos, porém, que não seja mais conhecida como fonte de pessoas “saudáveis”, incapazes de pensar, e nem tão pouco por uma concepção fragmentadora, mas que seja reconhecida pelo seu valor em desenvolver o ser humano em sua totalidade, pois o homem é um ser incompleto, dotado de suas carências, mistérios, contradições, enfim, é um ser sem cobertura. 
E é nessa condição humana que a Educação Física exerce influência com o objetivo de uma transformação aperfeiçoadora, no sentido de dar condições para que o indivíduo se torne sujeito desta transformação.

Outros materiais