Buscar

Gestão de cadeia de suprimentos de serviços OSVALDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de cadeia de suprimentos de serviços.
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista acadêmico e prático, a maioria dos trabalhos relacionados às atividades de gestão da cadeia de suprimentos aborda organizações industriais. A despeito da importância do setor de serviços, estas atividades não são devidamente analisadas e compreendidas no contexto das organizações deste setor. Reflexo desta situação, inúmeras definições propostas sobre gestão da cadeia de suprimentos se concentram apenas na transferência física de bens e informação. Diante deste quadro, alguns trabalhos apontam a existência de certas especificidades na gestão da cadeia de suprimentos de serviços que demandam maiores estudos deste tema. (BALTACIOGLU et al., 2007; DRZYMALSKI, 2012; SENGUPTA et al., 2006; ELLRAM et al., 2004).
Desenvolvimento
Embora o conceito de gestão da cadeia de suprimentos seja relativamente recente, o gerenciamento de cadeias de suprimentos existe desde um longo período de tempo na história econômica da humanidade, visto que sempre existiram demandas por produtos. Estas geram um conjunto de atividades e processos para que os insumos sejam adquiridos e transformados em bens que serão transportados e entregues ao consumidor final. No entanto, apenas nestas últimas décadas, a importância da gestão da cadeia de suprimentos, como um meio para a redução de custos e melhoria do nível de serviços, começou a ser enfatizada. Tornou-se corrente a acepção de que uma gestão eficaz e eficiente da cadeia de suprimentos traz uma série de benefícios para as organizações (BALLOU, 2006; BOWERSOX et al., 2007; CHOPRA; MEINDL, 2011). Apesar do crescente interesse pelo tema, existe uma grande variedade de definições e problemas na conceituação do mesmo. Os diversos conceitos existentes foram desenvolvidos e aplicados às indústrias de transformação. Portanto, estes não são amplamente consistentes com as características dos serviços, e isto impõe a necessidade de re-conceituar a gestão da cadeia de suprimentos, tendo-se em conta o setor de serviços e suas especificidades (BALTACIOGLU et al., 2007). As especificidades em uma cadeia de fornecimento de serviços surgem a partir das características diferenciadoras dos serviços em relação aos bens. Ou seja, a intangibilidade dos serviços faz com que uma série de atividades logísticas não seja aplicada às cadeias de suprimento. 
Principais diferenças entre as cadeias de suprimentos industriais e de serviços.
Conclusão
A previsão da demanda é uma função importante para a Gestão da Cadeia de Suprimentos, uma vez que possibilita estimar a demanda de clientes, com a intenção de usar essa informação para moldar as decisões operacionais. A gestão do desempenho dos serviços pode ser considerada como a função-chave na gestão da cadeia de suprimentos. Devido à natureza das empresas de serviços, com a simultaneidade da produção e consumo torna-se fundamental um bom sistema de controle e recuperação das falhas existentes no processo. Entretanto, um bom gerenciamento da capacidade e da demanda torna possível que um prestador de serviços consiga equilibrar, de maneira satisfatória, a capacidade do sistema de prestação de serviços com a demanda.
Referencias:
CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Estratégia, Planejamento e Opera- ções. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
FIGUEIREDO, K. F. Gestão de capacidade em serviços. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD. Relatórios Coppead; 369, 23 p., 2004.
(BALTACIOGLU et al., 2007; DRZYMALSKI, 2012; SENGUPTA et al., 2006; ELLRAM et al., 2004).
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. 4 ed. São Paulo: Bookman, 2004.

Outros materiais