Buscar

Avaliação LETRAMENTO 2014

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0547_AV_201301016561 (AG) » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2014 07:54:24
	�
	 1a Questão (Ref.: 201301090861)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Sabemos que no modelo dialógico, a leitura é um diálogo que acontece com o texto e com o autor do texto e neste, o leitor trabalha com informações visuais e informações não visuais sobre o texto. Faça a distinção de informação visual e informação não visual e exemplifique.
	
	
Resposta: Na informação visual se compreende o que o autor quer passar como informação de forma clara e objetiva.Um exemplo é aquelas fotos que são colocadas atrás do maços de cigarros para conscientizar as pessoas do mau causado pelo mesmo a saúde.Na informação não visual,é o que enxergamos ou melhor interpretamos além do que mostra o autor.Um exemplo é quando admiramos uma exposição ou até mesmo uma pintura e ficamos imaginando o que o autor quer dizer sobre aquilo.Qual mensagem ele deseja passar enfim...ou quando simplesmente ficamos interpretando uma simples fotografia e viajamos em nosso pensamento ao imaginar ou apenas lembrar da ocasião.
	
Gabarito: Informações visuais seriam as palavras e as ilustrações. Informações não visuais seriam: a prosódia, os elementos subentendidos do texto e as mensagens que estão implícitas no texto e que combinadas a nossa subjetividade, geram uma interpretação singular.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201301062771)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se:
	
	
	o uso de método mecanicista de treinamento da escrita para a construção do saber do professor;
	 
	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende;
	
	uma visão reduzida e inflexível no que diz respeito ao tempo do aluno.
	
	o estabelecimento de projeto de ensino controlado em etapas para a prática pedagógica construída no dia a dia.
	
	a mudança de concepção de aluno, pois agora ele é compreendido como aquele que deve construir sozinho o seu percurso de escrita.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201301079654)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Na reunião pedagógica da Escola Municipal Vila Cruzeiro, a orientadora educacional Martha coloca em discussão o seguinte: Se o letramento significa a utilização da leitura e da escrita nas funções que elas apresentam na sociedade, um indivíduo pode ser analfabeto e letrado? sim ou não? justifique sua resposta. O que você responderia, respaldado na perspectiva do letramento?
	
	
Resposta: Sim.O indivíduo pode não saber,ler e escrever, mais realiza operações matemáticas,tem conhecimento e usa corretamente o sistema monetário...Porém esse mesmo indivído convive em uma sociedade rica em informações , imagens e propagandas que auxiliam e contribuem para o processo de letramento do mesmo.Como por exemplo a leitura de rótulos muitos analfabetos executam com facllidade esse tipo de leitura.
	
Gabarito: Sim, pois, letramento e alfabetização são conceitos complementares, mas podem existir separadamente, pois se referem à capacidade de utilizar leitura e escrita com competência dentro das funções que elas apresentam na sociedade e, conhecimento sobre o alfabeto e domínio dos processos de decodificação e codificação, respectivamente. Um indivíduo pode ser analfabeto e letrado, e mesmo sem codificar e decodificar, ou seja, sem ser plenamente alfabetizado, ele pode conhecer a utilização e as funções da leitura e da escrita em nossa sociedade para se orientar, se informar, ter lazer entre outros processos.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201301062946)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Anete é professora da escola de educação infantil: Peixinho Dourado e em seu planejamento precisava conceituar leitura antes de descrever uma atividade para as crianças de 5 anos. Ela descreveu a leitura como uma decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas e citou como material didático privilegiado as cartilhas para operacionalizar a apresentação das dificuldades ortográficas em uma ordem crescente para as crianças. Em sua prática, qual a concepção de alfabetização que está subjacente? Marque a resposta correta.
	
	
	Letramento, pois é uma leitura de textos significativos para as crianças.
	
	Construtivista porque a criança constrói o significado dos textos a medida que vai lendo cada vez palavras mais sofisticadas.
	 
	Empirista, pois a leitura é treinada e não tem relação com o contexto sócio-cultural da criança.
	
	Letramento na medida em que as crianças precisam decodificar para depois compreender o texto.
	
	Sócio-interacionista, pois ela trabalha a leitura de forma sistemática para treinar habilidades de compreensão nos seus alunos.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201301246183)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que: I os métodos sintéticos e os analíticos partem da mesma concepção de aprendizagem: consideram que o educando aprende dentro de uma lógica pré-determinada pelo professor. II os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua. III os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto. IV os métodos sintéticos são os mais recentes na história da alfabetização. Estão corretas, apenas, as afirmativas:
	
	 
	I e III
	 
	II e III
	 
	III e IV
	 
	II, III e IV
	 
	I e II
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201301068166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vygotsky considera que a criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Para isso, durante a alfabetização ela NÃO deve:
	
	 
	realizar cópias e ditados que priorizem a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	trabalhar com textos reais e situações adequadas às condições escolares.
	
	ler jornais e sites de notícias com as crianças para ensinar o gênero informativo e formativo que se intercruzam dialeticamente.
	
	utilizar a leitura e a escrita em práticas socialmente contextualizadas.
	
	produzir textos nas suas formas mais variadas.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201301104843)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as afirmativas abaixo sobre Letramento:
I. O papel da escola é trabalhar a competência comunicativa sem desvalorizar a cultura do aluno, aquilo que traz de seu meio social. De modo, que o aluno tenha acesso as diferentes formas de falar.
II. A escola é o ambiente de letramento e o professor é o agente. Quanto à fala não existe certo ou errado, existe o adequado ou inadequado a determinadas situações. Para cada contexto social temos uma forma de falar.
III. Espera-se que a escola desenvolva processos de letramento, isto é, forme indivíduos capazes de usar a leitura e a escrita para fins escolares, profissionais e culturais.
Estão corretos:
	
	
	I e III, apenas
	
	II e III, apenas
	 
	I, II e III
	
	I e II, apenas
	
	Apenas II
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201301090002)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
	
	 
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível.
	
	Passaram muitos anosna escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas.
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento.
	 
	Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201301068187)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a inserção do aluno no mundo letrado, é importante alfabetizar letrando por que:
	
	
	o aluno precisa aprender somente a decodificar os signos gráficos e as regras de pontuação.
	
	a escrita e a leitura são aprendidas na escola como uma norma e assim ajudarão os sujeitos a se comunicarem de acordo com os modelos de interação que já existem na língua portuguesa.
	
	é suficiente que o aluno saiba que algumas palavras têm sons parecidos que se escrevem do mesmo jeito; outra têm sons parecidos que se escrevem de forma diferente para que leia com eficiência.
	 
	a prática deve ultrapassar a codificação e decodificação e preparar as crianças para interagir de forma eficiente com a leitura, a escrita e a oralidade.
	
	o trabalho com letras, palavras e frases descontextualizadas é suficiente para que a criança aprenda a ler e escrever com eficiência.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201301246186)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Atividade  "Livro Viajante" foi oferecida pela Professora Mariana a sua turma de Alfabetização. Apresentou o livro dizendo que iria passear pela casa de cada um deles ,mostrando a capa, conversando sobre o título, o personagem principal, os personagens secundários , motivando os alunos a comentarem livremente sobre qual deve ser a estória. Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, combinando a agenda da viagem do livro por cada casa. Assinale a opção abaixo que apresenta a melhor atividade de aproveitamento desta ação , após o término da viagem do livro pelas casas dos alunos , para o processo de alfabetização e letramento.
	
	 
	As crianças deverão ditar oralmente o resumo da estória e a professora escreverá o que foi dito, à vista de todos.A professora deverá trabalhar o texto, com as crianças para ficar de acordo com as convenções da escrita
	
	Desenhar os trechos da história que mais chamaram a atenção deles, a partir da legenda colocada pela professora.
	
	(e) Dividir uma palavra da estória em silabas e usar a variação da consoante com outras vogais . exemplo : MENINA: ME- NI- NA - NA - NE - NI - NO- NU.
	
	 Copiar o título três vezes, memorizar o final da estória para recontá-la e treinar a escrita da letra inicial do nome do personagem
	
	Confeccionar os personagens da história para expor na sala de aula. Pode-se utilizar lã, palitinhos, entre outros materiais para fazer detalhes como cabelos, casinha, roupas...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes