Buscar

Avaliação FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	FRANCISCO GILSON RODRIGUES OLIVEIRA
	Turma:
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 03/06/2014 19:32:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201309042313)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados.
	 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através da educação formal e da educação religiosa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309041569)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309267595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
		
	
	às Ciências Filosóficas
	 
	às Ciências Naturais
	
	às Ciências Exatas
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201309103957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309274003)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação aos teóricos modernos do pensamento político, examine as afirmações abaixo.
I - Thomas Hobbes sustentou que, no estado de natureza, os homens vivem isolados e em luta permanente no estado de natureza, imperando a guerra de todos contra todos.
II - John Locke é um dos teóricos do socialismo, pois era contra a propriedade privada e criticava o caráter classista do Estado burguês.
III - Karl Marx é o principal teórico do liberalismo político e defendeu os direitos naturais, como o direito à propriedade e à liberdade.
É correto o que se afirma em:  
		
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II, apenas.
	
	todas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201309240058)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o caso concreto abaixo:
A estudante Geisy Vila Nova Arruda, 20, disse nesta sexta (30) que não desistirá do curso de turismo da faculdade Uniban, no campus de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Ela está no primeiro ano. No dia 22, uma quinta, ela foi hostilizada pelos alunos da faculdade por estar usando uma minissaia. Ela admitiu que naquela dia estava com uma roupa inadequada para ir à escola, mas dali ela iria para uma festa. De qualquer forma, disse, nada justifica o que houve. (...) O tumulto começou quando Geisy, já em sala de aula, saiu com uma amiga para ir ao banheiro, chamando a atenção dos estudantes. Formou-se uma aglomeração diante da porta do banheiro, e a moça foi xingada por estudantes. Ela temeu ser agredida, se saísse. A direção da escola teve de chamar policiais militares para tirá-la da escola vestida com um jaleco de professor. Os policiais tiveram que fazer uso de gás de pimenta para abrir caminho, e a estudante teve de passar por estudantes que gritavam: "Puta, puta, puta!" "Eles estavam possuídos, fiquei com muito medo", disse. "Saí de lá escoltada por seis homens, o mais rápido que pude. Mulheres colocavam celulares na minha cara, corriam atrás de mim, para filmar meu rosto chorando. Os policiais tiveram que me levar até a minha casa." (...) Fonte: http://gostei.abril.com.br/frame/index/estudante-da-uniban-xingada-por-usar-mini-saia-diz-nao-ser-p Segundo Durkheim, as formas de solidariedade social mantêm a coesão entre os indivíduos de um dado grupo social. Relativo ao texto acima, a forma de solidariedade expressa nos fatos é:
		
	
	A solidariedade inorgânica à qual corresponde o direito cooperativo.
	
	A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito cooperativo.
	
	A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito cooperativo.
	 
	A solidariedade orgânica à qual corresponde o direito repressivo.
	 
	A solidariedade mecânica à qual corresponde o direito repressivo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309264447)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Comte enfatiza a devoção à ciência, vista como único guia da vida individual e social, única morale única religião possível. marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana. Desta forma ele enfatiza a linha teórica:
		
	
	interacionista
	
	politeísta
	
	sociológica
	 
	positivista
	
	animista
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309046823)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem? 1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado "Chico Brito", composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizado na voz de Paulinho da Viola. Lá vem o Chico Brito, Descendo o morro nas mãos do Peçanha, É mais um processo! É mais uma façanha! Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte, É valente no morro, Dizem que fuma uma erva do norte. Quando menino teve na escola, Era aplicado, tinha religião, Quando jogava bola era escolhido para capitão, Mas, a vida tem os seus revezes, Diz sempre Chico defendendo teses, Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou, A culpa é da sociedade que o transformou A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio "tão bom" como qualquer outra pessoa, mas o "sistema" não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?
		
	
Resposta: A sociedade faz o homem, pois a sociedade transmitem normas e valores que cria mecanismo de controle social de sanções que reprovam comportamento não esperado socialmente.Portanto a sociedade influência o homem a agir conforme seus valores, normas e cultura.
	
Gabarito: Proposta sugestiva de resposta: As ponderações apresentadas pelos alunos devem levar em conta a importância da sociedade na vida do ser humano. A dependência do homem do convívio social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309236275)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O conceito de ação social criado por Weber permite compreender e classificar a motivação dos indivíduos para reproduzir ou criar determinados padrões de comportamento. Assim, classifique de forma justificada, interpretando as situações descritas abaixo a partir dos quatro tipos ideais de ação social: "As calça jeans no Brasil são mais apertadas, realçando as curvas femininas. No Japão, onde o hábito alimentar é o arroz, não é tão fácil introduzir novos hábitos alimentares.¿ (ORTIZ, Renato, 2000, p.170)
		
	
Resposta: tradição, cultura
	
Gabarito: No texto verifica-se, no primeiro caso, uma ação racional em relação valores, no caso a exaltação da sensualidade da mulher. No segundo caso, uma ação tradição, que levou os agentes a rejeitarem formas de alimentação que não fazem parte dos costumes locais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201309269763)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A luta das mulheres pelo direito ao espaço profissional, pelo controle de seu corpo e pelo questionamento ao conceito de sexo frágil ou segundo sexo foi organizada na Europa e Estados Unidos e repercutiu no Brasil. Esse movimento foi denominado como:
		
	
	Fim da opressão
	
	Rebelião cor de rosa
	
	Mulher politizada
	
	Mulheres livres
	 
	Movimento feminista

Outros materiais