Buscar

Av1 Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV1_» FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9023/ED
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/10/2013 19:23:48
	
	
 1a Questão (Ref.: 201307437683)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
 
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
 
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	
	
 2a Questão (Ref.: 201307495501)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Sociologia é uma ciência que surgiu juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, expressa suas principais transformações e procura desvendar os problemas sociais por ele produzidos. Sobre o surgimento da Sociologia, considere as afirmativas a seguir:
I. A Sociologia tem como objetivo fundamental a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da modernização industrial, tais como a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial e procurou refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças do mode de vida decorrentes da urbanização e da industrialização.
III. A emergência da Sociologia como ciência pode ser compreendida na sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, como recursos de produção do conhecimento.
IV. A Sociologia surge como um conhecimento que rompe com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes do modo de produção antigo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
 
	II e III.
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
	
	II e IV
	
	I, III e IV.
	
	
	
 3a Questão (Ref.: 201307597728)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
 
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	
	
 4a Questão (Ref.: 201307597744)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	John Locke é considerado por muitos autores como sendo o pensador que inaugura a democracia liberal. Com base nessa premissa julgue verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta: ( )Para Locke, embora seja inadmissível qualquer governo arbitrário, é impossível romper o contrato, pois isso significaria retornar ao estado de natureza, onde só há caos, violência e insegurança. ( ) Para Locke, o que caracteriza um homem enquanto indivíduo e o torna distinto e independente de todos os outros é a sua liberdade natural. ( ) Para Locke, cada homem nasce com um duplo direito: o direito à liberdade de sua pessoa e o direito à propriedade dos seus bens. ( ) Para Locke, os direitos humanos são anteriores ao Estado, resultantes dos direitos naturais, portanto, devem obrigatoriamente ser respeitados por um Estado que pretenda ser legítimo.
		
	
 
	(F) (V) (V) (V)
	
	(F) (V) (V) (F)
	
	(V) (V) (V) (F)
	
 
	(V) (F) (F) (V)
	
	(F) (F) (F) (V)
	
	
	
 5a Questão (Ref.: 201307434311)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a notícia abaixo:
"Criacionismo ganha fôlego contra Darwin em escolas dos EUA (Pascal Barolier, da France Presse, em Washington - EUA) 
 A teoria da origem das espécies de Charles Darwin, raramente contestada pelos cientistas, tem sido duramente atacada pela direita religiosa norte-americana, que deseja introduzir no ensino o criacionismo, ideia de uma inteligência superior na origem do mundo. A teoria de Darwin, segundo a qual homem e alguns primatas têm um ancestral comum, é questionada pelos membros mais religiosos dos conselhos escolares locais, como o da pequena cidade de Dover, Pensilvânia, onde os professores de biologia têm que ensinar aos alunos de 14 anos que existe uma força criadora superior. A decisão adotada em outubro foi até agora o maior avanço da corrente "criacionista", que defende a teoria de que os animais e plantas foram criados isoladamente, espécie por espécie. No seio deste grupo, uma tendência de aparência mais progressista aceita a ideia de uma evolução, atribuindo-a, entretanto, a uma força inteligente. "Em 2004, houve vários problemas assinalados no ensino da teoria da evolução em 24 Estados, mas felizmente nenhuma das leis antievolucionismos apresentadas em cinco Estados foi aprovada", declarou Eugenie Scott, diretora do Centro Nacional para a Educação Científica, com base em Oakland, na Califórnia." (Retirado de www.folhaonline.com.br) -
Analise as afirmativas abaixo: 
I - A discussão entre cientistas e religiosos sobre a explicação da origem das coisas surge no momento em que a ciência, detentora das explicações racionais desde a origem do homem, se vê frente ao caráter técnico e indubitável da religião.
II - A religião vê suas explicações sendo comprometidas com o avanço da ciência. Por isso, formou cientistas para explicar que a teoria criacionista é muito mais científica do que a explicação darwinista.
III - A explicação darwinista, apesar de científica, fundamenta seus estudos em preceitos religiosos do século II a.C.
IV - A explicação criacionista está estritamente vinculada à influência da fé e o afastamento da ciência enquanto explicação viável.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	
	apenas II está correta
	
	Apenas I está correta
	
 
	I e II estão corretas
	
	Apenas III e IV estão corretas
	
 
	Apenas IV está correta
	
	
	
 6a Questão (Ref.: 201307599599)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	
 
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja asuas formulações.
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	
	
	
 7a Questão (Ref.: 201307433444)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
		
	
 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais.
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais.
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	
	
	
 8a Questão (Ref.: 201307499296)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir:
"Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200). Podemos concluir do texto que:
		
	
 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
 
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	
	
 9a Questão (Ref.: 201307597742)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
 
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	
 
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	
	
 10a Questão (Ref.: 201307499281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociologia comporta diferentes explicações sobre os fenômenos sociais. Assinale a alternativa cujas afirmações correspondem somente a explicações sociológicas sobre o fenômeno da religiosidade.
I - As religiões podem ser compreendidas como instrumentos de regulação e de controle das atividades dos membros da sociedade. Desse modo, elas são dotadas de força coercitiva.
II - Os sistemas religiosos exercem uma função importante no processo de socialização, ou seja, na assimilação pelos indivíduos dos valores e das normas que regem sua sociedade.
III - O fenômeno religioso não pode ser considerado um fenômeno cultural, já que possui leis muito próprias de funcionamento.
IV - De acordo com algumas teorias, as religiões expressam visões ideológicas sobre a vida em sociedade que são fundamentais para a dominação de uma classe social sobre a outra.
		
	
	Estão corretas as proposições II, III e IV.
	
	Estão corretas as proposições II e III.
	
	Estão corretas as proposições III e IV.
	
 
	Estão corretas as proposições I, II e IV.
	
	Estão corretas as proposições I, II e III.

Outros materiais