Buscar

A seguridade social está presente na constituição dos artigos 193 ao 204

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A seguridade social está presente na constituição dos artigos 193 ao 204. Seguridade social é um termo para um conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade, se tratando de saúde, previdência e assistencia social. Basicamente a saúde é um direito de todos e dever do estado regulamentado pelo poder público; a previdência tem caráter contributivo na qual a filiação é obrigatória – a previdência se faz necessária para atender eventuais desventuras como a pensão para o segurado quando o responsável falece e este não consegue se sustentar ou auxílio-reclusão quando o mantenedor de uma família é preso e os seus parentes ficam desprotegidos economicamente. A assistencia social é prestada para quem necessitar independente de contribuição. Um exemplo máximo seria o bolsa família. Eu não vou me estender nestes temas, pois outros integrantes explicarão melhor. 
Eu acho interessante destacar alguns aspectos históricos da seguridade social. O primeiro sistema de seguridade social ocorreu na Alemanha no governo de Bismarck a lei do seguro-doença na qual o trabalhador recebia auxílio caso ficasse doente. No fim do século XIX o papa leão XIII propôs a encíclica rerum novarum que estabelecia um conjunto de orientações para condições dignas para o empregado. Nesta mesma época na Inglaterra e nos eua seguro obrigatório para acidente de trabalho sob responsabilidade do empregador caso algum mal ocorresse com seu empregado.
Os princípios da seguridade social visam manter em conjunto a sociedade com o poder público para garantir uma melhor qualidade de vida para a população, podendo ter o caráter obrigatório como a previdência, e gratuito e direito de todos independente do poder aquisitivo, como a saúde e gratuito independente de prestação, visando atender aos hipossuficientes, como as políticas assistencia social. 
O financiamento particular se dá através do empregador/trabalhador; aposentadorias particulares,

Outros materiais