A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 1 Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação Uninter 100%

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/2 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro “Renascença Organizacional: o resgate da essência humana” e trabalhado em nossas aulas?
 
Analise as assertivas abaixo:
 
I - Conflito interpessoal – o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal – o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência humana e em vários níveis.
III - Conflito dupla atração - ocorre entre duas situações igualmente atraentes quando uma escolha exclui a outra.
IV - Conflito dupla atração e aversão simultânea - caracteriza-se por uma situação altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
V - Conflito dupla aversão - quando ambas situações não são desejadas nem oferecem satisfação  e a pessoa é obrigada a ter que escolher uma delas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Nota: 50.0
	
	A
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	D
	Apenas a assertiva IV está correta.
Você acertou!
A alternativa Correta é a D, pois se trata de um conflito intrapessoal de atração e aversão simultânea em que uma situação se mostra altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. As demais alternativas estão incorretas.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 2/2 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine a seguinte situação:
 
Aline é uma funcionária que atua há dois anos como vendedora em uma empresa que comercializa jóias em um canal fechado de TV.  Seu desempenho é muito bom, bate as metas com frequência, é pontual, mas, entretanto, perde muito tempo no atendimento e relacionamento com os clientes, sendo comum, ouvi-la dando conselhos aos clientes, ouvindo suas estórias e por vezes se emocionando com os mais carentes. Carlos seu superior, está muito incomodado com seu comportamento e vem sendo pressionado pelos colegas de Aline, que realizam mais atendimentos em comparação a ela.
 
É certo para Carlos que há um conflito instalado em seu departamento.
 
Após o seu contato com o cenário que se apresenta nesta empresa, a sua tarefa é a de fazer uma análise da situação pela visão das diversas correntes teóricas organizacionais.
 
Leia as assertivas abaixo e classifique como Falsas ou Verdadeiras e depois assinale a alternativa Correta.
 
I – A Escola Clássica diria que o erro estava no administrador, ou seja, em Carlos que não estava aplicando os princípios científicos para evitá-los.
II – O conflito se instalou para o Movimento das Relações Humanas pelo fato da empresa estar dando pouca atenção aos aspectos motivacionais de Aline e de seus colegas de trabalho.
III – Para o Estruturalismo o que acontece nesta empresa é a falta de um ajustamento completo entre a ordem dada pela empresa por meio da figura de autoridade de Carlos, com a liberdade dada a Aline.
IV – Para o enfoque Contingencial o processo de integração entre os fatores envolvidos na situação não é racional e automático e, portanto ainda precisa de direção.
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Nota: 50.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E.
Levando em consideração o que estudamos em nossas aulas, sobre o que determina os conflitos na visão das diversas correntes teóricas organizacionais, podemos afirmar que todas as afirmativas estão corretas.
Escola Clássica: Erro do administrador ao não aplicar os princípios científicos.
Movimento das Relações Humanas: Pouca atenção aos aspectos motivacionais dos indivíduos.
Estruturalismo: Ordem X Liberdade, organização formal e as pressões sobre os indivíduos- falta um ajustamento completo.
Enfoque Contingencial: O processo de integração não é racional e automático – que direção tomar?

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.