Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1. SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
AVALIAÇÃO PARCIAL
	Computador, acesso à rede e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, estes são os três instrumentos básicos para: 
		
	
	Empresas digitais. 
	
	Inclusão digital.
	
	Sustentabilidade.
	
	Inclusão social.
	
	TI Verde.
	Correlacione a definição a seguir com um dos conceitos nas opções abaixo: Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. 
		
	
	Dialética
	
	Ciência
	
	Tecnologia 
	
	Neutralidade
	
	Sociedade 
		
	No novo modelo da Sociedade da Informação e do Conhecimento são utilizadas estratégias para reestruturar a produtividade. Uma dessas estratégias é: 
		
	
	Organizar vários congressos para debater a expansão das redes. 
	
	Utilizar o emprego de tecnologia sobre as relações de trabalho. 
	
	Ampliar os riscos de uso dos equipamentos com novas relações de trabalho de forma mais vertical. 
	
	Gerar um déficit comercial para desvalorização da moeda nacional. 
	
	Sómente yutilizar o emprego de tecnologia para gerar riquezas.
	Podemos definir Sociedade do Conhecimento como:
		
	
	É a teoria filosófica de que todo acontecimento é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade (causa e efeito).
	
	São arranjos sócio-econômicos pós-industriais, marcados pela preponderância da informação e do conhecimento e pela predominância dos processos organizados em torno de redes. 
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. 
	
	Visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos. 
	
	Conhecimento prático e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. 
	
A informação na sociedade moderna é um bem de extrema importância, sendo um dos fatores responsáveis pela sobrevivência das organizações e, quando bem gerenciado, um forte fator de vantagem competitiva. É importante que os profissionais ligados a esta área sejam: 
		
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos. 
	
	Os elementos não vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de todos os conceitos.
	
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática, porém os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos. 
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática, e os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos. 
	Podemos definir "Smartphone" como: 
		
	
	Portáteis com telas iguais ou superiores a 14”; mais pesados que os netbooks pelo tamanho um pouco maior e pela presença dos leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray.
	
	Computadores de mesa; gabinetes cada vez menores, geralmente dispostos na vertical (minitorres); monitores de cristal líquido (LCD) ou LED.
	
	Pranchetas eletrônicas touchscreen; seu teclado é virtual, mas alguns modelos já apresentam estação para conexão de teclado e outros dispositivos.
	
	Portáteis com conectividade total e telas de até 13”; não possuem leitores/gravadores de CD/DVD/Blu-Ray; inicialmente desenvolvidos para acesso à Internet.
	
	Possuem a função principal de telefone celular e cabem no bolso; possuem alta conectividade sem fio (Wi-Fi, bluethoot, 3G); display touchscreen que varia de 3,5” a 4”.
	
Para que se tenha uma TI Verde, é necessário que sejam feitas algumas mudanças fora do escritório, dentro do escritório e nos datacenter. São elas: 
		
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Consolidação de Armazenamento e Serviços de impressão gerenciados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Acesso remoto e Centralização de Data Center. 
	
	Fora do Escritório: Redução de servidores, Redução de condicionamento de ar e Centralização de Data Center; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Tele-trabalho, Acesso remoto e Segurança física e de dados
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Dispositivos multifunção e Serviços de impressão gerenciados; Dentro do Escritório: Redução de servidores, Ferramentas de gerenciamento de energia e Segurança física e de dados; No datacenter: Redução de condicionamento de ar, Acesso remoto e Centralização de Data Center. 
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Acesso remoto e Segurança física e de dados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Redução de condicionamento de ar e Centralização de Data Center.
	
	Fora do Escritório: Tele-trabalho, Redução de condicionamento de ar e Segurança física e de dados; Dentro do Escritório: Monitores multifunção, Ferramentas de gerenciamento de energia e Longos Ciclos de Vida; No datacenter: Redução de servidores, Acesso remoto e Centralização de Data Center
	Segundo o conceito de TI Verde, que é a prática sustentável de ........ Qual das práticas abaixo não se aplica a esse conceito? 
		
	
	Considerar fornecer laptops aos usuários, ao invés de desktops. Você irá reduzir o gasto de energia e eliminar a necessidade de comprar dois equipamentos para os trabalhadores móveis 
	
	Liberar o teletrabalho para os funcionários que puderem utilizar de suas residências
	
	Trocar os monitores LCD por CRT, que são mais eficientes, garantindo o seu descarte correto pois contêm material poluente
	
	Tirar da tomada carregadores de bateria e de celulares, quando eles não estiverem em uso
	
	Desligar os descansos de tela, passando a desligar os equipamentos ou, no máximo, colocar em estado de hibernação
	No processo de transição da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação e do Conhecimento vivenciamos como protagonistas a informatização em diferentes níveis através do uso das TIC. No caso da Sociedade temos como características: 
		
	
	Modificação nas relações e na estrutura (em rede); Pouca dependência em relação à infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento; Baixa comunicação de dados 
	
	Manutenção das relações e da estrutura; Necessidade de infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento; Baixa comunicação de dados 
	
	Modificação nas relações e na estrutura (em rede); Necessidade de infraestrutura tecnológica para seu desenvolvimento; Forte comunicação de dados 
	
	Conhecimento como fonte de atração para consumidores e clientes; Manutenção das relações e da estrutura; Baixa integração de dados e de sistemas 
	
	Manutenção da infraestrutura; Necessidade de estrutura tecnológica para seu desenvolvimento 
		
	
	O desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação possibilitou profundas mudanças no processo produtivo e a introdução de novos processos nas organizações. Nesse contexto, identifique nas sentenças abaixo, os impactos positivos daintrodução dessas novas tecnologias nas organizações: I. Possibilitou o surgimento de novas formas de organização. II. Gerou a necessidade de investir em inovação, estimulando a promoção de processos de aprendizado contínuo e acumulação de conhecimento. III. Fomentou o surgimento de novos mercados. 
		
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas.

Outros materiais