Buscar

resenha de saneamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: Saneamento N
Profª: Taís Lopes
Acadêmicas: Rita Zanon e Isabella Montuano.
 
 Análise crítica do filme “Trash- a esperança vem do lixo”
 Atualmente, é quase que inevitável uma produção cinematográfica brasileira não retratar a justiça social e políticos e policiais corruptos, a trama “Trash” não é diferente. A intenção de criar um bem e mal facilmente identificáveis é evidenciada, de um lado meninos pobres, corajosos e honestos e do outro, interesses políticos e policias corruptos capazes de assassinar e torturar. O filme conta história do menino Rafael, morador de periferia em estado de vulnerabilidade social, econômica e sanitária. Rafael trabalha como catador de lixo em um lixão e em mais um dia normal de trabalho, encontra uma carteira entre a montanha de lixos despejada diariamente. 
 A princípio era só mais um objeto pessoal que se pode encontrar em um cenário como este, porém a carteira além de ter uma boa quantia em dinheiro e documentos, havia uma espécie de enigma e uma chave que intrigou Rafael. A partir deste momento o personagem compartilha esse achado com seu melhor amigo Gardo, que logo quer se livrar da carteira. O interesse dos jovens pela mensagem codificada ganha sentido quando a um homem poderoso (Dalton Melo) e a polícia aparecem no lixão oferecendo uma recompensa em dinheiro para quem achasse a carteira misteriosa.
 Rafael e Gardo decidem contar com a ajuda de um amigo muito habilidoso em esconder coisas e descobrir enigmas, o personagem Rato, que rapidamente se envolve na missão de encontrar a mensagem e o dono da carteira. Os três amigos se envolvem em altas aventuras e perigos para seguir as pistas encontradas, também contam com a ajuda de uma professora de inglês que a princípio não sabia do que se tratava este mistério. Ao longo do filme, cenas como o menino Rafael sendo sequestrado e torturado pela polícia nos emocionam e trazem reflexão sobre a realidade vivida por pessoas em condições de vulnerabilidade social. 
 Por fim, os três amigos conseguem resolver o enigma e descobrem uma quantia de R$ 10 milhões oriundos da corrupção do deputado Santos e um caderno com pagamentos ilícitos para policiais, construtoras e serviços sujos. Eles doam parte dessa quantia de maneira emocionante aos catadores do lixão jogando avulso sobre a montanha de lixos, doam também ao padre que sempre os ajudou e a professora de inglês, além do caderno com registros de pagamentos ilícitos. Os três jovens fogem do lixão com uma parte do dinheiro, em busca de melhor qualidade de vida e acabam numa praia como pescadores acompanhados da personagem Pia, filha do dono da carteira (Wagner Moura), que fica órfã e passa a fazer parte desta família.

Outros materiais