Buscar

Corrosão - Gil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
CORROSÃO
Prof. Gil
*
*
*
O que é corrosão?
Corrosão é um processo natural e resulta da inerente tendência dos metais reverterem para sua forma mais estável normalmente óxidos. A maioria dos metais são encontrados na natureza na forma de compostos estáveis como óxidos, sulfetos, silicatos etc. . denominados minérios.
*
*
*
Podemos também visualizar corrosão como sendo um processo eletroquímico. 
*
*
*
Exemplo de uma série Galvânica: 
*
*
*
Principais Formas de Corrosão
As formas ou tipos de corrosão podem ser apresentados considerando-se a aparência ou forma de ataque e as diferentes causas de corrosão e seus mecanismos. Assim, pode-se ter corrosão segundo: 
A morfologia, as causas ou mecanismos, os fatores mecânicos, o meio corrosivo e a localização do ataque.
*
*
*
Morfologia:
Corrosão Uniforme: 
 Ataque corrosivo caracterizado por uma diminuição da espessura do material devido uma perda regular de metal da superfície corroída.
*
*
*
Corrosão por Placas: 
 A corrosão se localiza em regiões da superfície metálica e não em toda sua extensão. Formando placas com escavações. 
*
*
*
Corrosão Alveolar: Se processa na superfície metálica produzindo sulcos apresentando fundo arredondado e profundidade geralmente menor que seu diâmetro. 
*
*
*
Corrosão por Pites: Corrosão extremamente localizada caracterizada por aparecimento de pequenas depressões sobre a superfície metálica. A corrosão por pontos é observada sobre superfícies com pouca ou nenhuma corrosão generalizada. 
*
*
*
Corrosão Intergranular: Se processa entre os grãos da rede cristalina do material metálico, o qual, perde suas propriedades mecânicas e pode fraturar quando solicitado por esforços mecânicos, tendo-se então SCC (Stress Corrossion Cracking). 
*
*
*
Corrosão Intragranular: Poderá fraturar a menor solicitação mecânica. 
*
*
*
Corrosão Filiforme:
 Se processa em forma de finos filamentos não profundos que se propagam em diferentes direções. 
*
*
*
Corrosão por Esfoliação: 
 Se processa de forma paralela a superfície metálica, ocorre geralmente em chapas. 
*
*
*
Corrosão Grafítica: 
 Se processa no ferro fundido cinzento em temperatura ambiente e o ferro metálico é convertido em produtos de corrosão resultando a grafite intacta. 
*
*
*
Causas ou Mecanismos
Corrosão por Aeração Diferencial: Ocorre toda vez que se tem variações na concentração de oxigênio no eletrólito. Se da com muita freqüência na interface de saída de uma estrutura do solo ou da água para atmosfera. 
*
*
*
Corrente de Fuga: Corrosão causada por fuga de corrente elétrica contínua devido a um aterramento elétrico mal executado. 
*
*
*
Corrosão Galvânica: Processo corrosivo resultante de contato elétrico de materiais diferentes. Este tipo de corrosão será tão mais intensa quanto mais distantes forem os materiais na tabela de potenciais eletroquímicos. 
*
*
*
Corrosão Induzida pela pressão do Hidrogênio:
 O hidrogênio atômico tem grande capacidade de difusão em materiais metálicos. O hidrogênio ocluído passa de atômico para molecular e provoca o aparecimento de altas pressões no interior das falhas existentes no material.
*
*
*
Fatores Mecânicos
Corrosão Sob Tensão: Acontece quando um material submetido a tensões de tração é colocado em contato com o meio corrosivo especifico, neste tipo de corrosão formam-se trincas no material que podem ser intergranulares ou intragranulares. A propagação das trincas é geralmente lenta até atingir o tamanho crítico para uma ruptura brusca.
*
*
*
Corrosão Sob Fadiga: A fadiga de um material é a progressão de uma trinca a partir da superfície até a fratura quando um material é submetido a solicitações mecânicas cíclicas. A progressão da trinca se dá pela deformação verificada na base da trinca associada ao constante aumento de concentração de tensões, logo a presença de um eletrólito no interior da trinca provoca a corrosão.
*
*
*
Corrosão por Atrito: Duas superfícies (pelo menos uma metálica) em contato e sob carga submetidas a pequenos deslizamentos originam uma corrosão na interface.
*
*
*
Corrosão por Erosão: Desgaste mecânico provocado pela abrasão superficial de uma substância. A corrosão produz a película de produto de corrosão, o processo erosivo remove expondo a superfície a novo desgaste corrosivo. 
*
*
*
Meio Corrosivo
Corrosão Atmosférica: Corrosão ou degradação do material quando exposto ao ar e seus poluentes principalmente em atmosferas úmidas.
Corrosão Biológica: Corrosão microbiológica refere-se a corrosão e perda de metal causada por microorganismos. É caracterizada por pequenas colônias dispersas. Ex.: corrosão da hélice de barcos quando microorganismos a ela se agregam liberando ou absorvendo oxigênio. Este fenômeno é observado em indústrias de conservas alimentícias 
*
*
*
Sais Fundidos: Corrosão de metais devido a ação de vapores de sais fundidos. Ex. Instalações de tratamento térmico de metais onde o aquecimento é feito através de sais fundidos.
Corrosão pelo Solo: O solo pode ser considerado como um dos meios mais complexos para se determinar sua ação agressiva para os materiais metálicos. As características físico-químicas do solo que podem influir mais diretamente na sua ação corrosiva são: presença de água, sais solúveis, gases, acidez, pH, resistividade elétrica e o potencial redox; 
*
*
*
Alta Temperatura : Corrosão pela reação de metais expostos a agentes oxidantes e altas temperaturas provocando: Oxidação, Sulfetação, Carbonização e outras formas menos comuns. Ex. metais ou ligas quando aquecidos a partir de um combustível contaminado por exemplo com enxofre ou descontrole de chamas, ora oxidante ora redutora.
*
*
*
Benefícios da Corrosão
A corrosão além dos problemas associados com deterioração ou destruição de materiais, apresenta, sob um determinado ponto de vista, processos corrosivos benéficos de grande importância industrial:
Fosfatização de superfícies metálicas para permitir melhor aderência de tintas na industria automobilista e eletrodoméstica;
Aspecto decorativo de monumentos e esculturas de bronze;
Proteção catódica com anos de sacrifício ou galvânicos para proteção de aço-carbono usado em instalações submersas ou enterradas.
*
*
*
Combate a Corrosão
Mudanças de Materiais: Completa ou parcial mudança dos materiais até então usados. 
Mudança de Meio Ambiente: Uma completa mudança do meio ambiente ou uma parcial alteração pela modificação do PH etc. 
Camada de filmes: Aplicações de camadas de tinta orgânica ou eletro-deposição. 
Técnicas Eletroquímicas: Tintas consumíveis, proteção catódica ou anódica etc. 
Projeto: Prever maior tolerância em função de uma corrosão geral e controle de fatores como temperatura, velocidade etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes