Buscar

morfologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - De que maneira o sistema nervoso central regula a respiração?
A respiração é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais). Os sinais nervosos são transmitidos desse centro através da coluna espinhal para os músculos da respiração.
2 - Explique a relação entre a glândula hipófise e o hipotálamo.
O hipotálamo e a hipófise são duas pequenas estruturas situadas na base do cérebro, as quais regem a atividade hormonal de todo o organismo.
A hipófise e o hipotálamo são estruturas intimamente relacionadas que funcionalmente controlam todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas como a tireóide, adrenais e gônadas.
 O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados.
É o principal elo integrador entre os sistemas nervoso e endócrino.
3 - Explique o sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Os rins através das células justa glomerulares liberam uma enzima chamada renina para corrente sanguínea que o no fígado ela (renina) transforma o angiotensinogênio em angiotensina I que é um hormônio inativo esse hormônio (angiotensina I) vai para os pulmões e nas paredes dos capilares pulmonares a ECA (enzima conversora de angiotensina) transforma a angiotensina I em angiotensina II. 
A angiotensina II age sobre os rins fazendo vaso constrição arteriolar diminuindo a filtração glomerular e aumentando a reabsorção tubular de sódio e agua.
A angiotensina II estimula as glândulas suprarrenais que ira estimular a secreção do hormônio chamado de aldosterona que age diretamente sobre os rins acentuando a reabsorção tubular de sódio e agua, angiotensina II também age na glândula hipófise estimulando o aumento da secreção de hormônio antidiurético (ADH) aumentando a vasoconstrição e aumentando a reabsorção tubular de agua.
Todo esse processo faz com que a pressão arterial aumente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais