A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico - PROVA DE CONHECIMENTO

Pré-visualização | Página 2 de 2

Marcar questão
Texto da questão
Considerando o que foi estudado acerca da Língua Portuguesa no mundo, julgue os itens a seguir em verdadeiro e falso:
I – Do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial da Língua implica vantagens ao País, pois facilita a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas.
II – Com mais de 200 milhões de falantes, o português é a primeira língua mais falada mundialmente.
III – O Português, considerando-se a ortografia do Brasil e a de Portugal, é o único idioma do mundo a ter duas ortografias oficiais.
IV – Um dos propósitos fundamentais do Acordo é congregar todos os Estados signatários em torno do mesmo sistema ortográfico.
V – Com o Acordo, todas as partes assumiram a nova ortografia, não havendo a opção de manter duas redações oficiais.
Escolha uma:
a. Apenas II e III são verdadeiros.
b. Apenas III e IV são verdadeiros. 
c. Apenas I e V são verdadeiros.
d. Todos são verdadeiros.
e. Todos são falsos.
Feedback
Resposta: A alternativa “b. Apenas III e IV são verdadeiros” é a correta. “Estima-se que mais de 240 milhões de pessoas falem português, o que faz da nossa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira no Ocidente. Ainda assim, o português ostentava (ou ostenta) o título de ser o único idioma no mundo a ter duas ortografias oficiais, a do Brasil e a de Portugal (...). Ocorre que, do ponto de vista das relações internacionais, a dupla grafia oficial implica flagrantes desvantagens ao País, pois dificulta a afirmação do idioma no âmbito das Nações Unidas (...). Com vistas a mudar essa realidade, um dos propósitos fundamentais do Acordo, como vimos, é congregar em torno do mesmo sistema ortográfico, todos os Estados signatários (as chamadas partes). (...) Ressalte-se que as partes, na formulação do Acordo, mesmo buscando o consenso entre as ortografias brasileira e portuguesa, optaram, em alguns casos, por manter duas redações oficiais.” (Módulo I, Unidade 2)
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca dos objetivos do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, analise a alternativa a seguir e julgue em verdadeiro ou falso:
Um dos objetivos é o de facilitar o intercâmbio cultural, comercial e jurídico-institucional entre os países.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
Resposta: A alternativa é verdadeira “Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo primordial de unificar a ortografia nos países que têm o português como língua oficial. Ao fazê-lo, pretende garantir maior status à língua portuguesa no plano internacional, facilitando o intercâmbio cultural, comercial e jurídico-institucional entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).” (Módulo I, Unidade 1)