Buscar

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS - AV.2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	MARCELO JOSE PINHO BARBOSA
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014
	
	 1a Questão (Ref.: 201201490901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gigantesca indústria farmacêutica sempre dependeu de alguns canais para vender e promover seus produtos. Sempre dependeram do canal médico-paciente, grandes hospitais, governo, distribuidores, grandes redes de farmácias para atingir seus objetivos empresariais.
		
	
	Sistema Escalonado
	 
	Sistema Misto
	
	Sistema Cross-Docking
	
	Sistema Direto
	
	Sistema Sequencial
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201613866)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. A descrição a seguir está relacionada com qual ciclo de atividade ? Constitui-se num fluxo ordenado de materiais e componentes para um complexo de produção. Os seus principais processos são: seleção das fontes de fornecimento, colocação de pedidos e expedição, transporte e recebimento. Uma vez recebidos os materiais e componentes as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação são atendidas pelo ciclo de atividade seguinte.
		
	
	Produção
	
	Distribuição
	
	Transportes
	
	Armazenagem
	 
	Suprimentos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201650454)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. É um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. O texto define o papel de :
		
	
	Planejamento de Produção.
	
	Produção
	
	Finanças
	
	Logistica
	 
	Marketing
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201613856)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Bastante influenciada pela Globalização a Logística passou a ser vista como poderosa arma na conquista de novos mercados. Isto propiciou uma integração muito forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
		
	 
	Integração Estratégica
	
	Logistica Fragmentada
	 
	Logistica Integrada
	
	Integração Interna
	
	Integração Flexível
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201650451)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas,de ser ¿maleável¿. Como se denomina este Nivel de Serviços.
		
	
	Velocidade
	
	Confiabilidade
	
	Consistência
	 
	Flexibilidade
	
	Disponibilidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201650080)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As empresas devem lançar mão da Tecnologia da Informação (TI), como um dos direcionadores críticos do sucesso da implantação doSupply Chain Management (SCM), para desenvolver novas formas de comunicação e parceria. Assinale a opção que não corresponde a um benefício da TI na SCM.
		
	
	Rastreamento da entrega quando em trânsito, através de dispositivos eletrônicos que possibilitam em tempo real, a localização do pedido.
	
	Status do pedido.
	
	Disponibilidade de produtos.
	 
	Maximização do Efeito Chicote.
	
	Datas de entrega e faturas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201501784)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Pode se afirmar que PEDIDOS EM ATRASO significa:
		
	
	O estoque previsto postergado para os vários períodos ao longo do horizonte de planejamento.
	
	A capacidade contratada de terceiro exigido para o horizonte de planejamento.
	
	O número de unidades concluídas por unidade de tempo.
	 
	Demanda não atendida no período em que surge, mas postergada para períodos futuros.
	
	O número de funcionários/unidades de capacidade necessários para a produção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201633069)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para se organizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, que envolve planejamento, mas para isso é preciso que se conheça as características dos modais ? Quais as características do modal RODOVIÁRIO ?
		
	
Resposta: É o modal mais utilizado no Brasil. É caracterizado por ter um maior custo em relação ao modal Ferroviário, e por transportar produtos de porta-a-porta, muito utilizado no setor varejista para produtos com maior carga, como eletrodomésticos. É um modal feito para distâncias pequenas, pelo fato de ser bem mais lento do que o modal Aéreo.
	
Gabarito: É o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil, atingindo praticamente todos os pontos do território nacional, pois desde a década de 50 com a implantação da indústria automobilística e a pavimentação das rodovias, esse modo se expandiu de tal forma que hoje é o mais procurado. Por via de regra, apresenta preços de frete mais elevados do que os modais ferroviário e hidroviário, portanto sendo recomendado para mercadorias de alto valor ou perecíveis. Não é recomendado para produtos agrícolas a granel, cujo custo é muito baixo para este modal. Capaz de realizar um transporte de porta-a-porta, podendo operar absolutamente sozinho, não necessitando se unir a outros modais, uma vez que pode pegar a carga na sua própria origem, entregando-a no seu ponto de destino final. Esta característica faz dele um modal essencial e absolutamente fundamental à multimodalidade e a intermodalidade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201711485)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma questão básica do gerenciamento logístico é como estruturar sistemas de distribuição capazes de atender de forma econômica os mercados geograficamente distantes das fontes de produção, oferecendo níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento. Qual das opções abaixo denomina o Sistema Misto no qual matérias e produtos de grande saída permanecem em depósitos avançados, enquanto que outros itens de maior risco ou valor podem ser armazenados em um local central para serem distribuídos diretamente aos consumidores
		
	
	Sistemas Diretos ou Estrutura Direta
	 
	Sistemas Flexíveis
	
	Sistemas sequenciais ou escalonados
	
	Cross Docking
	 
	Sistemas Diretos Transit Point
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201633025)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um ciclo de Atividades se constitui numa das funções gerais da Logística. Como se define o Ciclo de Atividade DISTRIBUIÇÃO ?
		
	
Resposta: É o ciclo onde os produtos são movimentados dentro da organização até o destino final ao cliente. É composto dos Centros de Distribuição, que cuida de todo o processo logístico, desde quando o cliente deu entrada aos pedidos, e faz todo o acompanhamento das atividades, como separação em estoque, entrega a transportadora e deixa o cliente informado por meio do rastreamento da localização até o final da entrega.
	
Gabarito: A distribuição física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semiacabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores. Desde o instante em que a produção é finalizada até o momento no qual o comprador toma posse dela, as mercadorias são responsabilidade da Logística, que deve mantê-lasno depósito da fábrica e transportá-las até depósitos locais ou diretamente ao cliente.

Outros materiais