Buscar

Avaliação ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201201202639 (AG) » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201202639 - GLAUCILENE ARANTES CHAVES
	Professor:
	GEORGIA GOMES VICENTE
SERGIO PAULO BEHNKEN
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 08:13:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201201316454)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas preconiza que: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." Em relação à análise da citação, podemos descrever:
		
	
Resposta: Podemos descrever que todos os seres humanos são livres e iguais, ou seja que não pode haver distinção em relação aos seus direitos e deveres. Todos temos consciência de nossos atos, sabendo o que é "certo" ou "errado" fazer perante as regras que regem a convivência em sociedade. Precisamos ter um espírito de fraternidade, ou seja, precisamos agir com o nosso próximo de maneira cordial, correta, ética, honesta,nos colocando no lugar do outro, fazendo para o próximo, o que gostaríamos que fosse feito para nós. Afinal somos todos iguais, e não podemos fazer acepção de pessoas por credo, raça, cor ou qualquer tipo de prenconceito.
	
Gabarito:
Os Direitos Humanos são, na verdade, a raiz de todos os direitos .O conceito de Direitos Humanos pressupõe também a liberdade de pensamento e de expressão
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201467432)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dentre as exigências relativas a Responsabilidade Social Empresarial estão os temas gestão, metas e ações. Escolha um dos temas e desenvolva o argumento.
		
	
Resposta: Toda empresa tem a sua Responsabilidade social com o meio ambiente e com os consumidore em geral. Para alcançar esse objetivo, é necessário traçar metas objetivas que vão levar a empresa ao sucesso no mercado empresarial, com a concorrência e ao sucesso com o consumidor de seu produto. Algumas metas a serem alcançadas: Desempenho para que a conservação do meio ambiente seja levada à serio, não poluindo, utlizando recursos renováveis e biodegradáveis, buscando sempre mais as fontes naturais para o exercício de sua produção. Produzindo produtos que terão qualidade para oferecer o melhor para o seu consumidor, valorizando o mesmo, pois é ele quem irá comprar seus produtos. A empresa precisa ter uma visão geral do mercado e ter ética para agir com a concorrência. Precisa motivar seus colaboradores para que o trabalho não se torne algo mecânico e rotineiro, mas que tenha sempre a intenção de ser o melhor. Muitas metas precisam ser traçadas para que a empresa alcance seu sucesso, mas a gestão precisa estar atenta e focada para que as ações e o modo de aplicá-las estejam de acordo com o objetivo que querem atingir, sempre com integridade e ética.
	
Gabarito: A empresa deverá ter uma gestão que se defina pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona. O estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras. As implementação de ações de respeito à diversidade e que visem promover a redução das desigualdades sociais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201289402)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Escolha a alternativa que define o que é um recurso renovável:
		
	
	Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças à ação do Homem.
	
	Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças à processos químicos.
	
	Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças ao respeito ao meio ambiente.
	
	Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças à tecnologia.
	 
	Os recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201455066)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o saber que é responsável pela investigação dos princípios que motivam , disciplinam e orientam a conduta humana?
		
	
	Epistemologia
	
	Moral
	 
	Ética
	
	Politica
	
	Sociologia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201429917)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Contemporaneamente os estudiosos sobre o comportamento humano e suas relações com o meio ambiente criaram uma área de investigação chamada de ética ambiental. Esta, por sua vez, está apoiada em duas recentes teorias que a fundamentam. Essas teorias são:
		
	
	Teoria socialista e teoria evolucionista de Darwin;
	 
	A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia.
	
	Teoria aristotélica e teoria platônica;
	
	Teoria da terra e teoria evolucionista;
	
	Teoria da Gaia e teoria aristotélica;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201458038)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fala-se dos pilares da ética empresarial: integridade e transparência. Isso quer dizer que as organizações, e os profissionais que a compõem, devem cultivar no exercício profissional :
		
	
	Filantropia e lucratividade
	
	Lucratividade e felicidade
	 
	Dignidade e honestidade
	
	Dignidade e lucratividade
	
	Honestidade e filantropia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201248650)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"É o compromisso da empresa com relação à sociedade e a humanidade em geral, é uma forma de prestação de contas do seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originariamente não lhe pertencem." Este conceito está relacionado a:
		
	
	Ação Social;
	
	Marketing Social;
	 
	Responsabilidade Social;
	 
	Balanço Social.
	
	Desenvolvimento Social
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201455127)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é o marco regulatório da ética ambiental?
		
	
	A utilização de agrotóxicos;
	
	A profissionalização dos agricultores;
	 
	O Avanço Tecnológico;
	
	O surgimento do agro negócio.
	
	Os movimentos migratórios;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201465547)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na década de 1970,as taxas de crescimento na economia eram da ordem de 10% ao ano. Neste período o Brasil viveu o período conhecido como:
		
	
	milagre político
	
	período de remuneração
	
	período financeiro
	
	investimento financeiro
	 
	milagre econômico
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201467332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao estudo da OHSAS 18001, podemos dizer que:
		
	
	É mais sistêmica e bem planejada, se preocupa mais com que a empresa crie um sistema de gestão de responsabilidade social eficaz.
	 
	É um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional.
	
	Estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.
	
	É uma certificação de caráter multinacional lançada em 1997, com conceitos muito fortes de proteção à criança, ao trabalhador em regime semi-escravo, à saúde, segurança e discriminação.
	
	É normalizadora de atividades técnicas e normas das mais diversas atividades da área de tecnologia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes