Buscar

AV Análise Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0964_AV_201702103846 » ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201702103846 - JULIANA DOS SANTOS FRAZÃO
	Professor:
	CLAUDIA MARCIA PEREIRA LOUREIRO
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 8,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 22/11/2017 13:16:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201702713219)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O desenho organizacional possibilita contribuições importantes para a organização atendendo a quatro requisitos fundamentais. Um deles é o mecanismo de operação. Qual é a contribuição deste mecanismo para a organização?
		
	
Resposta: O mecanismo de operação é responsável pelas normas, normatização e distribuição de cargos seguindo a hierárquia organizacional. Isto é, o que cada membro irá desempenhar, quais são suas funções e responsabilidade dentro da organização.
	
Gabarito: Indicar aos participantes da empresa o que devem e o que não devem fazer, por meio das descrições de cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, normas e procedimentos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702732698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vimos que uma das características do Projeto é a Temporalidade. Explique de que maneira essa característica afeta a Estrutura Organizacional que adota a Departamentalização por Projetos.
		
	
Resposta: A departamentalização por projetos requer uma estrutura flexível e mutável, capaz de adaptarem-se a necessidade de cada projeto, a ser desenvolvido executado durante um detrminado período. Uma de suas característica é a temporalidade, pois é formada uma equipe com habilidades específica, que trabalham junto até o objetivo ser concluído, após a equipe é desfeita. Só formará outra equipe, quando tiver outro projeto a ser executado.
	
Gabarito: Como cada projeto tem início, meio e fim, a estrutura organizacional precisa ser pensada e repensada com o fim de um projeto e início de outro. Ela se modifica de tempos em tempos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702733815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Organização implica em arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos e estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Do que se pode inferir que:
		
	
	Nos últimos anos, empresas de diferentes tamanhos e ramos escolheram a estrutura linear como o desenho ideal para atender à demanda de seus clientes.
	 
	Não há uma estrutura organizacional perfeita, mas sim, que possa se adaptar às constantes mudanças no ambiente em que as empresas estão inseridas.
	
	Entre os vários tipos de estrutura existe uma que se encontra em desuso por haver dificuldades em sua utilização: a matricial.
	
	Os autores de administração consideram que a estrutura por projeto não é indicada para empresas que buscam inovação em produtos e serviços, já que é composta por pessoas que possuem um conhecimento generalista.
	
	O desenho funcional é considerado como o que produz a estrutura organizacional mais bem acabada para as organizações de forma geral.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702159260)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos cuidados que o administrador precisa tomar para lidar com equipes podemos destacar o seguinte ponto:
		
	
	O objetivo de cada membro da equipe deve ser individualizado e intrínseco ao indivíduo.
	
	A equipe não pode ser considerada como a base fundamental de trabalho do administrador e sim a sua atuação em relação a ela.
	
	É imprescindível que o líder determine o que cada membro realizará. A formalidade e a burocracia contribuirão para a boa organização do grupo.
	 
	Os membros da equipe devem ser designados para suas posições de acordo com suas propensões, habilidades, competências e tipo de personalidade.
	
	A função de liderança deve ser exercida por alguém determinado pela organização.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702142088)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Descentralização exige que as pessoas envolvidas devem ter conhecimento claro e uniforme da missão, visão e objetivos da empresa, além das estratégias globais para realizá-la. Concluímos que, quando, a empresa se utiliza da descentralização passa a usar melhor os cérebros da organização. Três fatores são fundamentais para essa contribuição:
		
	
	A primeira é : equipe precisa ter o conhecimento claro da gestão , a segunda é a motivação profissional e a terceira certeza de promoção.
	
	A primeira é : equipe não precisa ter o conhecimento da organização ela trabalha independente do líder, a segunda é a capacitação profissional e a terceira foco no mercado.
	 
	A primeira é : equipe precisa ter o conhecimento claro da organização, a segunda é a capacitação profissional e a terceira motivação pessoal.
	
	A primeira é : equipe precisa ter disciplina na obediência as determinações da hierarquia, a segunda é a capacitação profissional e a terceira motivação pessoal
	
	A primeira é : equipe precisa ter o conhecimento claro da organização, a segunda não precisa de capacitação a terceira é o trabalho centralizado no lider.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702142092)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Amplitude do negócio e o controle define qual é o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar e conduzir . Neste sentido ela provoca forte impacto sobre o tempo que cada administrador poderá dispor para preparar, influenciar orientar, avaliar cada um de seus subordinados. Como podemos quantificar o numero ideal de subordinados para cada executivo?
		
	 
	Dependerá da competência, experiência de cada executivo. O melhor é dosar experimentalmente e redosar frequentemente até encontrar o numero ideal para cada executivo.
	
	A organização deve contratar executivos para administrar a unidade de negócio, sem se preocupar com os detalhes de gestão, objetivando somente resultado.
	
	O executivo deverá ter experiência prévia, a organização não pode perder tempo em treinamentos e desenvolvimentos.
	
	Dependerá da equipe para ver como ela vai reagir diante dos objetivos.
	
	A organização deve escolher o executivo mais velho para administrar pessoas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702937403)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa do setor alimentício produz além de uma extensa linha de cafés para uso doméstico (torrado e moído, capsulas para expresso, cappuccino, etc.), cafés para uso industrial (embalagens grandes de cafés em grão para cafeterias e restaurantes), cafeteiras elétricas domésticas, máquinas para expresso domésticas, acessórios para preparação de cafés (jarras de vidro, filtros de papel, porta-filtros). As fábricas são especializadas em suas linhas: uma para cafés, uma para filtros e outra para cafeteiras e acessórios. A comercialização também é feita por linha: Doméstica, Industrial e Bazar. Essa empresa adota predominantemente a departamentalização por:
		
	
	Por Projeto.
	 
	Produto/serviço;
	
	Por Cliente.
	
	Processo;
	
	Por região;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702875683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ambiente que as organizações trabalham está cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, obrigando as organizações a adotarem em suas estruturas e formas de trabalhar, ações, políticas e modelos de gestão que venham a atender essas características. O objetivo principal é manter ou aumentar a sua participação no mercado. Estamos nos referindo à uma estrutura denominada como Departamentalização por Processos.Diante dessa realidade, podemos afirmar que esse tipo de departamentalização tem: I - Foco nas áreas em que o processo é desenvolvido; II - Foco na sequência das ações; III - A responsabilidade sobre todo o processo é do gestor da área onde o processo tem a maior quantidade de ações; IV - A sequência das ações (integradas ou não) facilita o trabalho do início ao fim. Estão corretas as seguintes afirmativas:III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	IV
	
	I
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702744063)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O agrupamento ou organização na base de projetos envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados relativos a um ou a vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grande concentração de recursos e provocando tempo para sua produção. A Departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptarem-se as necessidades de cada projeto a ser desenvolvido executado durante um determinado prazo de tempo. Essa departamentalização é muito utilizada:
		
	
	Na Europa somente, pois desde a revolução industrial é o único continente do mundo que utiliza a gestão de projetos.
	
	Principalmente implantada por Ford, que foi considerado um dos maiores expoentes da administração científica e flexibilizou a mão de obra.
	
	Principalmente no Brasil pois a sociedade industrial brasileira aderiu a projetos conforme verificamos as histórias de grandes empresas do Brasil.
	
	No período das grandes navegações no século XV, por isso os portugueses chegaram no Brasil.
	 
	Principalmente no século XXI nas empresas que trabalham com foco em inovação constante.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702141677)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿As ações são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação¿. Essa afirmativa define uma das principais vantagens da:
		
	
	especialização
	 
	descentralização
	
	especificação
	
	concentração
	
	centralização

Outros materiais