Buscar

aval2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		(OAB/FGV VI Exame Unificado) Diogo, proprietário de um terreno urbano localizado no Município de Vila Formosa, autorizou Rafael, dono de uma transportadora, a utilizar parte desse terreno como garagem. Passados alguns meses de uso, Rafael, sem autorização de Diogo, construiu um galpão coberto com objetivo de proteger sua frota da chuva e do sol. Com o crescimento dos negócios, Rafael ampliou o galpão e ali montou uma oficina para realizar a manutenção dos seus veículos. Verificando uma oportunidade de negócio, Rafael passou a prestar serviços mecânicos a terceiros. Considerando a situação hipotética e as regras atinentes à acessão artificial, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Configurará aquisição por acessão invertida se o valor das construções realizadas por Rafael ultrapassar consideravelmente o valor do terreno.
	
	
	A acessão decorrente de construção é forma de aquisição derivada da propriedade.
	
	
	As acessões artificiais podem ser equiparadas às benfeitorias úteis, sobretudo quando representarem instrumento apropriado para conservação do bem principal.
	
	
	Mesmo que Rafael estivesse agindo de má-fé quando da realização da construção no terreno de Diogo, teria direito à indenização das benfeitorias úteis para evitar enriquecimento sem causa deste.
	
	
		2.
		O art. 13, § 2º, Decreto-lei 25/37 estabelece que os bens tombados pertencentes a particulares, quando deslocados, deverão ser inscritos no registro do lugar para onde tiverem sido deslocados, sob pena de o proprietário incorrer em sanção pecuniária. Nesse caso, é CORRETO afirmar que:
 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	em regra, o direito de propriedade é passível de limitações, desde que proporcionais em sentido estrito. Nesse caso, não se afigura razoável a limitação imposta pelo Decreto, pelo que entende-se que o referido dispositivo foi revogado pela Constituição de 88, por incompatibilidade com a função social da propriedade.
	
	
	trata-se de limitação de interesse público ao direito de propriedade.
	
	
	trata-se de limitação de interesse particular ao direito de propriedade.
	
	
	o referido dispositivo foi revogado pelo Código Civil, pois impõe restrição limitativa ao exercício do direito de propriedade incompatível com o caráter absoluto de tal direito.
	
	
		3.
		(Questão 13 28º Exame OAB-RJ) Em matéria de posse, é correto afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A composse somente é admitida em relação aos bens indivisíveis.
	
	
	Pelo constituto possessório ocorre a aquisição da posse, sem a entrega material do bem;
	
	
	O justo título gera presunção juris et de jure, de boa fé;
	
	
	O direito de retenção tem seu fulcro na cláusula geral de boa fé, subjacente a todos os contratos;
	
	
		4.
		(Magistratura TJPR 2009) A legislação estabelece os modos de aquisição e perda da propriedade, cujo instituto é considerado o mais amplo dos direitos reais, o mais completo dos direitos subjetivos, vez que a grande maioria dos conflitos de interesses envolve disputas de natureza patrimonial. Considerando a matéria acerca do instituto, avalie as seguintes assertivas e escolha a alternativa CORRETA:
I. A perda da propriedade imóvel pela renúncia se opera desde logo por qualquer modo expresso que indique a vontade do renunciante.
II. A propriedade imóvel se realiza independentemente de ato translativo do possuidor precedente, se a aquisição não se der pelo modo derivado.
III. Se não houver entendimento entre os donos de coisas confundidas, misturadas, ou adjuntadas, o resultado do todo será dividido proporcionalmente entre eles, exceto se uma das coisas for a principal, hipótese em que o dono desta sê-lo-á do todo, desde que indenizado pelos demais.
IV. A propriedade é em certa medida um direito ilimitado e por natureza irrevogável. Contudo, o princípio da irrevogabilidade comporta exceções. A ordem jurídica admite situações nas quais a propriedade torna-se temporária, hipótese em que uma vez implementada a condição resolve-se a propriedade, resolvendo também os direitos reais concedidos na sua pendência.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva IV está correta.
	
	
		5.
		(OAB 2008) Em 2/7/2008, Renato teve de desocupar sua casa, que fora invadida por Glauber e Walter. Duas semanas após o fato, Renato procurou um advogado para se informar a respeito da providência jurídica que poderia ser adotada nessa situação.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	tem direito à reintegração da posse, por tratar-se de esbulho.
	
	
	tem direito de requerer medida assecuratória ante a violência iminente.
	
	
	deve pleitear a manutenção da posse, em razão do tempo ocorrido desde a turbação.
	
	
	pode utilizar-se do desforço imediato para defesa da sua posse.
Respostas corretas.

Outros materiais