Buscar

REsp (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Laboratório de Prática Simulada (Civil)
Professora: Samantha Lau
samanthalau.adv@hotmail.com
RECURSO ESPECIAL (Resp)
O objetivo não é a simples rediscussão de matéria e sim, a aplicação do direito federal (infraconstitucional) de forma semelhante por todos os Tribunais pátrios, evitando assim, regionalização da interpretação de norma federal.
É julgado pelo STJ.
Cabe somente contra acórdãos proferidos por Tribunais em última ou única instância que não podem ser atacados por outro recurso.
OBS: Exclui decisões monocráticas e decisões do JEC e ainda, devem ser esgotados os outros recursos. 
É recebido em efeito devolutivo, porém é possível atribuir efeito suspensivo.
Art. 1029 (...)
§ 5o O pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário ou a recurso especial poderá ser formulado por requerimento dirigido:
I – ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a publicação da decisão de admissão do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo;                   (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016)         (Vigência)
II - ao relator, se já distribuído o recurso;
III – ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, no período compreendido entre a interposição do recurso e a publicação da decisão de admissão do recurso, assim como no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art. 1.037.                            (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) 
Deve existir prequestionamento (apreciação do artigo de lei pelo Tribunal a quo, no bojo do julgado).
SÚMULA Nº 282 - STF 
É inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada, na decisão recorrida, a questão federal suscitada.
SÚMULA 211 – STJ
Inadmissível recurso especial quanto à questão que, a despeito da oposição de embargos declaratórios, não foi apreciada pelo Tribunal a quo.
OBS: Caso o recorrente tenha apontado a pretensão de prequestionamento de determinado dispositivo e o Tribunal permanecer silente, cabe embargos de declaração para buscar tal manifestação.
CPC - Art. 1.025.  Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, para fins de pré-questionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais