Buscar

ACIDENTE VASCULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ACIDENTE VASCULAR
ENCEFÁLICO
DISCIPLINA: NEUROANATOMIA
PROFESSOR: PAULO GOMES DE ANDRADE NETO
ALUNAS: ANA CAROLINA, ELIZABETE CRISTINA, ELISANGELA E RIZIA CAROLINA.
AVC
O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido pela sigla AVC, é uma séria condição médica que acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é rompido. Isso acontece porque, como todos os órgãos, o cérebro, para funcionar adequadamente, necessita de oxigênio e determinados nutrientes que provêm do sangue. Portanto, quando há um rompimento no fluxo sanguíneo, as células do cérebro começam a morrer, ocasionando diversos problemas cerebrais, podendo até chegar à morte.
TIPOS
ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO
FALTA DE CIRCULAÇÃO NUMA ÁREA DO CÉREBRO PROVOCADA POR OBSTRUÇÃO DE UMA OU MAIS ARTÉRIAS POR ATEROMAS, TROMBOSE OU EMBOLIA. 
ACIDENTE VASCULAR HEMORÁGICO
SANGRAMENTO CEREBRAL PROVOCADO PELO ROMPIMENTO DE UMA ARTÉRIA OU VASO SANGUÍNEO, EM VIRTUDE DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, PROBLEMAS NA COAGULAÇÃO DO SANGUE, TRAUMATISMOS.
CAUSAS DO AVC ISQUÊMICO
Como esse tipo de AVC acontece por conta da falta de sangue no cérebro, alguns fatores podem ser extremamente perigosos para que ele acometa uma pessoa – ainda mais se ela já for um pouco mais de idade. Dentre esses fatores, estão:
Tabaco;
Hipertensão arterial;
Obesidade;
Alto nível de colesterol;
Histórico familiar de doenças cardíacas ou diabetes;
Uso abusivo de bebidas alcoólicas.
Causas do AVC Hemorrágico
A principal causa do AVC Hemorrágico é a hipertensão arterial, condição que acaba enfraquecendo as artérias do cérebro, tornando-as mais propensas à ruptura.
Vários são os fatores que podem aumentar a sua pressão arterial:
Estar acima do peso ou ser obeso;
Beber álcool de forma exagerada;
Fumar;
Não se exercitar;
Estresse.
Além da hipertensão, outra causa comum do AVC Hemorrágico é o acontecimento de um trauma na cabeça. Na maioria dos casos, a causa é óbvia. Porém, há alguns que não apresentam sinal algum de trauma na região do crânio, especialmente em pessoas idosas.
 Sintomas do AVC Isquêmico
 Perda repentina da força muscular e/ou da visão;
 Sensação de dormência no rosto, braços ou pernas;
 Dificuldade em se comunicar e compreender;
 Fala arrastada;
 Tontura;
 Formigamento num dos lados do corpo;
 Alterações da memória.
 Sintomas do AVC Hemorrágico
 Dor de cabeça repentina;
 Edema cerebral;
 Aumento da pressão intracraniana;
 Náuseas e vômitos;
 Déficits neurológicos bem parecidos com os do AVC Isquêmico.
AVC e Exercício Físico
Exercício físico é qualquer atividade física geralmente programada, que mantém ou aumenta a aptidão física em geral, e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação .
Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplo: caminhar para se deslocar de um lugar a outro.
Estudos comprovam que basta um indivíduo realizar trinta minutos de atividades diárias de intensidade moderada para que o risco de se ter AVC seja reduzido drasticamente. 
AVC e Exercício Físico
Todavia, eles podem ser mantidos à distância com a prática dos exercícios físicos, pois os exercícios físicos aumentam a capacidade cardiorrespiratória reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC. A movimentação sintetiza proteínas, como fator de crescimento endotelial vascular (VEGF, na sigla em inglês) , que estimula a produção de células endoteliais, que compõe o revestimento interno dos vasos sanguíneos, tornando-os mais resistentes. O exercício desencadeia também a liberação do gás óxido nítrico, que dilata os vasos para permitir a passagem de um maior volume do sangue. 
AVC e Exercício Físico
 Dessa forma percebemos que a atividade física além de propiciar a sensação de bem estar, melhora a auto-estima, reduz os sintomas depressivos e ansiosos e traz benefícios ao seu organismo. Se praticada de forma correta e disciplinada, a atividade física reduz a gordura corporal e aumenta a massa muscular; diminui os níveis de açúcar no sangue e melhora a capacidade pulmonar, aumentando o aproveitamento do consumo de oxigênio; aumenta a vascularização sanguínea, conseqüentemente, o músculo cardíaco se torna mais forte; reduz as taxas de colesterol e eleva o HDL ( o bom colesterol ) que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias ; combate a hipertensão reduzindo os níveis da pressão arterial. Em outras palavras, o comportamento sedentário está associado ao risco aumentado de ser acometido por alguma doença, dentre eles o AVC. 
Referências
https://minutosaudavel.com.br/avc-isquemico-e-hemorragico-o-que-e-sintomas-causas-e-sequelas/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/avc
http://fisiologiaufpi2015g9.blogspot.com.br/2015/04/v-behaviorurldefaultvmlo_6.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais