Buscar

PPE III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0351_AV_201301746691 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 11:10:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201301870143)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Nas ciências sociais, os estudos orientados pela doutrina positivista são influenciados inicialmente pela abordagem das ciências naturais, que postulam a existência de uma realidade externa que pode ser examinada. Quais as características das ciências naturais que fundamentam a pesquisa de base positivista?
		
	
Resposta: A única fonte de conhecimento e critério de verdade são os fatos sociais. A ciência descreve fielmente a realidade.A realidade social independe da vontade dos homens.
	
Gabarito:
A objetividade; o estabelecimento de relações causa-efeito; a aplicação de métodos quantitativos de investigação; a verificação e a generalização, que permitem chegar a verdades universais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302056862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao comparar o senso comum com a investigação científica, é correto afirmar:
		
	
	No senso comum o cientista inventa conjunturas fundadas no saber adquirido.
	
	No senso comum o cientista inventa conjunturas fundadas no saber adquirido.
	
	A investigação científica atém-se aos fatos sem base do conhecimento.
	 
	O senso comum é histórico, produzido por determinadas condições da prática social e concreta dos homens em uma época.
	
	A investigação científica é de nível intelectual inferior e de grande utilidade prática.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302063106)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O positivismo acredita que a ciência descreve fielmente a realidade. Defende um estatuto de cientificidade para as ciências humanas idêntico ao das ciências naturais. O positivismo não traz uma visão crítica das ciências sociais, uma vez que vê a realidade social como que regida por leis naturais, com leis invariáveis, independentes da vontade dos homens. Acredita ainda que a sociedade pode ser estudada pelos mesmos métodos e processos das ciências naturais. Por fim, o positivismo entende que todas as ciências devem se limitar a observar e explicar de forma objetiva os fenômenos, quantitativamente, evitando toda a ideologia. Analise criticamente esta visão positivista de ciência, destacando as características do objeto de investigação das ciências sociais e apontando os limites da abordagem teórico-metodológica positivista para as ciências sociais.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: (30% da pontuação) ¿ as características do objeto de investigação das ciências sociais A realidade social é distinta da natural. Existem especificidades nas ciências sociais. O objeto de investigação (a realidade social) é histórico e tem consciência histórica. Assim, a provisoriedade e o dinamismo são características das questões sociais. Não só o investigador dá sentido ao seu trabalho, mas também os grupos pesquisados dão significado e intencionalidade a suas ações. Além disso nas ciências sociais, sujeito e objeto estão envolvidos com a ideologia. A visão de mundo do sujeito e do objeto está implicada em todo o processo de conhecimento, desde a concepção do objeto, passando pelos resultados de pesquisa e sua aplicação. Os fenômenos sociais são mais complexos, mutáveis, se transformam. E são eminentemente qualitativos, não quantitativos. (70% da pontuação) - limites da abordagem teórico-metodológica positivista para as ciências sociais Os fenômenos sociais são basicamente qualitativos. Assim, a investigação científica nas ciências sociais, ao contrário do que o positivismo defende, deve privilegiar a pesquisa qualitativa, não os métodos quantitativos ou a pesquisa experimental. Muitos processos adotados nas ciências naturais não se aplicam às ciências sociais. A realidade social possui dinamismo, se transforma e o positivismo não leva isso em conta. Busca leis invariáveis. Além disso, os homens transformam por sua ação intencional o real social e o positivismo vê a realidade social como que regida por leis naturais independentes da vontade dos homens. Assim, deve-se buscar uma abordagem teórica e metodológica que leve em conta a historicidade, o dinamismo e a intencionalidade da ação humana característicos da realidade social. O positivismo defende uma explicação científica que retrate o objeto investigado. Entretanto, o positivismo acha que isso será possível com investigadores neutros, que se limitem a limitar a observar e explicar causal e objetivamente os fenômenos, devendo evitar todo o juízo de valor, toda a ideologia. Ora, as relações de poder/dominação estão presentes na sociedade e explicam os fenômenos sociais. A ideologia está presente na sociedade e internalizada nos sujeitos (inclusive os pesquisadores). Assim, é impossível um conhecimento objetivo da realidade, produzir um conhecimento isento de ideologia (como quer o positivismo). A prática de produção do conhecimento científico não é isenta, neutra e distante dos conflitos e interesses sociais. A ciência não é neutra. Ela é um fenômeno político e a pesquisa que a elabora é uma prática social, portanto, é influenciada pelos interesses em jogo na sociedade em que vivemos. O pesquisador, por sua vez, também não é um indivíduo neutro, mas um sujeito social, marcado pelas contradições da realidade social na qual está inserido.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301915300)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não é a consciência que transforma as relações materiais, mas o contrário: é através dos processos sociais materiais, notadamente do trabalho, que a consciência é formada. Em outras palavras vale dizer que as nossas relações materiais se exprimem nas nossas ideias. O enunciado acima está de acordo com:
		
	
	A análise empírico-analítica
	
	O idealismo hegeliano
	
	A sociologia compreensiva
	
	A fenomenologia
	 
	A dialética marxista
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301872682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para desenvolver sua compreensão da realidade, as ciências humanas ou sociais demonstram que:
		
	
	os fenômenos naturais são dotados de sentido e significação, são semelhantes aos fenômenos humanos
	 
	os fenômenos humanos são dotados de sentido e significação, são históricos, possuem leis próprias, são diferentes dos fenômenos naturais
	
	os fenômenos naturais são históricos e semelhantes aos fenômenos humanos
	
	os fenômenos humanos e físicos são historicamente construídos e dotados de subjetividade
	
	os fenômenos humanos não são históricos, não são dotados de sentido, e se assemelham aos fenômenos naturais
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302063159)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A obra de Augusto Comte é um reflexo das condições históricas específicas do desenvolvimento do capitalismo na França do século XIX, e sua proposta filosófica penetrou em países bem diferentes, como o Brasil. É possível afirmar que Comte: I. Afirma que a única fonte de conhecimento e critério de verdade é a experiência, ou seja, os fatos positivos ou dados sensíveis II. Defende a evolução, considerada como elemento central dos fenômenos empíricos, isto é, de todos os fatos humanos e naturais III. Diz que o espírito humano ao buscar explicar o universo passa por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo IV. Reduz o conhecimento científico ao estudo da metafísica e das questões espirituais. Assinale a opção correta:
		
	 
	somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301908254)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ParaAdorno, o desafio que se apresenta hoje é o de "pensar a sociedade e a educação em seu devir" . Este pensamento do educador frankfutiano tem como significado:
		
	
	desejo da sociedade servir a educação.
	
	pensar o futuro que queremos.
	
	pensar na história da sociedade.
	
	construir uma educação que mantenha a sociedade.
	 
	pensar na sociedade e na educação como devem ser.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302063123)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pesquisa deve ser considerada como um princípio formativo e cognitivo da docência, sendo um componente constitutivo tanto da teoria quanto da prática pedagógica. A prática da investigação sistemática no Curso de Pedagogia da UNESA favorece a formação discente para a atuação do professor com atitude de pesquisador, o que significa formar um profissional que busca: I. a autonomia II. a reprodução de conhecimentos III. o aprofundamento da relação teoria/prática IV. a discussão coletiva sobre suas experiências V. a reflexão crítica sobre a sua própria prática Assinale a opção correta:
		
	 
	somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras
	 
	somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302055637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao idealizar um trabalho de pesquisa científica,será imprescindível a elaboração de um projeto científico.São funções do projeto de pesquisa, EXCETO:
		
	
	A) mostrar a estratégia da execução da pesquisa.
	
	C) indicar e especificar as fontes a serem utilizadas.
	
	E) apresentar os autores relevantes que serão pesquisados.
	 
	D) exibir o sumário definitivo e os capítulos do trabalho almejado.
	
	B) esclarecer o tema e o caminho que será trilhado pelo pesquisador.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301874607)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A fenomenologia tem como características: o estudo das essências; a compreensão do mundo a partir de sua facticidade; uma filosofia transcendental que considera que o "mundo está sempre aí", como presença; tem como ideia fundamental a noção de intencionalidade, ou seja, a curiosidade orientada para um objeto; "é a doutrina universal das essências, em que se integra a ciência da essência do conhecimento" (HUSSERL, 1986, p. 21). Reflita sobre as características da fenomenologia e marque a alternativa correta:
		
	 
	A fenomenologia cria os fenômenos para estudá-los.
	
	Para a fenomenologia a interpretação do mundo não é possível.
	
	A fenomenologia é uma doutrina particular das superficialidades.
	 
	A fenomenologia busca interpretar o mundo, "que está aí", e esta interpretação é orientada para um objeto.
	
	Para a fenomenologia não existe essência do conhecimento.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais