Buscar

Marketing viral: o boca a boca na era digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Revisão e Análise
Artigo 1 - Marketing Viral: O boca a boca na era digital
Contextualizando o tema
A internet surgiu de forma revolucionária mudando a forma de acesso e transmissão de informações. A rapidez e proximidade no contato com possíveis clientes; a possibilidade de saber suas necessidades e desejos; o alcance em massa, entre outras características, trouxe um novo conceito de marketing diante de outros meios de comunicação até então existentes.
Diante desse novo contexto, a publicidade precisou se adaptar e passou a usar dessa inovação como uma ferramenta de comunicação. Dentre as inúmeras possibilidades, as empresas têm utilizado das redes sociais como uma forte aliada para atingir o seu público-alvo. O chamado “Marketing Viral” foi uma forma eficaz encontrada para isso. 
Ele é baseado na intercomunicação entre pessoas e consiste em que quando uma pessoa recebe uma informação ela repasse a mesma para outra e assim em diante. Consequentemente, um grande número de pessoas é atingido de forma rápida, barata e com um alcance muito maior que as outras maneiras tradicionais. Com isso, o “Marketing Viral” ficou conhecido como o boca a boca virtual.
Além das redes sociais, a publicidade também utiliza da criação de sites com informações da empresa e de seus produtos/serviços oferecidos e do contato através do e-mail, onde são enviadas informações e propagandas para um público específico.
Portanto, a internet trouxe um novo olhar para o marketing. Ela possibilitou a criação de uma divulgação personalizada, direcionada, com baixo custo e que se bem explorada, pode ter um altíssimo nível de alcance. 
Revisão da literatura elaborada pelos autores do artigo
O artigo apresenta uma estrutura simples e de fácil entendimento, sua estrutura é baseada em artigos e livros de profissionais da área, como é o caso da utilização de uma entrevista de Mario Persona deu a revista Recall, onde questões como conceitos de marketing viral foram retiradas. Já através do artigo de Julia Allevato, Orkut e Viral, relações de alcance de pessoas com as redes sociais são levadas em consideração. Apesar de serem referências mais antigas, trata-se de um conteúdo muito atual que pode ser facilmente usado na atualidade.
Aplicabilidade em Marketing
Um exemplo de sucesso usando o marketing viral foi a forma como os produtores do filme "A Bruxa de Blair" utilizaram para divulga-lo com um orçamento limitado. A princípio contrataram alguns estudantes para fazer um trabalho de panfletagem em portas de escola. A mensagem dos impressos gerava curiosidade e levavam os adolescentes a visitarem o site do filme na Internet. Criado para parecer um caso real de desaparecimento de adolescentes, cada visitante ficava logo eletrizado pelo que via e sentia necessidade de enviar o link para amigos. Milhões de pessoas foram atingidas dessa maneira, divulgando o filme a custo zero para os produtores.
Mas a estratégia não parou aí. Criado o rumor e o interesse, o próximo passo foi limitar o lançamento a poucas salas de cinema espalhadas pelos Estados Unidos. Com um interesse maior que o número de lugares disponíveis, logo se formaram filas intermináveis nas portas dos cinemas, o que obviamente causou tumultos e atraiu a mídia. Neste estágio o contágio viral chegou até os meios de comunicação que divulgaram o filme na forma de notícia das aglomerações. Esta é também uma das variantes ou consequências do marketing viral depois de criar rumor: conseguir publicidade grátis na mídia convencional.
Análise crítica 
Em geral, o artigo levantou uma questão muito atual com relação a como as estratégias de marketing mudaram com o surgimento da internet. Ele trouxe o conceito de marketing viral e os benefícios de usá-lo.
 Além disso, mostrou a diferença entre o spam e o marketing viral e como é importante uma propaganda de qualidade. 
Entretanto, vale ressaltar que a própria característica de disseminação é impossível de ser contida. Uma empresa que divulgue uma mensagem com características virais pode precisar continuar respondendo a pedidos anos depois daquele produto ou serviço ter sido descontinuado.
Considerações finais
A publicidade é o principal meio em que as empresas utilizam para divulgar seus serviços/produtos, em um mercado competitivo e criativo, as empresas buscam inovar e diferenciar-se para que assim possam sair na frente nessa disputa.
O marketing viral foi uma forma inteligente de explorar os avanços da internet. Ele trouxe a oportunidade de usar o seu público como um canal na oferta de seus serviços. Com uma abordagem mais direta, barata, rápida e de grande alcance, as empresas têm usado dessa ferramenta como forma de atingir seu público.

Outros materiais