A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico - PROVA DE CONHECIMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico - Turma 1
Página inicial
Meus cursos
CNAO-2018-1
Módulo I
Exercícios de Fixação - Módulo I
	Iniciado em
	Segunda-feira, 8 Jan 2018, 11:08
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Segunda-feira, 8 Jan 2018, 11:58
	Tempo empregado
	50 minutos 10 segundos
	Avaliar
	80,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação ao processo de unificação da ortografia da língua portuguesa, julgue os itens a seguir em verdadeiro ou falso:
I – Em 1931 a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras assinaram acordo para unificar a ortografia dos dois países.
II – Por meio do Decreto Presidencial nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, o Estado brasileiro determinou a implementação do Acordo Ortográfico a partir de 1º de janeiro de 2009 e estabeleceu o período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.
III – Durante a elaboração do novo acordo ortográfico, o Brasil foi o único país que demonstrou interesse em unificar a ortografia.
IV – Portugal aprova o Acordo Ortográfico no ano de 2001.
V – Em 1904 é publicada, em Lisboa, a maior obra sobre ortografia da língua portuguesa, a Ortografia Nacional, adotada pelo governo português como oficial em 1911, apresentando a proposta de simplificar a ortografia.
Escolha uma:
a. Apenas I, II e V são verdadeiras.
b. Todas são verdadeiras.
c. Apenas III e IV são verdadeiras.
d. Apenas I, II e III são verdadeiras. 
e. Apenas IV e V são verdadeiras.
Feedback
Resposta: A alternativa correta é “a. Apenas I, II e V são verdadeiras”. (Ver quadro “Breve histórico do acordo ortográfico”, Módulo I, Unidade 4)
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito das mudanças trazidas pelo Acordo Ortográfico, analise o item a seguir e julgue-o em verdadeiro ou falso:
Apesar de ter o intuito de unificar a redação da Língua Portuguesa, o Acordo Ortográfico define que até os dias atuais ainda são aceitas como oficiais, no Brasil, as duas grafias: a antiga, sem as devidas alterações, e a nova ortografia, assentada nas bases do Acordo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Resposta: O item é falso. “O decreto legislativo assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê um período de transição para a aplicação das novas regras: de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015. Nesse período, as duas grafias são reconhecidas como oficiais. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2016, a ortografia oficial vigente será aquela assentada nas bases do Acordo Ortográfico.” (Módulo I, Unidade 1)
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Dos países citados a seguir, assinale quais não fazem parte dos Estados signatários (as chamadas partes) do Acordo Ortográfico:
Escolha uma ou mais:
a. Cabo Verde
b. Timor-Leste
c. Argélia 
d. Senegal 
Feedback
Resposta: As alternativas incorretas são “c” e “d”. “(...) todos os Estados signatários (as chamadas partes), a saber: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.” (Módulo I, Unidade 2)
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme estudado no Módulo 1, considere as mudanças ortográficas realizadas e analise as alternativas a seguir, julgando-as em verdadeiro e falso:
I – As mudanças ortográficas atingiram um percentual de aproximadamente 50% das palavras brasileiras.
II – No caso do português de Portugal, foi alterada uma quantidade de vocábulos muito inferior ao caso dos vocábulos brasileiros.
III – Após a reforma ortográfica, 100% do total de palavras em língua portuguesa tiveram sua ortografia unificada para todos os países.
IV – O novo Acordo ortográfico afetou apenas vocábulos brasileiros, fazendo com que estes se adequassem aos de Portugal.
V – No levantamento das palavras modificadas, não foram contabilizadas, à época, as alterações decorrentes das novas regras de uso do hífen, bem como aquelas resultantes da supressão do trema.
Escolha uma:
a. Todos os itens são falsos.
b. Apenas I, III e IV são verdadeiros.
c. Apenas II e V são verdadeiros.
d. Apenas o II é verdadeiro.
e. Apenas o V é verdadeiro. 
Feedback
Resposta: A alternativa correta é “e. Apenas o V é verdadeiro”. “Do ponto de vista do léxico da língua portuguesa, estima-se que o número de palavras cuja ortografia foi alterada com a celebração do Acordo, segundo dados da Academia de Ciências de Lisboa, é de pouco mais de duas mil num universo de cerca de 110.000. Com isso, unifica-se a ortografia de aproximadamente 98% do total de palavras da língua portuguesa. No caso brasileiro, calcula-se que as modificações atingiram aproximadamente 0,5% das palavras. Já no caso do português de Portugal, a estimativa é de que 1,6% dos vocábulos foi alterado com a entrada em vigor do novo Acordo. Observamos que, nesse levantamento, não foram contabilizadas, à época, as alterações decorrentes das novas regras de uso do hífen, bem como aquelas resultantes da supressão do trema.” (Módulo I, Unidade 3)
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Com relação à dupla grafia da língua, analise o item a seguir e julgue-o em verdadeiroou falso:
Uma dupla grafia oficial da língua implica, no âmbito das relações internacionais, evidentes desvantagens ao País.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Resposta: O item é verdadeiro. “Ocorre que, do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial implica flagrantes desvantagens ao País, pois dificulta a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas, bem como limita a possibilidade de compartilhamento, entre países lusófonos, de conteúdos no plano cultural, comercial e político.” (Módulo I, Unidade 2)
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 1904, o foneticista Gonçalves Viana (1840-1914) publica, em Lisboa, a maior obra sobre ortografia da língua portuguesa, a Ortografia Nacional, apresentando propostas de simplificar a ortografia, entre elas a eliminação das consoantes dobradas, com exceção de:
Assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. < rr >
b. < mm >
c. < bb >
d. < cc > 
e. < ll >
Feedback
Resposta: A alternativa incorreta é “a. < rr >”. “(...) eliminação das consoantes dobradas, com exceção de < rr > e < ss >: ‘cabello’ (=cabelo); ‘communicar’ (=comunicar); ‘ecclesiastico’ (=eclesiástico); ‘sâbbado’ (=sábado).” (Ver quadro “Breve histórico do acordo ortográfico”, Módulo I, Unidade 4)
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise a alternativa a seguir e julgue-a em verdadeiro ou falso:
Após a celebração do Acordo, unifica-se o total de 100% das palavras da Língua Portuguesa.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Resposta: A alternativa é falsa. “(...) Com isso, unifica-se a ortografia de aproximadamente 98% do total de palavras da língua portuguesa.” (Módulo I, Unidade 3)
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com dados coletados, estima-se que o número de palavras cuja ortografia foi alterada com a celebração do Acordo é de pouco mais de duas mil num universo de cerca de 110.000. Estes dados foram coletados pela:
Escolha uma:
a. Academia Brasileira de Letras.
b. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
c. Universidade de Coimbra.
d. Academia Politécnica do Porto.
e. Academia de Ciências de Lisboa. 
Feedback
Resposta: A alternativa correta é “e. Academia de Ciências de Lisboa”. “Do ponto de vista do léxico da língua portuguesa, estima-se que o número de palavras cuja ortografia foi alterada com a celebração do Acordo, segundo dados da Academia de Ciências de Lisboa, é de pouco mais de duas mil num universo de cerca de 110.000.” (Módulo I, Unidade 3)
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00